Buscar

LIDERANÇA, CULTURA E COMPORTAMENTO ORGANIZACI - A2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LIDERANÇA, CULTURA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Pergunta 1
10 em 10 pontos
	
	
	
	A empatia é um atributo fundamental para que se estabeleça rica e verdadeira relação interpessoal. Demonstrar sensibilidade e dar atenção ao outro, vale para as relações sociais e profissionais. Por isso, para o exercício da liderança, ou melhor, para ser um bom líder (de qualquer nível ou em qualquer circunstância), ter empatia é essencial1.
 
Leia atentamente a seguinte situação:
 
O presidente de uma grande locadora de veículos no Brasil é um líder com elevada inteligência emocional. Sendo um dos fundadores da empresa, é considerado muito carismático e mantém relações sólidas com funcionários e grandes clientes da empresa.
 
De acordo com um conselheiro da empresa, o executivo “é um vendedor excepcional, um showman”, sendo capaz de compreender o comportamento das pessoas e utilizar sua extroversão e habilidade comunicativa para melhor se relacionar com seus interlocutores2.
 
Baseando no conceito do texto e nos conteúdos apreendidos na Unidade 2, responda:
1) O presidente da empresa é um líder empático? Apresente 02 (dois) argumentos que sustentem sua resposta.
2) Qual a importância da empatia no contexto organizacional?
 
 
 
Referências
 
1Tanaka, M. K. O que é empatia? 16/07/2018. Blog O Bem Viver. Disponível em https://obemviver.blog.br/2018/07/16/o-que-e-empatia-excelente-artigo-de-daniel-goleman/ Acesso em 22/04/2019.
 
2Robbins, S. Fundamentos do Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14 ed. São Paulo: Pearson, 2010 (adaptado).
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	Sim, o presidente da empresa deve ser um líder empático.
Por ocupar um alto cargo lhe confere também a habilidade de ser um bom ouvinte, compreensivo e resolvedor de situações que lhes forem apresentadas de forma eficaz e rápida.
 A empatia é de suma importância da empatia no contexto organizacional, pois em um ambiente profissional há indivíduos com situações, problemas e vidas diferentes, quando somos empáticos, somos melhores ouvintes e compreendedores das situações do próximo, nos colocando no lugar da outra pessoa, e desta forma podemos ajudar o próximo encontrando uma solução, para um problema que somente parecia ser impossível de solucionar.
Um líder que pratica a empatia, está sempre atento a todos e sabe a situação de cada um dos seus colaboradores, observa as dificuldades e talentos de cada um, mapeia as possíveis dificuldades futuras da empresa, melhora os relacionamentos entre equipes e seus parceiros, sugere e promove mudanças que melhoram a organização como um todo.

Continue navegando