Buscar

REVISÃO 1 e 2

Prévia do material em texto

1. Qual a diferença de cosmético e cosmecêutico?
Cosmético: Produtos que, quando aplicados no corpo humano, limpam, embelezam, promovem atratividade ou modificam a aparência da pele e cabelos do corpo, sem afetar sua estrutura ou função.
Cosmecêutico: É um cosmético especial, de fundamento científico, com fórmula declarada na embalagem, destinado a complementar os diversos tratamentos médicos da pele, com fins preventivos ou de correção de leves imperfeições cutâneas (restauradores de unhas e de cabelos, anti-acneicos, anti-caspas, etc.)
Cosmético: Mais simples, limpa, perfuma, protege. 
Cosmecêutico: Altera alguma funcionalidade da pele, com propriedades terapêuticas, não existe legalmente no Brasil. Permeia mais que os cosméticos, pode chegar a penetração. 
2. O que é Grau de Risco? Para determinar o grau de risco de um produto, o que se deve levar em conta? Grau de risco: Nível de risco de ocorrência de efeitos adversos: considerando a formulação, finalidade e tempo de uso. Depende da finalidade de uso do produto, área do corpo abrangidas, modo de usar e cuidados a serem observados quando for utilizar.
Potencial de causar algum dano na pele. 
1: mais simples, sem muita finalidade. 
2: produto requer um cuidado maior, comprovar segurança e eficácia. 
3. Nas colunas abaixo, marque 1 para aqueles considerados de grau de risco 1 e 2 para os de grau de risco 2.
(2) Enxaguatório bucal antiplaca. (Bucal simples é 1)
(1) Creme, loção, gel e óleos para as pernas (com finalidade exclusiva de hidratação e/ou refrescância 
(1) Desodorante colônia
(2) Produto para pele acneica (Comprovar que ela vai tratar a acne) 
(1) Batom labial e brilho labial (sem finalidade fotoprotetora)
(1) Creme, loção e gel para o rosto (sem ação fotoprotetora da pele e com finalidade exclusiva de hidratação
(2) Xampu e condicionador infantil
(2) Clareador dental químico (Substância bastante agressiva) 
4. Sobre a pele, responda:
a. Quais são as camadas da pele e suas subdivisões? (São duas) 
Epiderme: Camada basal, camada espinhosa, camada granulosa, camada lúcida, camada córnea. 
Derme: Derme papilar e reticular 
b. Qual a camada participa do metabolismo da queratina? Quais as outras características desta camada? Epiderme. Características: Proteção da pele e seletividade. 
c. O que são corneócitos? Fazem parte de qual camada? Várias camadas de células mortas, sem núcleo e com queratina em seu interior. Fazem parte da CAMADA CÓRNEA ou DESPRENDÍVEL (EPIDERME). 
d. O que é a emulsão epicutânea? Caracterize-a. Membrana semipermeável acima do estrato córneo, é uma camada lipídica com função de hidratação e manutenção do pH entre 5 e 6 ela também impede a entrada de microrganismos e agentes tóxicos, retenção de água e eletrólitos. 
Emulsão: Tem uma parte aquosa é uma oleosa, tem a função de auxiliar, garantir a hidratação do estrato córneo da pele, retenção de água, e também selecionar o que permeia e não permeia. 
Oleosa: Cimento intercelular, gordura que liga uma célula e outra.
Aquosa: Fator natural de hidratação. 
e. Como o fator de hidratação natural (FHN) garante a hidratação da pele? Por atração e retenção de água. 
f. Onde estão presentes as células de Langerhans? Qual sua função? Presentes nas camadas intermediárias da epiderme, junto aos queratinócitos. Função de reconhecer e apresentar antígenos presentes na epiderme para linfócitos na derme. 
