Buscar

trabalho da luciana ayurveda

Prévia do material em texto

O que e gastronomia ayurvédica?
"Ciência da vida". Esse é o significado da palavra Ayurveda, que dá nome a um sistema medicinal indiano cuja tradição remonta a mais de 5 mil anos. Importante referência para a culinária da chef especialista em alimentação natural, Bela Gil, a medicina ayurvédica se baseia em ensinamentos que valorizam a alimentação consciente como uma forma de prevenir e até curar enfermidades. É o caso, por exemplo, da terapeuta ayurvédica Laura Pires, convidada do 'Bela Cozinha', que conta ter sido diagnosticada com uma doença desmielinizante - que afeta o sistema nervoso - sem tratamento dentro da medicina moderna, mas se recuperou após um período internada em uma clínica na Índia sob uma dieta bastante regrada. 
02:50/02:50
Como funciona a gastronomia ayurvédica? 
A cozinha com refeições balanceadas para uma alimentação mais próxima da natureza, e não se baseando diretamente em calorias, gorduras, carboidratos, proteínas, etc, como estamos acostumados com as dietas tradicionais, são os grandes diferenciais desta gastronomia. Cada um desses elementos fundamentais determina os processos de crescimento e envelhecimento da vida, tanto a nível celular quanto psíquico, e é da combinação entre eles que surgem as características de cada dosha. 
No que se baseia a nutrição ayurvédica?
Engana-se quem pense que a gastronomia ayurvédica seja algum tipo de dieta específica, como por exemplo: dieta para emagrecimento. 
O princípio da nutrição ayurveda é “VOCÊ É O QUE VOCÊ DIGERE”, pois a maior preocupação está em nos nutrirmos com alimentos que absorvam os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, promovam uma boa digestão e que estejam de acordo com nossas individualidades (conhecido como Doshas).
Ainda segundo os ensinamentos da gastronomia ayurvédica, por sermos seres únicos com individualidades, o mesmo alimento fornecido para 2 pessoas pode tanto ser benéfico para uma quanto prejudicial para outra. Portanto, conhecer o seu Dosha é o início para uma boa alimentação e uma vida mais saudável.
Benefícios da gastronomia ayurvédica?
São diversos os benefícios promovidos pela nutrição ayurveda, dos quais podemos destacar:
· Melhora a digestão
· Prevenção de doenças e alergias
· Mais disposição e energia
· Emagrecimento
· Sono com mais qualidade
· Melhora a concentração
· Pele com mais brilho
· Melhora o humor
Sobre os três DOSHAS
Qual o seu Dosha determinará quais os cuidados que você deverá ter com sua alimentação para uma vida mais saudável. Porém, este diagnóstico só pode ser realizado em uma consulta com um terapeuta especializado com formação em medicina ayurvédica.
Segundo a medicina ayurvédica, todos nós temos os 3 doshas (Vata, Pitta e Kappa) em graus diferenciados em nosso corpo e a meta principal da gastronomia ayurvédica é justamente manter estes Doshas balanceados, pois quando eles estão em desequilíbrio, resultam em doenças nos níveis físicos, emocionais e até mentais. O Vata Dosha, por exemplo, é composto pelos elementos Éter e Ar, enquanto o Pitta Dosha é formado a partir do fogo e da água e os elementos terra e água resultam no Kapha Dosha.
VATA: É o princípio do movimento no corpo, na mente e na consciência, sendo responsável por todo o movimento físico, o que inclui os sistemas de circulação interna e de eliminação, as mudanças nos pensamentos e nas emoções e até mesmo as alterações nos estados de humor e consciência. 
PITTA: É o princípio da digestão e da transformação, responsável pela digestão dos alimentos no estômago e no trato intestinal, das partículas em nível celular e também pela “digestão” de pensamentos e emoções. Pensamentos bem digeridos levam ao conhecimento intelectual e emoções bem digeridas levam à consciência intuitiva e ao autoconhecimento.
KAPHA: É o princípio da lubrificação e da estruturação. Para que haja movimento e digestão é preciso que o organismo esteja perfeitamente lubrificado. Como o corpo não é simplesmente uma máquina, mas um todo em constante modificação, resultante tanto da percepção interna quanto de estímulos externos, kapha também é responsável pela inteligência celular. É o que garante, por exemplo, que o coração irá exercer exclusivamente suas funções e não as de outros órgãos. 
Conclusão
Por sermos seres únicos com individualidades, não existe Dosha melhor nem pior que outro, mesmo porque, em alguns casos, apresentamos características de todos os três Doshas.
O importante é termos uma alimentação de acordo com nossas características. 
Bibliografia:
http://gnt.globo.com/programas/bela-cozinha/materias/conheca-ayurveda-tipo-de-medicina-indiana-que-previne-e-cura-doencas-atraves-da-alimentacao-consciente.htm
https://dicasdemassagem.com/como-funciona-a-gastronomia-ayurvedica

Continue navegando