Buscar

Formação de um novo negócio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Formação de um novo negócio
Compreende todos os procedimentos burocráticos necessários para formalizar um empreendimento. O registro de uma empresa varia de acordo com a região onde ela se encontra e depende do tipo de sociedade que será constituída. Atualmente no nosso país é algo extremamente demorado, pois a lista de exigências é muito grande.
Nome empresarial:
A firma é o nome utilizado pelo empresário, pelas sociedades em nome coletivo, de capital e indústria. A firma só pode ter como base nomes civis dos sócios ou de apenas um sócio acrescido do termo “e Cia.”, sendo permitido, no final, a utilização de uma expressão que identifique o objeto da empresa, como por exemplo, “Andrade & Xavier Componentes Eletrônicos Ltda.
A denominação é o nome utilizado pelas sociedades anônimas e cooperativas e, em caráter opcional, pelas sociedades limitadas e em comandita por ações. A denominação pode ser composta por um nome civil, sem fazer menção ao nome de algum dos sócios ou a qualquer nome civil, como por exemplo, “Tecelagem Ômega Ltda.”
Sociedade simples:
Formada por pessoas que exercem profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística. É considerada pessoa jurídica. Um exemplo é quando dois médicos se unem e constituem um consultório médico.
Sociedade empresária:
É aquela que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens de serviços, constituindo elemento da empresa. É considerada pessoa jurídica e tem registro na Junta Comercial de seu respectivo Estado.
Sociedade limitada:
O capital social está dividido em cotas e a responsabilidade dos sócios é restrita ao valor de suas cotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
Sociedade por ações
O capital social é dividido em ações. Cada sócio responde somente pelo preço de emissão das ações que adquiriu. O conceito de “sociedades por ações” engloba tanto sociedades anônimas como as comanditas por ações.
Sociedade estrangeira:
Empresa constituída e organizada em conformidade com a legislação de seu país de origem, onde também mantém sua sede administrativa. No entanto, necessita de autorização do Poder Executivo.

Outros materiais