Soldados da pele, vão pegar os antígenos as substancias estranhas e vão levar para os linfócitos que estão na derme, para que aconteça as defesas imunológicas. 
g. Para que servem os melanócitos? Como eles se relacionam com o bronzeado? Sistema pigmentar cutâneo; Células dendríticas produtoras de melanina; Função: produzir melanina, e protegem a pele contra raios UV. Como se relacionam com o bronzeado: Exposição as radiações UV, aumenta atividade dos melanócitos, aumenta melanina.
h. Como ocorre a renovação e descamação celular? Os QUERATINÓCITOS sofrem diferenciação à medida que vão da camada basal até a camada córnea, o que leva entre 21 e 28 dias → O tempo de diferenciação (renovação celular) da epiderme varia nas diferentes regiões do corpo. → A epiderme descama em numerosas camadas de células queratinizadas, anucleadas e sem organelas, os CORNEÓCITOS, células mortas. 
i. O que são queratinas e para que servem? São proteínas fibrosas, insolúveis, que incluem elementos estruturais proteicos da pele, bem como cabelo, unhas, escamas, lã, penas, cascos, chifres e espinhos animais. Impermeabiliza a pele contra a entrada de agentes infecciosos. 
j. Qual a diferença principal entre as duas camadas da derme? 
Derme papilar: Próxima a epiderme, delgada, contem poucas fibras de colágeno e raras de elastina; vasos sanguíneos e linfáticos; células do tecido conjuntivo e substância intersticial. Contém papilas dérmicas.
Derme reticular: Próxima a hipoderme; maior porção (mais espessa – cerca de 4/5 da derme); poucas células, poucos vasos sanguíneos; densos e espessos feixes de fibras colágenas e fibras elásticas entrelaçadas. Fibras de elastina em diversas direções
k. Quais são as 3 principais fibras conjuntivas? Qual sua importância?
Fibras de Colágeno: Garante firmeza à pele, força e extensibilidade. Grande capacidade de RETENÇÃO DE ÁGUA. 
Fibras de Elastina: Garante elasticidade à pele, exercem função complementar às fibras de colágeno, responsáveis pela EXTENSA DEFORMAÇÃO DA PELE. 
Fibras de reticulina: Envolvem os feixes de colágeno.
Firmeza, elasticidade e resistência. 
l. Qual a importância do colágeno na pele? Qual a consequência de sua diminuição?
Garante firmeza à pele, força e extensibilidade. Diminui a elasticidade e hidratação. Perda da firmeza → formação de rugas.
m. Qual a composição da hipoderme? E sua função? Composta exclusivamente por tecido adiposo. Forma um deposito nutritivo de reserva, isolamento térmico e proteção mecânica do organismo às pressões e traumatismos externos; facilita a mobilidade da pele em relação as estruturas subjacentes; ligação entre a pele e tecidos mais profundos.
5. Sobre os anexos epidérmicos, marque verdadeiro (V) ou falso (F), justificando as falsas.
(V) Folículos pilosos são invaginações da epiderme, rodeados por uma densa rede vascular e um complexo nervoso (abaixo da glândula sebácea), com função de proteção térmica, sensorial e percepção tátil. 
(F) O folículo piloso é formado por: córtex, medula e cutícula. A cutícula protege o córtex e a medula e é responsável pela cor do cabelo. O córtex é responsável pelo brilho, macies e penteabilidade dos cabelos. A medula tem função aparentemente desconhecida. (O córtex é que o protege a medula e a cutila responsável pelo brilho, macies e penteabilidade)
(V) Existem três períodos de crescimento do folículo: período anágeno, catágeno e telógeno, sendo que maior parte dos fios estão no período anágeno.
(F) As glândulas sudoríparas subdividem-se em: écrinas – responsáveis pelo mau odor devido aos componentes orgânicos eliminados; e apócrinas – responsáveis pela eliminação de calor do metabolismo, é o suor propriamente dito. (AO CONTRARIO). 
(F) As unhas são lâminas córneas, duras, translúcidas e flexíveis, formadas por queratina mole. Este anexo subdivide-se em lâmina, lúnula e matriz. (Formada por queratina dura)
(V) As glândulas sebáceas produzem uma secreção denominada sebo, que é composta por triglicerídeos, ceras, ácidos graxos e ésteres de colesterol. Esta secreção tem função repelente à água, hidratando a pele.
