Buscar

Atividade 2 do modulo 5 UFMS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Serviço de Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar
Aluna: Clagia Albuquerque da Cruz Ajala – Turma 3
Tutora: Leandro
Atividade 2 - Vamos assistir a película Cuerdas?
https://youtu.be/4INwx_tmTKw
Considerando que o aluno se encontra impossibilitado de frequentar à escola devido à complexidade de seu estado de saúde, se faz necessário . desenvolver uma prática pedagógica que atenda minimamente às necessidades da criança, considerando seu estado clínico para se pensar com toda sensibilidade, no pedagógico. Para tanto, será preciso atender com um olhar voltado ao princípio de que se trata de uma criança que necessita estudar, mesmo se encontrando fisicamente ou psicologicamente limitado em virtude de alguma doença temporária ou permanente que o impediu de estar presente na escola. 
A recepção desse aluno na escola, deve ser bem planejada, tanto em relação às atividades como no que diz respeito a questão afetiva e social com os  demais alunos. O papel do professor, para que o aluno se sinta pertencente à escola, é imprescindível e se faz necessário  compreender o estudante de forma integral, buscando identificar suas necessidades de desenvolvimento no nível intelectual, físico e emocional, acolher as diferenças, reconhecendo que cada estudante é único, aprende de uma forma diferente e vive em um contexto próprio. Ele tem o importante papel de fazer com que a criança crie sentimentos positivos, em relação a si mesma, fazendo com que ela se sinta valiosa e importante. Para tanto se faz necessário que o professor integre essa criança, viabilize meios de despertar o sentimento solidário dos demais, oportunize situações em que as crianças interajam e consequentemente haja um entrosamento entre elas. Esse entrosamento fará com que as outras crianças entendam as limitações dos colegas e isso o professor também tem o importante papel de mostrar, sem que haja qualquer tipo de constrangimento, garantindo que essa criança participe de todas atividades propostas na sala de aula, que de forma alguma deixe de participar das atividades e que não fique apenas observando, como se não fizesse parte do ambiente. É fundamental que haja preocupação com todos os aspectos para essa interação e desenvolvimento, pois todas as crianças são igualmente importantes.
A realização de atividades em duplas ou grupos é uma ótima forma de incluir os alunos. Pois, a partir desse tipo de atividade, o professor cria um ambiente de cooperação e interação. Além disso, é imprescindível que o professor estimule o aluno e comemore as suas pequenas conquistas. Pois no momento em que a criança percebe que possui capacidade para executar tarefas, ela vai adquirir autoconfiança e passar a se sentir capaz de vencer outros desafios.
Acolher com amor, reconhecer que cada estudante é único e às vezes precisará de um olhar e um cuidado especial, respeitar suas limitações permanentes ou temporárias, fará com que, tanto o professor como o aluno possa crescer, ensinar e aprender através da convivência e experiências.

Continue navegando