Buscar

AULA 06 -A PROSA DE FICÇÃO MODERNISTA PSICOLOGISMO E

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 06
A obra de Clarice Lispector é marcada pela epifania que é:
	
	
	Uma revelação do cotidiano.
Clarice Lispector escreveu obras que se conservam atuais nos dias de hoje. Dentre os vários gêneros, assinale o que ela não produziu:
	
	
	teatro
	Assinale a alternativa que contenha os aspectos pertinentes à obra clariceana:
	
	
	fluxo da consciência e técnica do desgaste
UERJ- 2018 Esta questão refere-se ao romance A hora da estrela, de Clarice Lispector. Como a nordestina, há milhares de moças espalhadas por cortiços, vagas de cama num quarto, atrás de balcões trabalhando até a estafa. Não notam sequer que são facilmente substituíveis e que tanto existiriam como não existiriam. O romance enfatiza que a personagem Macabéa vive a realidade de milhares de moças, como exemplifica o trecho citado. Essa ênfase critica o processo sofrido por todas elas de
	
	
	alienação social
UERJ- 2018 Esta questão refere-se ao romance A hora da estrela, de Clarice Lispector. Um outro escritor, sim, mas teria que ser homem porque escritora mulher pode lacrimejar piegas. Considerando que o romance é de Clarice Lispector, pode-se inferir que a frase do narrador é irônica. Essa ironia está baseada na:
	
	
	crítica ao machismo
Leia com atenção o que segue:  
"Como a nordestina, há milhares de moças espalhadas por cortiços, vagas de cama num quarto, atrás de balcões trabalhando até a estafa. Não notam sequer que são facilmente substituíveis e que tanto existiriam como não existiriam. Poucas se queixam e ao que eu saiba nenhuma reclama por não saber a quem."
(LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979. p. 18 )  
Esse é um dos parágrafos iniciais de A hora da estrela. Assinale a alternativa correta no que diz respeito a esse romance de Clarice Lispector.
	
	
	A tentativa de representação da vida miserável do nordestino é acompanhada pelo questionamento dos limites dessa representação.
ENADE - 2008
Não, não é fácil escrever. É duro como quebrar rochas. Mas voam faíscas e lascas como aços espalhados. Ah que medo de começar e ainda nem sequer sei o nome da moça. Sem falar que a história me desespera por ser simples demais. O que me proponho contar parece fácil e à mão de todos. Mas a sua elaboração é muito difícil. Pois tenho que tornar nítido o que está quase apagado e que mal vejo. Com mãos de dedos duros enlameados apalpar o invisível na própria lama. (Clarice Lispector. A hora da estrela. Riso de Janeiro: Nova Fronteira, 1984, p. 25.)  No trecho do romance A hora da Etrela, de Clarice Lispector, apresenta-se uma concepção do fazer literário, segundo a qual a literatura é 
	
	
	uma forma de, pelo trabalho do escritor, tornar sensível o que não está claramente disponível na realidade.
Assinale a alternativa que indica o título de estreia de Clarice Lispector.
	
	
	Perto do coração selvagem
"É nessa hora que o bem e o mal não existem. É o perdão súbito, nós que nos alimentávamos com gosto secreto da punição. Agora é a indiferença de um perdão. Pois não há mais julgamento. Não é um perdão que tenha vindo depois de um julgamento. É a ausência de juiz e de condenado." http://christianesantiago.blogspot.com.br/2010/08/uma-aprendizagem-ou-o-livro-dos.htmlO texto apresentado é um fragmento do romance Uma Aprendizagem ou Livro dos Prazeres, de Clarice Lispector. A autora resgata, em sua obra, questões que movem a alma. O que podemos identificar neste fragmento?
	
	
	   O ser humano não é único. É movido por antíteses: bem/mal, perdão/punição, juiz/condenado.
Quando do lançamento do romance Perto do coração selvagem, de Clarice Lispector, Álvaro Lins reconheceu o talento da autora, mas reconheceu falhas na obra. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma justificativa para  as "falhas" mencionadas:
	 
	
	referência a fatos históricos.

Continue navegando