Buscar

A EDUCAÇÃO DE SURDOS E OS DESAFIOS METODOLÓGICOS PARA UM ENSINO BILÍNGUE

Prévia do material em texto

A EDUCAÇÃO DE SURDOS E OS DESAFIOS METODOLÓGICOS PARA UM ENSINO BILÍNGUE
• Critica; 
O texto é coerente ao assunto, trás a clareza do que realmente ocorre diariamente no ensino dos deficientes auditivo, é um assunto bastante importante e o material apresentado mostra bem a falta de auxilio que o ensaio dispõem para ajudar estes alunos, contribuído para maior atenção no assunto, pois é pouco tratado perante a sociedade.
• Problematização;
O material apresentado é uma obra de Leidiane Da Silva Reis e Tânia Aparecida Martins, do ano de 2018 com o título ‘ A educação de surdos e os desafios metodológicos para um ensino bilíngue ’ com a finalidade de pesquisar sobre o ensino de alunos com surdez.
O Brasil possui um numero grandíssimo de alunos com surdez nas salas de aulas juntamente com alunos ouvintes, em 2014 o Censo Escolar censitou 698.768 matrículas de alunos especiais em classes comuns, isto é, inclusão social. A prática de inclusão em vista geral é uma ótima ideia, pois aproxima e mostra que alunos deficientes ou não podem conviver e se dar bem, porém a prática educacional não compete a isso, pois não há profissionais capacitados a atender as duvidas de alunos com surdez.
O que chama bastante atenção no material apresentado é as pesquisas realizadas nas escolas com alunos surdos e mostra que na maioria dos casos o professor não proporciona um plano de aula inclusivo, até mesmo por não saber como tratar o assunto em libras (conjunto de formas gestuais utilizada por deficientes auditivos para a comunicação). 
Por tanto professores bilíngues proporcionariam um estudo digno e inclusivo para estes alunos, traria a devida solução tanto para professores e os de mais alunos em sala de aula.
A origem do método científico remonta à Grécia clássica, quando ocorreu o nascimento da dialética. 
Método cientifico é o conjunto de procedimentos racionais, baseados em regras básicas utilizadas no desenvolvimento de uma investigação a fim de produzir conhecimento dito científico, com a obtenção de resultados os mais confiáveis possíveis, seja na produção de novos conhecimentos, bem como na correção e integração de conhecimentos já existentes.
O método científico compreende as tais etapas como a observação, a formulação de uma hipótese, a experimentação, a interpretação dos resultados e, finalmente, a conclusão. Se as experiências se apresentarem positivamente em relação à hipótese, esta passa a constituir uma teoria.

Continue navegando