Buscar

Portifolio 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
 NOME: WELINGTON FERNANDES OLIVEIRA
 CURSO: ADMINISTRAÇÃO
Realize uma pesquisa, na internet e na biblioteca virtual, sobre:
CLASSIFICAÇÕES DE ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS - finalidade econômica fins
lucrativos e sem fins lucrativos, porte das organizações: micro,pequena,média,grande.
APRESENTE UM RESUMO DESSAS CLASSIFICAÇÕES
As organizações definidas como um conjunto de elementos interligados que contribuem para uma finalidade ou uma função. Temos as organizações com fins econômicos: chamadas empresas, visam ao lucro para preservar e/ou aumentar o patrimônio líquido e as sem fins lucrativos que são aquelas em que o resultado do exercício é integralmente revertido para o desenvolvimento das atividades da entidade ou para o incremento de seu ativo imobilizado, não podendo ser distribuído. 
As empresas podem ser classificadas de acordo com diferentes critérios: faturamento, número de funcionários, propriedade e tipo de produção. Quanto à propriedade: Empresas Públicas - empresas de propriedade do Estado que têm como objetivo prestar serviços públicos fundamentais (educação, saneamento básico, segurança pública etc.). Empresas Privadas - empresas de propriedade particular de um indivíduo ou grupos de indivíduos, cujo objetivo é produzir produtos e obter lucro. Quanto ao tamanho: Microempresas - empresas que possuem a receita anual de até R$240.000,00 e o número de empregados em até 19 funcionários. Pequeno Porte - empresa jurídica mercantil individual que não se enquadra na microempresa. Sua receita bruta anual é superior a R$240.000,00. Médio Porte - segundo o BNDES essas empresas possuem receita bruta anual superior a 10,5 milhões de reais. Grande Porte - empresas cuja receita bruta anual é superior a 60 milhões de reais, possuem muitos empregados, acima de 499, e grandes instalações físicas.
Existem três tipos tradicionais básicos de estrutura organizacional: a organização linear, a organização funcional e a organização linha-staff. A Linear é uma organização que ocorre de forma escalar, onde o comando se dá de forma vertical, a ordem passa do presidente para os gerentes, dos gerentes para os respectivos subordinados, há poder de autoridade. A Funcional reflete a especialização das funções, diz que quanto mais especialista for um funcionário no seu cargo mais este poderá produzir. A Linha-staff presta serviços de consultoria técnica, aconselhando e dando sugestões no sentido de tomada de decisões, tendências, planejamento, controle, levantamentos, relatórios, etc.

Outros materiais