Buscar

Complexos na Psique Humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Complexos
	O ego é a parte consciente da nossa personalidade, é também a instancia moral na nossa psique.
	Os complexos ficam no inconsciente pessoal e os arquétipos no inconsciente coletivo.
	 A psique tem uma tendencia natural à dissociação, pois é um lugar onde as coisas podem se desprender da consciência e ir para o inconsciente e percebemos coisas de forma inconsciente.
	Palavras estímulos: tocam núcleos carregados de afetos e que contém vivencias pessoais. Elas não estão sobre o controle da pessoa. Altiva ativa (constela) o complexo.
	Manifestações: sentimos uma interferência, geralmente com uma emocionalidade exagerada. Atos falhos, confusões, mal-estar, dores do nada, incorporação de entidade.
	Efeitos dos complexos: perturbar, afetar a percepção, criar situações constrangedoras, causas sintomas psicopatológicos, em casos graves a psicose que é a possessão pelo complexo.
	Complexos são agrupamentos de acento emocional no inconsciente. Formado por associações agrupadas por meio de um afeto. Cada complexo tem uma história, um tema específico. Conteúdos similares se agrupam.
	Quanto mais longe da consciência mais energia esses complexos têm. Os sonhos muitas vezes revelam complexos e isso é uma tentativa de juntar o que está separado, porque muitas vezes o complexo guarda uma energia que poderia ser usada para avançar na vida.
	A formação de um complexo: ao núcleo se associam imagens, cenas, memórias, percepções, emoções, fatos, dores. Núcleo: uma imagem arquetípica ou forte emoção.
	Situações que geram emoções não processadas vão para o inconsciente e ao longo do tempo desenvolvendo um complexo.
	Meio externo: relações e acontecimentos. Repressão é um desvio (não lida com a situação), supressão é um esforço de colocar a sujeira debaixo do tapete, esquecimentos, subliminares. Complexos são autônomos. 
	O ego pode estar lendo a realidade através do complexo. 
	 A dissolução dos complexos é o papel da terapia onde é feita a digestão emocional, onde o Ego deve integrar os complexos para ampliar a consciência e a energia se redistribui.
	Os complexos chegam à consciência através dos ataques de emoções, sonhos, pesadelos, projetados.
	O autoconhecimento traz a consciência, e a dissolução tem um efeito de alívio e cura, a neurose é uma cisão internada do consciente e inconsciente. O sintoma revela uma situação de conflito.

Outros materiais