Buscar

Ensaio sobre os aspectos da globalização e a relação com a COVID 19

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ensaio sobre os aspectos da globalização e a relação com a COVID-19 nos tempos atuais
Nome: Guilherme Mendes Alves
Considerar os efeitos da situação da Pandemia da COVID-19 nos tempos atuais, requer antes de tudo reconhecer e compreender como esses impactos vão além de uma questão sanitária. É necessário destacar a relevância e o papel da Geografia e seus instrumentos para minimização da transmissão do vírus. Para isso, a Geografia conseguiu-se de certo modo, servir, não necessariamente a globalização, mas sim ao efeito “globalizante” da situação pandêmica.
O efeito globalizante aqui colocado, é o fato de que as medidas sanitárias e de prevenção contra o coronavírus, são medidas que foram replicadas de acordo com a cultura de cada país. Dentre esses efeitos, pode destacar: O modelo de testagem adotado. Enquanto em alguns países os testes foram realizados em larga escala, aqui no Brasil os testes foram realizados inicialmente de maneira ineficaz, com foco na testagem rápida e de preferência somente nas pessoas que tivessem sintomas relacionados ao vírus. Além disso, outro efeito é quanto ao uso efetivo da máscara, enquanto em alguns países o uso da máscara se tornou obrigatório, no Brasil inicialmente o uso da máscara era recomendada apenas aos profissionais de saúde. 
Um exemplo que pode expressar onde a Geografia se tornou importante para o efeito globalizante da situação pandêmica, foi uma das medidas tomadas pelo governo da Nova Zelândia. O país conseguiu gerar um sistema de mapeamento das pessoas que estavam saindo de suas casas, em que elas deveriam realizar um registro por meio de um QRcode instalado em cada estabelecimento com seus celulares. Se alguma dessas pessoas viesse a ter sintomas do coronavirus e entrasse para a contagem estatística do país, através desse sistema, o país teria acesso a todas as pessoas que possivelmente tiveram contato com essa pessoa infectada, justamente porque o registro do QRcode, iria registrar a localização de cada uma delas. Assim, a testagem não se tornou aleatória e poderia ser mais eficaz.
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52449017

Continue navegando