Buscar

Carrossel Vertical

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Carrossel Vertical
Os carrosséis
Na mesma família de armazéns verticais também existem os carrosséis (tanto verticais como horizontais). Esses sistemas baseiam sua operação em uma estrutura na qual se movimentam os produtos, seja por uma rotação vertical ou por que seguem um caminho paralelo ao solo da instalação. Ambos sistemas facilitam o picking aos operários, uma vez que a mercadoria vem até eles, porém, atualmente esses sistemas se encontram em desuso.
 a) Carrosséis verticais 
Os carrosséis verticais consistem em uma estrutura em cujo interior gira, verticalmente, uma série de estantes, cabides, etc., onde se armazena a mercadoria. Uma parte dessa estrutura está aberta para que o operário possa retirar a mercadoria do sistema e, posteriormente, fazer uso dela.
 
Os carrosséis podem se adaptar para armazenar produtos muito variados. Neste caso, se trata de um carrossel vertical para boninas.
Vantagens:
Armazenagem de produtos com alta frequência de acesso
Com o emprego de tecnologias de estocagens de maior densidade, os carrosséis podem economizar até 85% do espaço do piso em comparação às formas convencionais de estocagem. 
• Levando o trabalho ou os itens até o operador, os carrosséis eliminam as caminhadas ou buscas associadas às tecnologias tradicionais de separação, reduzindo as horas-homem em até 66%. 
• Por fim, pelo fato de os carrosséis entregarem as peças ao operador em uma altura ergonômica ideal, eles reduzem o potencial de lesões associadas à curvatura e ao estiramento do corpo durante a separação de itens nas prateleiras, paletes ou caixas de papelão.
Os benefícios trazidos pelo sistema de armazenagem carrossel para as indústrias são muitos. O principal deles é que não necessita muita superfície de armazenagem para sua instalação, dispensando o uso de empilhadeiras, escadas e outros tipos de aparelhos ou sistemas auxiliares. Veja alguns dos benefícios que o sistema carrossel pode oferecer para as indústrias:
– Aumenta a velocidade do condicionamento de seis a dez vezes;
– Reduz significantemente o espaço de armazenamento se comparado aos sistemas tradicionais;
-Reduz custos de energia para equipamentos como empilhadeiras, por ter um design extremamente compacto;
– Otimiza até 90% do espaço de armazenamento se equiparado com sistemas de armazenamento estáticos;
– Devido a facilidade em organizar produtos, minimiza muito os erros de separação de pedidos;
– A centralização do posto de trabalho elimina deslocamentos do trabalhador, fazendo com que as produtividades de suas atividades apresentem ganhos.
Geralmente, esse tipo de sistema é utilizado em depósitos gerais, projetados para manusear diversos tipos de mercadorias, sejam elas de pequeno ou grande porte. Pela facilidade de separação dos produtos, tem sido muito utilizado pela indústria têxtil, que precisa uma excelente organização para separar as roupas por tipo, modelos e tamanhos. Hoje em dia existem diversos modelos de sistema carrossel, inclusive alguns mais simples para uso doméstico e não industrial. O carrossel de uso doméstico é utilizado, geralmente em closets, permitindo uma otimização do espaço, armazenando
corretamente sapatos, peças de roupas íntimas, entre outros itens.
Os carrosséis são equipamentos rotacionais, verticais ou horizontais, ‘que acondicionam os produtos com a função de trazê-los até o operador, eliminando os tempos associados ao seu deslocamento e a procura de produtos. A principal vantagem deste sistema é permitir uma operação com uma grande variedade de itens. Além disso, o carrossel vertical também permite um bom aproveitamento de espaço por aproveitar o pé direito do prédio. A sua principal desvantagem está relacionada com a velocidade de coleta, relativamente lenta, o que o torna muitas vezes não recomendável.
um carrossel vertical é parecido com uma roda-gigante. Toda a unidade gira elipticamente para apresentar a prateleira certa ao operador. Esses sistemas reúnem alta densidade, estocagem vertical e tecnologia de retirada em um pequeno espaço ocupado. O ponto central de um carrossel vertical é a incrível densidade de estocagem para itens de alto giro com tamanhos regulares. Embora possam atingir até 20 m de altura, eles são eficientes também em baixos pés-direitos. Os carrosséis verticais em geral são usados para estocagem de documentos, ferramentas ou componentes no chão de fábrica, ou peças de reposição em uma operação de manutenção, reparos ou reformas. Até mesmo itens pequenos de alto valor, como joias, podem ser manuseados com segurança em um ambiente de distribuição, pois o acesso ao SKU pode ser restrito. O uso dos carrosséis verticais também pode ser no estoque e teste de produtos acabados no final de uma linha de produção. A Itautec usa um carrossel vertical para fazer um teste eletrônico de ‘burn-in’. Cada prateleira possui uma tomada elétrica que permite conectar um produto ao ser estocado. O software sabe quando o produto foi conectado, quanto tempo ele deve ser testado e onde é estocado. Apesar dessas vantagens, os carrosséis verticais têm limitações de projeto, especialmente quando aplicados em peças pesadas. Pelo fato de toda a unidade girar, as peças devem ser estocadas uniformemente para evitar desequilíbrio. Por esse motivo, os carrosséis verticais são usados com mais frequência em produtos leves, como componentes para a indústria eletrônica.
Segundo Lima (2002): Os carrosséis (figura 4) são equipamentos rotacionais, verticais ou horizontais, que acondicionam os produtos com a função de trazê-los até o operador, eliminando os tempos associados ao seu deslocamento e a procura de produtos. A principal vantagem deste sistema é permitir uma operação com uma grande variedade de itens. Além disso, o carrossel vertical também permite um bom aproveitamento de espaço por aproveitar o pé direito do prédio. A sua principal desvantagem está relacionada com a velocidade de coleta, relativamente lenta, o que o torna muitas vezes não recomendável.
MECALUX. Armazéns verticais e carrosséis verticais ou horizontais. Disponível em: https://www.mecalux.com.br/manual-de-armazenagem/sistemas-de-armazenagem/armazem-vertical-carrossel-horizontal. Acesso em: 1 set. 2021.
INTERTECH BRASIL. Carrossel Vertical – Megamat RS. Disponível em: https://intertechbrasil.com.br/armazenagem/produtos/carrossel-vertical-2/. Acesso em 1 set. 2021.
PORTOGENTE. Carrossel. PORTOPÉDIA, 1 jan. 2016. Disponível em: https://portogente.com.br/portopedia/73678-carrossel. Acesso em 1 set. 2021.
IMAM CONSULTORIA. Estocagem automática por carrosséis. REVISTA intraLOGÍSTICA. Disponível em: https://www.imam.com.br/consultoria/artigo/pdf/estocagem-automatica-por-carrosseis.pdf. Acesso em: 01 set. 2021.
SISTEMA DE ARMAZENAGEM. 	O Sistema Carrossel Vertical. 3 out. 2014. Disponível em: http://www.sistemadearmazenagem.com.br/sistemacarrosselvertical/. Acesso em: 1 set. 2021.
GUIMARÃES, Paulo Henrique do Valle. Ganhos de qualidade com a utilização de automação industrial no sistema de picking. UFJF Universidade Federal de Juiz de Fora, jun. 2008. Disponível em: https://www.ufjf.br/engenhariadeproducao/files/2014/09/2008_1_Paulo-Henrique-do-Valle.pdf. Acesso em: 1 set. 2021.

Continue navegando