Buscar

2ª tentativa - QUIZ - SENAC - ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE

Prévia do material em texto

Quis – 2ª tentativa – ética cidadania e sustentabilidade
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Para se compreender os conceitos de democracia e liberalismo, é fundamental a garantia da liberdade individual. Se não houver formas de manifestação, expressão livre e organização social, a liberdade e a democracia se tornam apenas um ideal.
Os dois focos da democracia e do liberalismo são o Estado laico (sem a participação das religiões) e o Estado não intervencionista (em que se rege pelas perspectivas de liberdade). Sendo assim, podemos dizer que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
O Estado não intervencionista tem como objetivo focar a liberdade e o mercado e nas demandas econômicas.
	Respostas:
	a. 
O Estado laico tem como objetivo reverenciar as crenças das religiões e como tal deve levar a pessoas a crerem em Deus.
	
	b. 
O Estado laico não tem parte religiosa e, como tal, também visa a intervir nas crenças individuais das pessoas, quanto mais as pessoas participarem das religiões melhor é para o Estado, pois se faz serem mais injustas.
	
	c. 
O Estado não intervencionista tem como objetivo focar a liberdade e o mercado e nas demandas econômicas.
	
	d. 
O Estado não intervencionista tem como objetivo o controle econômico e social.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta é a “c”. O Estado laico possibilita que as religiões existam e seus crentes formem um grupo que tem como objetivo reverenciar suas crenças, sem a intervenção do Estado.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Segundo Rudimar Baldissera (2009), existem quatro noções de sustentabilidade para pessoas, grupos, organizações, empresas e instituições públicas e privadas. Essas noções são chamadas pelo autor de valores: central, periférico, negativo e extrassistema.
Qual das alternativas a seguir mostra um exemplo prático do conceito de sustentabilidade como valor periférico nas organizações privadas?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Uma empresa que divulga informações no site institucional, mas não apresenta dados comprovatórios de suas ações sustentáveis.
	Respostas:
	a. 
Uma empresa que divulga informações no site institucional, mas não apresenta dados comprovatórios de suas ações sustentáveis.
	
	b. 
As madeireiras que extraem árvores da Floresta Amazônica, sem replantar.
	
	c. 
A incineradora de lixo que implementou sua fábrica sem dialogar com a comunidade local.
	
	d. 
Um grupo varejista, ao divulgar anualmente seu relatório de sustentabilidade.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta é a “a”. A sustentabilidade como valor periférico é um valor não central, ou seja, possui algumas práticas de sustentabilidade, mas ainda não consegue comprovar ou divulgar da forma adequada.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	A ética da responsabilidade, segundo Srour (2013, p. 99): 
[...]indaga: quais as consequências presumíveis dos atos? Opera com base em um cálculo racional: avalia os riscos, os custos e os benefícios envolvidos para atingir fins universalistas, ou objetivos consensuais que também interessam a todos os humanos. São legítimos então os resultados que são objetivamente positivos. Caso contrário, os agentes respondem pelos imprevistos e pelos insucessos. Agora, se forem descobertas e desmascaradas justificativas mistificadas durante o processo, os agentes serão responsabilizados pela impostura particularista que praticaram. Fonte: SROUR, Robert Henry. Ética empresarial. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
Este conceito nos permite ver que:
I. Uma pessoa que age com a ética da responsabilidade procura causar poucos danos;
Porque:
II. Exercita o espírito crítico, pratica riscos calculados realizando o bem possível.
A respeito das asserções, assinale a resposta correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
As asserções I e II estão corretas e uma está em relação direta com a outra no que diz respeito ao conceito.
	Respostas:
	a. 
As asserções I e II são falas em relação ao enunciado e a I justifica o conceito de ética da responsabilidade.
	
	b. 
Somente a asserção I é correta e não tem relação com a asserção II.
	
	c. 
Somente a asserção II é correta e esta justifica o conceito de ética da responsabilidade.
	
	d. 
As asserções I e II estão corretas e uma está em relação direta com a outra no que diz respeito ao conceito.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta é a “d”. A ética da responsabilidade é justificada pelas duas afirmações que se complementam.
	
