Buscar

Atividade 1 - GESTÃO EM SERVIÇOS DE SAUDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 - Gestão em serviços de saúde
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, escolha um sistema de saúde e faça comparações entre ele e sistema de saúde brasileiro (público e privado), quanto a pontos fortes e fracos de ambos os sistemas. 
Resposta: O sistema de saúde Americano (Estados Unidos) já foi público, mas depois de algumas tentativas não houve sucesso, desde então, os serviços de saúde são privatizados por convênios médicos (plano de saúde). Em casos de pessoas muito pobres de qualquer idade, o governo cobre as despesas de saúde, reembolsando o investimento aos hospitais e idosos de 65 anos ou mais, ou pessoas com deficiências tem direito a serviços gratuitos, algumas procedimentos cirúrgicos e em outros casos, são financiados pelo próprio hospital, por empresas de seguro ou empresas privadas, que cobrem todos os gastos. Esses pequenos serviços gratuitos também são bancados a partir dos impostos das próprias pessoas que usufruem do serviço. 
Pontos fracos: Nos EUA, a população para ter benefícios com o plano de saúde precisar ser funcionário de alguma empresa que arquem com essas despesas, mas a maioria não trabalham em empresas como essas, por isso, precisam pagar um alto custo em um plano de saúde, e muitos preferem não pagar pois são valores abusivos. Mesmo sem o plano de saúde ou seguro de vida, muitos serviços de saúde são caros, então as pessoas preferem ir em casos de vida ou morte. Também há muita desigualdade, pois pessoas pobres não podem pagar os serviços ou não conseguem os serviços do governo e pessoas consideradas ricas os custos também são aumentados.
Pontos fortes: o serviço privado o atendimento em clinicas e hospitais são considerados os melhores do mundo, não têm filas, atendimento rápido, tem mais conforto, hospitais com maior tecnologia, profissionais excelentes e entre outros.
No Brasil, tem o sistema de saúde público que é o SUS (Sistema Único de Saúde), administrado pelo governo federal, bancado pelos impostos pagos pela população brasileira e o sistema privado que são organizados por planos de saúde e administrados por empresas privadas. 
Pontos fortes dos serviços públicos: são 100% gratuito, tem serviços em todo território brasileiro, toda a população tem direito de usufruir dos serviços de saúde, desde atendimento clinico, cirurgias, transplantes, vacinação, medicamentos e entre outros.
Pontos fracos dos serviços públicos: hospitais lotados, alguns profissionais sem capacitação ou até lugares sem profissionais, filas para atendimento, demora de marcações de consultas e cirurgias, má infraestrutura e limpeza de hospitais, postos de saúde e UPA, falta de leitos, de insumos, medicamentos e algumas vacinas.
Pontos fortes de serviços privado: pode escolher ser atendido por qualquer profissional, não tem demora para marcar consultas, tem mais conforto em hospitais, alguns planos cobrem vários tipos de especialidades, por exemplo, estética, fisioterapia, psicologia, dermatologia e entre outros.
Pontos fracos de serviço privado: alguns serviços não são cobertos com plano de saúde, por exemplo, alguns transplantes, cirurgias ou especialidades, alguns planos de saúde ainda precisam pagar por consultas a parte, é um serviço caro principalmente para idosos e crianças.

Continue navegando