6. Qual deve ser o grau de permeabilidade cutânea de um cosmético? E de um cosmecêutico? Por que? Um cosmético ou cosmecêutico pode apresentar diferentes graus de permeabilidade cutânea. É preciso definir bem a profundidade que se deseja.
Cosmético: Contactação e embebição. 
Cosmecêutico: Contactação, embebição, penetração. 
7. Sobre a permeação transdérmica (absorção percutânea), marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas alternativas a seguir, justificando as falsas.
(V) O estrato córneo (células mortas e queratinizadas), localizado na superfície da epiderme, além de funcionar como umabarreira, controla a permeação de componentes pela pele. 
(F) existem 3 mecanismos de absorção percutânea, são elas: intercelular: entre os lipídios do estrato córneo; transcelular: através de glândulas e folículos pilosos e via transanexial: através das células do estrato córneo. (Invertida) 
(F) Veículos que aumentam a hidratação da pele geralmente dificultam a permeação cutânea. (Não dificultam a permeação, aumentam) 
(F) Quem garante a hidratação da pele é o estrato Córneo e o Fator de hidratação natural (NMF). Os lipídeos que formam a emulsão epicutânea diminuem a hidratação da pele. (Aumentam) 
(F) A pele espessada por calosidades e verrugas, apresentará permeabilidade diminuída. O mesmo acontece com o aumento da temperatura no local de ação. (O aumento da temperatura favorece a permeabilidade) 
(V) Doenças que rompem o estrato córneo (camada morta), como dermatites e psoríase podem permitir o acesso facilitado de substâncias, aumentando a permeabilidade cutânea. 
(V) Eletrólitos (compostos com carga) e moléculas de alto peso molecular que tem baixo coeficiente de difusão fazem uso dos apêndices cutâneos, como folículo piloso e glândulas para serem absorvidos.
(F) Com a idade ocorre o espessamento da camada córnea e redução do grau de hidratação, resultando em um aumento na absorção. (Baixa absorção)
(F) Ativos com elevada hidrofilia têm tendência de penetrar o estrato córneo, já os ativos com elevada lipofilia têm dificuldade a ficar retido no estrato córneo. (Ao contrário)
(V) O peso molecular do ativo é inversamente proporcional à difusão, ou seja, quanto maior o tamanho da molécula menor é a taxa de difusão através do estrato córneo. 
(V) O ativo deve apresentar maior atração/afinidade com a pele do que com o veículo para que possa migrar para pele. 
(F) Quanto maior o período de permanência do produto sob a pele, maior será a permeação. A saturação não influencia neste processo. (A saturação influencia) 
(V) A baixa solubilidade do ativo na base facilita a cedência do mesmo para pele.
(V) Os promotores de permeação são substâncias farmacologicamente inativas que interagem com os componentes do estrato córneo, reduzindo a resistência cutânea à difusão do fármaco.
(F) Os promotores de permeação podem ser químicos, por exemplo iontoforese e sonoforese ou fonoforese e físicos como água, ácidos graxos, ureia, tensoativos. (Ao contrário)
8. Irritação dérmica é definida como a produção de lesões reversíveis na pele após a aplicação da substância teste na superfície. Sobre este tema, marque um X nas afirmativas corretas.
(V) O consumidor ao utilizar um cosmético pode estar sujeito a diferentes tipos de reações adversas que podem estar relacionados a (ao): Concentração do produto; Duração da exposição ao produto; Frequência da exposição ao produto.
(F) As reações irritativas não se restringem somente à área em contato direto com o produto. (Só no local) 
(F) Conservantes são usados para prevenir a formação de bactérias e fungos, evitando assim a contaminação do produto. Não são considerados causadores de alergias em pessoas sensíveis. (São grandes causadores de alergias junto com fragrâncias, corantes, conservante e filtro solares)
(V) Os conservantes liberadores de formol são perigosos pois o formol pode contribuir para o aparecimento de câncer induzido pela radiação ultravioleta do sol. 