	
	
· Pergunta 4
0 em 1 pontos
	
	
	
	A moral da parcialidade foi uma forma encontrada pelas empresas de se tornarem o centro do mundo onde se encontram em uma realidade que tem que enfrentar o capitalismo, a globalização, a concorrência e os consumidores. Por este motivo, surgem os posicionamentos morais ou imorais das empresas.
Trata-se de um discurso oficioso que converte a organização em umbigo do mundo, e cujo cinismo é aplaudido pelas plateias selecionadas a quem se dirige. (SROUR, Robert. Ética empresarial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013, p. 84).
Considerando o texto anterior, avalie as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:
I. A ética da parcialidade faz com que as empresas cumpram com suas obrigações legais e pagamento de impostos, passando assim a se posicionarem fora das relações econômicas.
II. A ética da parcialidade leva a uma participação de lobby para beneficiar apenas as pessoas sem se preocupar com as empresas e leva a práticas desonestas para ajudar aos mais carentes.
III. A ética da parcialidade visa burlar as formalidades legais e arquitetar espionagens econômicas. Com isso, parte da desonestidade, pois isto faz as coisas acontecerem, de modo parcial, não se importando com a totalidade da sociedade.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Apenas a I está correta.
	Respostas:
	a. 
Apenas a I está correta.
	
	b. 
Apenas a II está correta.
	
	c. 
Apenas a III está correta.
	
	d. 
As afirmações I e III estão corretas.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta é a “c”. Pois apresenta ações negativas que são consequências da moral da parcialidade e tem todos os indícios de uma ética que cumpre com a parcialidade.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Respeito e alteridade são dois conceitos que envolvem a presença do outro. O respeito se relaciona a algo ou alguém e alteridade é o outro presente ou em relação.
Considerando a afirmação acima e a existência dos dois conceitos nas relações entre as pessoas, é correto o que se afirma em:
I. Considerar, reconhecer, admitir, aceitar os outros são formas de se respeitar as pessoas e respeitar e admitir que os outros tenham seus valores;
II. A alteridade é uma visão que se tem e é importante, pois leva sempre em conta a perspectiva do outro;
III. Não se pode pensar em respeito e alteridade como sendo ações praticadas em conjunto, pois o respeito corresponde às outras pessoas e a alteridade somente à natureza.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
É correta apenas as alternativas I e II.
	Respostas:
	a. 
É correta apenas a alternativa II.
	
	b. 
É correta apenas as alternativas I e II.
	
	c. 
É correta apenas as alternativas I e III.
	
	d. 
É correta apenas as alternativas I, II e III.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta é a “b”. As afirmações I e II estão corretas sobre a existência dos dois conceitos nas relações entre as pessoas.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	A moral empresarial está presente no cotidiano do brasileiro, pois passa por assuntos muito frequentes, debatidos por especialistas, jornalistas e pesquisadores. As morais empresariais referem-se à ética das organizações e à ética profissional.
O mero cumprimento de leis e de regulamentações governamentais não satisfaz a ânsia de buscar o melhor para a sociedade. A lei, com todas as suas virtudes, muitas vezes tem brechas que permitem crescer grandes injustiças sociais. Fonte: ASHLEY, Patricia Almeida. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 15.
Com relação ao texto acima, assinale a opção correta:Resposta Selecionada:
	b. 
A ética é uma maneira de avaliar as práticas das empresas, em especial quando essas empresas realizam mais do que as leis solicitam e participam das melhorias sociais.
	Respostas:
	a. 
Estamos dentro de um sistema capitalista que valoriza a conduta das empresas, em especial quando estão aí para estimular o acúmulo de capitais, apenas para algumas pessoas e não para todos, em especial aos empresários.
	
	b. 
A ética é uma maneira de avaliar as práticas das empresas, em especial quando essas empresas realizam mais do que as leis solicitam e participam das melhorias sociais.
	
