Buscar

TRABALHO DE HANDEBOL

Prévia do material em texto

FACULDADE NATALENSE DE ENSINO E CULTURA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA
TRABALHO DE HANDEBOL
CURIOSIDADES sobre o Handebol: no mundo, no Brasil e no RN.
Nome dos alunos
Rudnele Silvestre do Nascimento
Claington Batista Medeiros
Pabllo Graciliano Mackallys
Laércio Jr. 
NATAL - RN
Maio / 2015
TRABALHO DE HANDEBOL
Apresentação
Este trabalho tem por finalidade uma interação maior sobre a área buscando um maior conhecimento a respeito do handebol, com base em pesquisas feites na internet, revistas, jornais, entrevistas com técnicos, professores de educação física, atletas e ex-atletas. Nos aprofundar nos conhecimentos sobre a modalidade esportiva, em sua história e evolução. 
Consiste na busca de trinta curiosidades do Handebol sendo 10 do Handebol internacional, 10 do Handebol brasileiro e 10 do Handebol do Rio Grande do Norte com isso aumentado os nossos conhecimentos sobre handebol. 
TRABALHO DE HANDEBOL
As 10 Curiosidades do handebol no Mundo
01. A entrada do esporte nos Jogos Olímpicos aconteceu em Berlim 1936, então disputado em campos gramados, com 11 jogadores de cada lado. Na final, A Alemanha venceu a Áustria por 10 a 6, diante de 100 mil pessoas no Olympia Stadium de Berlim.
02. O handebol, como se pratica hoje em dia, foi criado pelos alemães, na última década do Século XIX. Seu nome era "Raftball", e posteriormente teve suas medidas aumentadas para ser praticado também em campos de futebol.
03. Somente a partir de 1954, por razões climáticas, pela falta de espaço devido ao futebol e por ser mais veloz, o handebol de salão passou a ser a preferência de praticantes e do público. Em 1966 foram suspensas as disputas em campos gramados.
04. A primeira referência histórica sobre um esporte semelhante ao handebol aconteceu na Grécia Antiga, quando Homero citou em sua Odisseia o jogo de “Urânia”, praticada com uma bola do tamanho de uma maçã, jogado com as mãos, mas sem balizas.
05. A bola para a competição feminina pesa entre 325 e 400g e mede de 54 a 56 cm. Na masculina, pesa um pouco mais, entre 425 e 475g.
06. Nos Jogos Olímpicos Munique 1972, a Iugoslávia conquistou o ouro em uma competição entre 16 equipes.
07. O handebol feminino estreou nos Jogos Olímpicos em Montreal 1976. Em uma disputa entre seis seleções, a União Soviética sagrou-se campeã. O handebol do Brasil estreou nos Jogos Olímpicos Barcelona 1992. A equipe masculina, vice-campeã dos Jogos Pan-americanos Havana 1991, garantiu vaga após a desistência de Cuba.
08. A Rússia ganhou a medalha de ouro quatro vezes, mas com três nomes diferentes. A primeira e a segunda conquista, em 1976 e em 1988, ainda foram obtidas como União Soviética. Em 1992, era a Equipe Unificada. E, em 2000, foi a Rússia que venceu.
09. No masculino, a Suécia é o único time a ir três vezes consecutiva para a final. Porém, a equipe nunca obteve o ouro.
10. Diferentemente da seleção sueca masculina, a seleção feminina da Dinamarca foi a três finais consecutivas, só que venceu todas as disputas.
As 10 Curiosidades do Handebol no Brasil
01. Embora seja praticada por milhares de pessoas em nosso país, a equipe brasileira ainda não conseguiu ganhar medalha olímpica, nem título mundial no handebol.
02. No Brasil, o handebol como modalidade de campo foi introduzido em São Paulo por imigrantes, principalmente da colônia alemã, no início da década de 30. O handebol ficou restrito a São Paulo até a década de 60, quando o professor francês Augusto Listello, durante um curso internacional em Santos, apresentou a modalidade a professores de outros estados. Esses professores introduziram o esporte em seus colégios e assim o handebol começou a ser praticado em outros estados.
03. Em 1971, o MEC incluiu o handebol entre as modalidades dos Jogos Estudantis e Jogos Universitários Brasileiros (JEB’s e JUB’s). Com isso, o handebol disseminou-se em todo o território nacional, com vários estados dividindo os títulos nacionais.
04. Em 1980, um ano após a criação da Confederação Brasileira de Handebol, foi disputada a 1ª Taça Brasil de Clubes, na cidade de São Paulo, então sede da entidade.
05. O Handebol do Brasil debutou em Olimpíada na edição de Barcelona (Espanha-1992), com a Seleção Masculina, quando terminou em 12º lugar. Na Olimpíada de Atlanta (Estados Unidos-1996), a Seleção Masculina ficou em 11º. Nas duas edições, o País herdou a vaga após a desistência de Cuba.
