Buscar

Escolas de Ginástica Europeias

Prévia do material em texto

Escola Alemã: 	
Guts Munths: principal defensor da Escola Alemâ. Defensor da teoria na qual a ginática deveria se basear em bases fisilógicas, devendo ser averiguado e escolhido conforme a capacidade física e de força de cada individuo.
Rousseau, Basedow, Pestalozzi: Teorias pedagócgicas que basearam a escola alemã, na qual visava a formação do Homem Universal Completo.
Frederich Ludwibg: criador dos aparelhos de ginástica. Acreditava que a ginástica deveria preparar o homem para a guerra. Criou os Turnen, que eram encontros disciplinados com instrução física e militar para massas, visando atender as necessidades da burguesia.
Adolph Spiess: Defensor da ginástica como responsável pela perfeição do corpo, que fica em equilibrio com a alma e focava na ginástica nas escolas para todos os alunos.
Escola Francesa:
Friederich Ludwing e Muthus: Pensadores que baseram a tese da escolha francesa em além do caráter moral e patriótico, uma preocupação com o desenvolvimento social. Objetivava formar o homem “completo e universal”, sem desvincular-se do utilitarismo, tão abordado pela ginástica científica, buscando o desenvolvimento da força física, da destreza, agilidade e resistência.
Francisco de Amorós: Defendia que por meio da ginástica fosse desenvolvido no homem, além das caracteísticas físicas, também as caracteísticas psicológicas e morais, como a coragem, a intelgência, sensibilidade, força, habilidade, adestramento, velocidade, flexibilidade, agilidade, capacidade de resistir as advesidades, triunfar diante dos perigos e prestar serviços ao estadi e a humanidade. Esse método envolvia a ginástica civii e industrial, bem como a ginática militar e a médica. Dentre as lições de ginática, se pode destacar a força física, agilidade e resistência, na qual o homem era preparado para atender ao trabalho pesado e ás lutas de defesa da pátria.
Georges Demeny: Defendia que a ginástica deveria se inspirar em leis físicas e biológicas. Combatia o uso pelas mulheres de hábitos que aprisiovam o corpo para elegância, como saltos, cintas, etc. Apesar de possuir um pensamento inovador, defendia a ideia do homem universal, isoiada prática real e das relações sociais.
Escola Sueca:
Pehr Henrick Ling: defendia a lapidçaõ do homem forte e saudável, capaz de defender a paz. Utilizava de dircurso nacionalista e equipamentos como barra, cavalo de pau, espaldares e bancos. apresentou uma concepção com quatro vertentes: pedagógica, militar, médica e estética.
Métodp no qual se preocupava com a postura e bem estar mental, bem como exercpicios de ordem e desenvolvimento motor e psicológico.
No método suéco foi inspirada a calistenia.
Movimento Ginastica Europeu Método Sueco A ginástica sueca surgiu com a finalidade de extirpar os vícios da sociedade, em especial o alcoolismo. Com a missão de regenerar a população, possuía um caráter não acentuadamente militar, mas sim “pedagógico” e “social”.
Rui Barbosa e Fernando de Azevedo: Defensores da escola Sueca no Brasil, a consideravam a mais adequada nos estabelecimentos de ensino, tornando-a obrigatória.

Continue navegando