	c. 
As empresas participam da sociedade, pois não se envolvem com parcerias e fazem isto porque seu objetivo é serem altamente altruístas.
	
	d. 
As morais empresariais só são importantes porque a moral vai de encontro à legislação vigente e, com isso, implanta organizações que visam beneficiar apenas seus investidores.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta é a “b”. Avaliar as práticas empresariais é função importante das morais empresariais.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o trecho a seguir:
É impossível mensurar os efeitos, tanto saudáveis quanto nocivos, que qualquer governo tem sobre a biosfera, sobre o aquecimento global, e assim por diante. Uma ação impensada de uma nação é suficiente para causar dano a muitas outras nações. O ar que respiramos não conhece fronteiras geográficas e menos ainda ideológicas (ARAÚJO; WASHINGTON. In: BOFF, Leonardo. Ética da vida. Brasília: Letraviva, 1999).
Analise as seguintes afirmações e assinale a alternativa correta.
I. Todos são responsáveis pela poluição, em especial todos temos responsabilidades sobre o que se faz nessa nossa grande casa chamada planeta terra;
II. Os governos podem responder pelo mal que causam à biosfera, e uma ação praticada por uma pessoa ou por um governo é de responsabilidade de todos, pois nos afeta do mesmo modo;
III. A poluição pode atingir a todos, ninguém pode dizer que está livre do que é feito por uma pessoa e por um governo, o mundo não conhece fronteiras.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Todas as afirmações estão corretas.
	Respostas:
	a. 
A afirmação I está correta.
	
	b. 
As afirmações II e III estão corretas.
	
	c. 
As afirmações I e II estão corretas.
	
	d. 
Todas as afirmações estão corretas.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta: “d”. Todas as afirmações estão corretas, pois quando o texto refere-se à nação, ela se constitui de pessoas.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Caminhando e cantando,
E seguindo a canção.
Somos todos iguais,
Braços dados ou não.
Nas escolas, nas ruas,
Campos, construções.
Caminhando e cantando,
E seguindo a canção”.
Este é o trecho da música “Pra não dizer que não falei das flores” de Geraldo Vandré, que se tornou um hino na luta contra a ditadura no Brasil. Esta canção mostra o quanto a participação e a união são importantes para a democracia.
Marque a alternativa que demonstra a dificuldade que temos em assimilar a democracia no Brasil.
I. A democracia garante a liberdade de expressão dos meios de comunicação. Sendo uma forma de associação que defende e protege a pessoa e os bens de cada um.
II. Na democracia existe a possibilidade de corrigir um ato praticado de forma errada. Na democracia, as pessoas têm mais facilidade de errar, pois têm a ética e as leis como seus parâmetros de correção e as organizações sociais.
III. A possibilidade de escolha na democracia atrapalha a gestão governamental. No Brasil, a participação democrática é pautada pela vontade de apenas alguns. Assim, temos uma democracia altamente participativa, pois o voto garante a liberdade que se faz em uma democracia.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
As assertivas I e II estão corretas. 
	Respostas:
	a. 
Apenas a assertiva I está correta.
	
	b. 
Apenas a assertiva II está correta.
	
	c. 
As assertivas I e II estão corretas. 
	
