Buscar

TESTE PSICOFISIOLOGIA 2

Prévia do material em texto

1
          Questão
	
	
	A CCK, originalmente descrita como um hormônio gastrointestinal está presente no cérebro em quantidades apreciáveis. Suas principais ações gastrointestinais incluem contração da vesícula biliar e indução da secreção de suco pancreático rico em enzimas. Sobre este neuropeptídio é correto afirmar que:
		
	 
	Atua na redução do comportamento alimentar
	
	É liberada na fase cefálica
	
	É liberada pelo estômago em situações de jejum prolongado
	
	Participa da regulação do controle alimentar a longo prazo.
	
	Tem efeito contrário a atuação da leptina
	Respondido em 02/09/2021 07:45:40
	
Explicação:
Colecistocinina (CCK): Sendo liberada como resposta à estimulação do intestino por certos tipos de alimento, notadamente pelos gordurosos, sua presença reduz a freqüência da ingestão e a quantidade de alimento ingerida (os experimentos que levaram a esta descoberta datam da década de 1970). Está presente em algumas das células do intestino e em alguns neurônios do sistema nervoso entérico e sua principal ação enquanto peptídeo da saciedade ocorre em neurônios sensitivos vagais, atuando em associação com a distensão gástrica na inibição do comportamento alimentar.
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	Qual hormônio é produzido pelas células beta pancreáticas e que tem como função transportar a glicose para quase todas as células do nosso corpo?
		
	
	Leptina
	
	CCK
	 
	Insulina
	
	CART
	
	Alfa MSH
	Respondido em 02/09/2021 07:45:46
	
Explicação:
Insulina: Sendo produzida pelas células β do pâncreas ela é utilizada no transporte da glicose para quase todas as células do corpo, a exceção são os neurônios que não precisam deste intermediador para receber esse nutriente. É fundamental para o anabolismo  e importante para o catabolismo, com a liberação da glicose de seus sítios de armazenamento, sua captação por outras células do organismo e sua utilização como combustível. Desta forma, verificamos que os níveis de glicose no sangue estão inversamente relacionados aos níveis de insulina, ou seja, muita insulina circulante retira a glicose da corrente sanguínea e a direciona para as células. Os níveis de insulina estão diretamente relacionados com as fases da alimentação.
 
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	Qual o peptídeo da saciedade que é liberado em resposta a estimulação do intestino, principalmente por alimentos gordurosos?
		
	 
	CCK
	
	Leptina
	
	NPY
	
	CART
	
	Alfa MSH
	Respondido em 02/09/2021 07:45:54
	
Explicação:
CCK: Sendo liberada como resposta à estimulação do intestino por certos tipos de alimento, notadamente pelos gordurosos, sua presença reduz a frequência da ingestão e a quantidade de alimento ingerida (os experimentos que levaram a esta descoberta datam da década de 1970). Está presente em algumas das células do intestino e em alguns neurônios do sistema nervoso entérico e sua principal ação enquanto peptídeo da saciedade ocorre em neurônios sensitivos vagais, atuando em associação com a distensão gástrica na inibição do comportamento alimentar.
 
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	Acentuada perda de peso em mulheres, acompanhada de um comportamento voltado para emagrecer que inclui atividades físicas diárias permitem o diagnóstico da anorexia típica?
		
	
	Não, somente se a própria pessoa admitir o problema.
	
	Sim, desde que esses fatores estejam ocorrendo há mais de seis meses.
	 
	Não, esses fatores precisam estar combinados a outros para um diagnóstico preciso.
	
	Depende, caso o diagnóstico esteja sendo realizado por um psicólogo até pode.
	
	Sim, essas são as duas principais características.
	Respondido em 02/09/2021 07:46:00
	
Explicação:
Anorexia: Definida de uma forma geral como falta fisiopatológica de apetite, acompanhada de uma aversão à comida e inabilidade em comer, essa perda ou ausência de apetite apresenta aspectos bem mais complexos, como um comportamento dirigido à perda de peso, padrões peculiares de manuseios dos alimentos, medo intenso da obesidade e perturbação da imagem corporal. Pode evoluir até a morte. É uma doença psiquiátrica que demanda cuidados médicos específicos.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	A razão primária para a nossa motivação de comer é a manutenção das reservas de energia em um nível suficiente para que não ocorra falta de abastecimento energético e consequentemente prejuízo de nossas funções vitais. Isso significa que:
		
	
	O alimento em excesso é benéfico para a saúde bem como o ganho de peso excessivo.
	 
