Buscar

Gangrena: Tipos e Características

Prévia do material em texto

Gangrena
("Gangraina" = úlcera devoradora)
Conceitos
Tipo especial ou evolução de um processo necrotizante, cujas características variarão dependendo da velocidade de instalação do processo, das causas e do aspecto morfológico final do quadro (grau de hidratação dos tecidos necróticos).
Gangrena Seca
ETIOLOGIA
· Fisiológica no cordão umbilical
· Intoxicações
· Doença de Raynaud (espasmos vasculares)
· Frio / Congelamento
· Gesso e bandagens muito apertadas
CARACTERÍSTICAS MACROSCÓPICAS
· Ressecamento, endurecimento, esfriamento e "apergaminhamento" do órgão, com escurecimento (cor pode variar de amarelo esverdeado à pardo enegrecido, em decorrência da decomposição local da Hemoglobina). 
· A reação inflamatória do tecido vivo adjacente é intensa e delimita uma linha de separação nítida entre o tecido sadio e a gangrena. Pode ocorrer também separação do tecido sadio do tecido necrótico por solução de continuidade e queda do segmento gangrenado.
Gangrena Úmida
· É também chamada de "Gangrena pútrida" e quando afeta a cavidade oral recebe a denominação especial de "Noma" (denotando a contaminação com Fusobacterium spp).
· Pode ocorrer tanto em extremidades (pele, membros apendiculares, glândula mamaria) quanto em vísceras internas (útero, pulmões, intestinos, etc...) O importante é que haja fácil acesso de bactérias ao tecido necrótico.
· Desnutrição
· Falta de higiene bucal
· Consumo de água infectada
· Outras doenças recentes (baixa imunidade)
· Outras bactérias patógenas como: Borrelia vincentii, Porphyromonas gingivalis, Tannerella forsythia, Treponema denticola,Staphylococcus aureus e certos Streptococcus.
ETIOLOGIA
· Nas extremidades ocorre em consequência de isquemias graves, intensas e de rápida instalação, de maneira que o processo de necrose seja desencadeado sem que haja tempo para se desidratar o tecido em necrose.
· Feridas traumáticas graves, infectadas (acidentes de transito, etc...)
· Evolução de apendicites e colecistites graves
· Torções de alças intestinais e / ou trombose de artérias mesentéricas, produzindo necrose isquêmica de alças intestinais (proliferação descontrolada da flora bacteriana saprófita).
· 
· Evolução de Pneumonias por aspiração de corpos estranhos;
CARACTERÍSTICAS MACROSCÓPICAS
Aumento de volume (edema) e amolecimento progressivo (coliquação tecidual) com hemorragias e escurecimento (decomposição local da hemoglobina) do local. A ação das bactérias saprófitas determina também um odor extremamente fétido e a produção de grande quantidade de toxinas, o que determinara uma toxemia grave, geralmente fatal, chamada de "Sapremia", que se não tratada rapidamente (amputação ou exérese da área gangrenada) acabará por ocasionar a morte do paciente. (Sepse)
Gangrena Gasosa
· É também conhecida como "Gangrena enfizematosa", "gangrena crepitante" ou "gangrena bolhosa". 
· Trata-se de um grupo de entidades nosológicas específicas (Clostridiose - "Edema maligno”). 
· São causadas por bactérias anaeróbicas produtoras de gás (H2 , CO2 , CH4 , NH3 , SH2 ), de ácido butírico (de onde o odor característico de manteiga rançosa) e de ácido acético.
· Enzimas proteolíticas produzidas degradam os tecidos tornando-os escuros, tumefeitos e crepitantes.
ETIOLOGIA
· Bactéria Clostridium perfringens
· Presente no solo – contaminação através de feridas
· Gangrena gasosa em membros

Continue navegando