	d. 
As assertivas I e III estão corretas. 
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta é a “c”. A participação, apesar de obrigatória, é apenas uma das formas de se garantir a democracia e a participação, mas não auxilia os cidadãos a compreenderem seus atos sociais e políticos. Na democracia, se garante a expressão na qual a liberdade e as garantias de proteção são mais vigentes.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o texto a seguir:
Nenhum povo que passasse por isso como sua rotina de vida, através de séculos, sairia dela sem ficar marcado visivelmente. Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles pretos e índios supliciados. Todos nós brasileiros somos, por igual, a mão possessa que os supliciou. A doçura mais eterna e a crueldade mais atroz aqui se conjugaram para fazer de nós a gente insensível e brutal que também somos [...] A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz do torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista. Ela é que incandesce, ainda hoje, em tanta autoridade brasileira predisposta a torturar, seviciar e machucar os pobres que lhes caem às mãos. Ela, porém, provocando crescente indignação nos dará forças, amanhã, par conter os possessos e criar aqui uma sociedade solidária. (RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, IN: Dimenstein, 2008. p. 56).
Com relação à forma como o povo brasileiro se constituiu, segundo Darcy Ribeiro, avalie as afirmações seguintes:
I. Não carregamos marcas da forma como nossa história foi se estruturando socialmente;
II. A forma como o Brasil se tornou uma nação fez com que se trouxessem marcas históricas e que continuam a vigorar até hoje;
III. Muitas pessoas que vieram para o Brasil aqui sofreram pelas mãos dos colonizadores, as mais bárbaras situações, que deixaram marcas na população.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Apenas as alternativas II e III.
	Respostas:
	a. 
Apenas a alternativa I.
	
	b. 
Apenas a alternativa II.
	
	c. 
Apenas as alternativas II e III.
	
	d. 
Apenas as alternativas I, II e III.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta é a “c”. O próprio texto afirma que carregamos marcas históricas na forma como nos desenvolvemos e que é impossível que isso não ocorra, pelo modo como a realidade foi descrita por Darcy Ribeiro.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Considere o texto a seguir:
Nestes três últimos decênios, um novo contexto histórico se forjou. A revolução digital está em curso. Se desconsiderarmos a revolução paleolítica que se perde nas brumas da emergência do Homo sapiens, estamos diante da terceira revolução tecnológica da humanidade[...].
As transformações ocorridas impactam de forma extraordinária as sociedades humanas: tecnologias da informação, comunicação instantâneas em qualquer lugar e a qualquer hora, internet de banda larga, expansão vertiginosa do setor, economia do conhecimento, desmaterialização crescente da economia com a substituição de átomos por bits e dos bens tangíveis por bens intangíveis.
[...] A globalização econômica transcendeu os processos de internacionalização comercial anteriores, à medida que embutiu três rupturas:
1) inaugurou a produção mundial capitalista, viabilizada por transportes rápidos e baratos graças à decisiva inovação dos contêineres;
2) facultou a formação de um sistema financeiro planetário que opera em tempo real 24 horas ao dia, graças à telecomunicação via satélite;
3) contribuiu para a redistribuição do trabalho global, com a entrada maciça das mulheres no mercado de trabalho, e para a conversão de enormes massas camponesas à produção urbana, tanto industrial como de serviços.
[...] O conhecimento ético aplicado a situações; beneficia as partes de múltiplas maneiras, sem prejudicar quem quer que seja; contribui para reduzir os malefícios pela consciência dos males causados e dos riscos envolvidos.
Isso equivale a dizer, mais uma vez, que precisamos dispor de instrumentos indispensáveis (conceitoscientíficos) para aprimorar nosso discernimento e afiar nossa lucidez teórica (SROUR, Robert Henry. Casos de ética empresarial. 2. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014, p.34-35; 37-38).
Para o autor a ética entra nesses casos como uma forma de ajudar a humanidade a...
I. Evoluir, pois assim se consegue atingir melhorias sociais;
II. Ter relações mais científicas que passam a dificultar o convívio humano, pois ele é um ser ainda em estágio regressivo;
III. Só com conhecimentos e éticas se pode colocar a humanidade em um caminho de crescimento real e pautado por princípios mais seguros.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
As afirmações I e III estão corretas.
	Respostas:
	a. 
A afirmação II está correta.
	
	b. 
As afirmações I e II estão corretas.
	
	c. 
A afirmação I está correta.
	
	d. 
As afirmações I e III estão corretas.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta é a “d”. O autor afirma que a evolução da humanidade é tanta que, para se ter uma segurança no que se realiza é necessário a ética e o conhecimento científico para se pautar com correção.

Mais conteúdos dessa disciplina