(V) Hipoalergênico não significa livre de riscos, apenas que há menos chances de dar alergias. 
(F) Tolueno e formaldeído são componentes dos esmaltes e são os principais responsáveis pela quebra das unhas. (São responsáveis por irritação e alergia) 
(V) A RDC nº 44, de 9 de agosto de 2012 regulamenta os corantes permitidos no Brasil e em quais produtos estes podem ser usados.
(F) Fragrâncias são hipoalergênicas. (Causam alergia)
(V) Filtros solares são substâncias potencialmente alergênicas.
(V) Reações fototóxicas são um tipo de reação causada pelo sol, não de origem alérgica. 
(V) Reações fotoalergicas tipo particular de sensibilização é produzido pela irradiação UV do sol. São iniciadas pelas células de Langerhans. 
(F) Produtos hipoalergênicos são aqueles que provocam baixa incidência de alergias. Normalmente contém de conservantes, corantes, fragrâncias e filtros solares. (Não podem conter esses constituintes) 
(V) Os produtos hipoalergênicos devem passar por testes clínicos de sensibilização cutânea e fotoalergia, e promover baixa incidência de reações sensibilização. (Os testes hipoalergenicos são HRIPT e fototeste)
(F) Para os produtos de grau de risco 1 são obrigatórios os testes: testes de segurança, físico-químicos, de estabilidade e microbiológicos. 
9. Quais são as 3 formas de limpar a pele? Descreva cada uma. 
FORMAS DE LIMPAR A PELE: 
• Uso de solventes orgânicos: Remoção de sujidades, remoção de gordura. Arraste mecânico, algodão, tecido ou papel. Ex: soluções hidroalcoólicas para umedecer lenços de papel. (Etanol e acetona). Problema: Podem deixar a pele ressecada demais. 
• Uso de substancias lipofílicas: Remoção de sujidades, remoção de gordura. Arraste mecânico, algodão, tecido ou papel. (Demaquilantes). Problema: Podem deixar um filme residual na pele. 
 • Uso de tensoativos: Tensoativos são moléculas anfifílicas (diminuem a tensão interfacial entre a fase aquosa e oleosa permitindo que elas se misturem). Ex: sabões ou detergentes sintéticos. Problema: Podem ser irritantes. 
10.Qual a função dos desodorantes e antitranspirantes? 
Desodorante: Tira o odor.
Antitranspirante: Tira o suor. 
11.Como ocorre a formação do mau odor?
Odor é formado a partir da ação de bactérias sobre os componentes deste suor, proteínas da pele e da secreção sebácea. 
12.O que deve ser feito para controlar a transpiração? 
• Controlar a proliferação bacteriana; 
• Mascarar ou reduzir o odor formado.
13.Nas afirmativas abaixo, marque 1 nas que se relacionam com antitranspirantes e 2 aquelas que se relacionam com desodorantes.
(2) Produtos destinados a combater os odores da transpiração podendo ser coloridos e perfumados, apresentados em formas e veículos apropriados
(1) Atuam limitando a quantidade de suor liberado na superfície da pele, através da formação de um tampão no ducto sudoríparo, ligação a grupos –COOH da queratina, que leva a uma precipitação e consequente formação de tampão e coagulação de proteínas (solução ácida) no orifício das glândulas.
(2) Inibem o crescimento microbiano na região de aplicação e mascaram as substâncias odoríferas presentes no suor.
(1) Produtos destinados a inibir ou diminuir a transpiração, podendo ser coloridos e/ou perfumados, apresentados em formas e veículos apropriados.
(1) Exemplos: cloridrato de alumínio e zircônio, cloreto de alumínio;
(2) Exemplos: Triclosan, etanol, cloreto de benzalcônio e farneso

Continue navegando

Outros materiais