06. A Seleção Feminina fez história e, pela primeira vez, colocou o Brasil em uma Olimpíada por seus próprios méritos. Com o ouro conquistado nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg (Canadá-1999), a equipe se classificou para os Jogos Olímpicos de Sidney (Austrália-2000). A edição foi especial e representou um marco para o handebol brasileiro, já que as meninas alcançaram o oitavo lugar e começaram a despertar atenção no cenário mundial. O reconhecimento internacional pelo trabalho desenvolvido pela CBHb trouxe patrocínios e as atletas passaram a ser convidadas para atuar na Europa.
07. Na edição de Londres-2012, o Brasil confirmou para o mundo que o handebol do País conquistou seu espaço no cenário internacional. Sob o comando do técnico dinamarquês Morten Soubak, a Seleção Feminina fez história. A medalha não veio, mas a equipe verde e amarela conseguiu se classificar para as eliminatórias após garantir o primeiro lugar na fase de grupos, confirmando a melhor campanha da modalidade na história dos Jogos Olímpicos. Ao final da competição na capital britânica, o Brasil encerrou o torneio em sexto lugar, superando a sétima colocação conquistada em Atenas-2004.
08. Como curiosidade explicamos o porquê da nossa sigla ter o bê minúsculo após o agá - CBHb. Isto ocorreu em função da Confederação Brasileira de Hipismo ser mais antiga e, portanto, a sigla CBH já era registrada no MEC.
09. O primeiro Presidente da CBHb foi o Prof. Jamil André de São Paulo, o mesmo era Professor de Handebol da USP, técnico de clubes e inclusive da Seleção Brasileira.
10. Em 2013 veio a primeira medalha do handebol brasileiro em mundiais não é de bronze, nem de prata e sim de ouro. Diante de uma Arena Belgrado fervendo e barulhenta, contra 20 mil torcedores e mais sete rivais em quadra, as meninas do Brasil não se intimidaram.
As 10 curiosidades do handebol no RN
01. O RN foi pioneiro na organização e realização de Copa/Campeonatos de Handebol - A Copa Natal foi a primeira delas contando até com premiações em dinheiro.
02. O escudo da Federação Norteriograndense de Handebol já foi modificado três vezes. O atual modelo nas cores grená, verde e branco está em vigor desde 2013;
03. Os "clubes de camisa" - ABC e América, também tem suas representações no Handebol e já disputaram várias competições mesmo que hoje se encontrem fora dos certames;
04. Já teve um árbitro internacional - o sr. João Bosco de Castro Guerra
05. As meninas do HCNN, uma das representantes do Rio Grande do Norte na etapa final do IX Circuito Brasileiro de Handebol de Areia temporada 2014/2015, disputado neste final de semana em Cabo Branco, na Paraíba, encerraram a competição na quarta
06. A UFRN é a dona do Handebol potiguar. As equipes masculina e feminina da Universidade Federal conquistaram neste final de semana na etapa Natal o título Estadual de 2014. Os homens, inclusive, sagraram-se tricampeões. No feminino, com duas equipes, a instituição ainda garantiu também a terceira colocação.
07. Flavio Rn, Ibere Pé foram os únicos técnicos do nordeste a ser técnicos de uma seleção de handebol.
08. A primeira quadra de beach handebol em uma escola foi a do sagrada família
09. Bosco Guerra foi o primeiro arbitro a apitar um mudial.
10. Professor Flávio Tinoco foi 12 vezes campeão brasileiro em todas as esferas jubs, jens, olímpiadas escolares e jogos da juventude
TRABALHO DE HANDEBOL
Considerações finais
Uma pesquisa cheia de histórias de sucesso, desde de passado até o nosso presente exposto aqui nos fatos mencionados, nos vem agregar e abranger o nosso conhecimento nesta área esportiva que parece ser esquecida dentre outros. O handebol éde fácil compreensão e nas escolas com os professores de educação física tem um importante papel em auxiliar na aprendizagem e formação dos indivíduos. Um esporte onde se trabalho funções em nosso corpo como: Agilidade, Força, Noção de espaço, coordenação motora...por isso tudo levando em consideração esse estudo de pesquisa, logo então o presente estudo é importante para o conhecimento de todos e no aprimoramento de quem está inserido na área, sendo assim para os futuros profissionais é necessário e importante o desenvolvimento de estudos que venham contribuir colocando e colocar em prática.
TRABALHO DE HANDEBOL
Referências Bibliográficas
Do Mundo
http://esporte.hsw.uol.com.br/handebol-jogos-olimpicos4.htm
http://timebrasil.cob.org.br/esportes/handebol
Do Brasil
http://portal.metodista.br/handebol/sobre/o-esporte
http://www.brasilhandebol.com.br/index.asp
Do RN
http://soumaisrn.com.br/esporte/handebol/
Roberto Estevam da Silva Júnior
Professor de Educação Física/Handebol - Overdose Colégio e Curso - Parnamirim/RN
Diretor de Árbitros da Federação Norteriograndense de Handebol
Árbitro Nacional "C" - Confederação Brasileira de Handebol
(84) 88482622 Oi / 94040777 Claro / 81438389 Vivo - (Whatsapp) / 96551362 Tim
Flávio Tinoco Professor de Handebol no Sagrada Família (84)94077460 Claro.

Continue navegando