	A falta de alimento por longos períodos pode prejudicar o organismo.
	
	O jejum por tempo prolongado é benéfico e auxiliar a ampliar os recursos de reservas energéticas do organismo.
	
	O alimento deve ser ingerido apenas por prazer e as compulsões não representam um mal para o indivíduo.
	
	Os alimentos ingeridos não têm correlação com a manutenção de reservas do organismo.
	Respondido em 02/09/2021 07:46:06
	
Explicação:
O aluno deverá analisar cada uma das opções para avaliar as características abordadas e concluir escolhendo a única opção onde as colocações corroboram nossa fisiologia alimentar básica.
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	Quando consumimos uma refeição e imediatamente após este consumo, ocorre a reposição das reservas energéticas em nosso corpo, este processo é conhecido como período prandial e a energia pode ser armazenada de duas formas em nosso organismo: através do glicogênio e dos triglicerídios. A esse respeito é correto afirmar que:
		
	
	Quando as reservas de triglicerídeos começam a aumentar temos a necessidade de repô-las e sentimos o que chamamos de fome.
	
	Quando as reservas de triglicerídeos começam a aumentar temos a necessidade de repô-las e sentimos o que chamamos de descontrole emocional.
	
	Quando as reservas de glicogênio começam a aumentar temos a necessidade de repô-las e sentimos o que chamamos de fome.
	 
	Quando as reservas de glicogênio começam a baixar temos a necessidade de repô-las e sentimos o que chamamos de fome.
	
	Quando as reservas de glicogênio começam a aumentar temos a necessidade de repô-las e sentimos o que chamamos de descontrole emocional.
	Respondido em 02/09/2021 07:46:12
	
Explicação:
O equilíbrio do sistema depende de meios para a regulação do comportamento alimentar com base no tamanho das reservas energéticas e na sua velocidade de reposição.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	Alguns neurotransmissores possuem papel importante para nosso comportamento alimentar. A dopamina, por exemplo, está relacionada com a estimulação do sistema dopaminérgico mesolímbico. Desta forma, quando ingerimos um determinado alimento que consideramos muito saboroso, isto promove a liberação de dopamina no encéfalo, o que causa a sensação de prazer. Isso significa que:
		
	
	Essa experiência pode ser considerada apenas como um evento pontual e o cérebro não é capaz de decifrar que há uma relação entre o alimento e o prazer.
	 
	Essa experiência nos levará a buscar novamente este alimento de modo a repetir aquela mesma sensação prazerosa.
	
	Essa experiência pode ser considerada apenas como um evento catalisador e o cérebro, apesar de ser capaz de estabelecer uma relação entre o alimento e o prazer, não motiva o organismo a repetir o comportamento.
	
	Essa experiência nos levará a evitar este alimento no futuro, de modo a repelir aquela mesma sensação anterior.
	
	Essa experiência pode ser considerada como um evento generalizador e o cérebro não é capaz de decifrar que há uma relação entre o alimento e o prazer.
	Respondido em 02/09/2021 07:46:19
	
Explicação:
Dopamina: Alguns neurotransmissores possuem papel importante para nosso comportamento alimentar. A dopamina, por exemplo, está relacionada com a estimulação do sistema dopaminérgico mesolímbico. Por exemplo, um animal consome um determinado alimento que consideramuito saboroso, isto promove a liberação de dopamina no encéfalo, o que causa a sensação de prazer. Essa experiência levará o animal a buscar novamente este alimento de modo a repetir aquela mesma sensação prazerosa. 
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		8
          Questão
	
	
	O período de jejum entre as refeições onde o glicogênio e os triglicerídeos que foram armazenados são fragmentados, fornecendo um suprimento contínuo das moléculas utilizadas como combustível para o funcionamento das células de nosso corpo é conhecido como _______________________.
		
	
	Fase cefálica
	
	Fase gástrica
	
	Fase de substrato
	
	Estado prandial
	 
	Estado pós-absortivo
	Respondido em 02/09/2021 07:46:25
	
Explicação:
Estado pós-absortivo: Período de jejum entre as refeições, neste estado o glicogênio e os triglicerídeos que foram armazenados são fragmentados, fornecendo um suprimento contínuo das moléculas utilizadas como combustível para o funcionamento das células de nosso corpo: glicose (para todas as células) e ácidos graxos e corpos cetônicos (para todas as células, exceto os neurônios).

Continue navegando