Buscar

Atividades - saúde do adulto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIDADE 1
Seção 1.1 - Assistência de enfermagem a afecções neurológicas I
1. O tratamento específico para AVEI inclui o uso de drogas trombolíticas (rt-PA, recomendado para pacientes com até 3 horas do início dos sintomas), antiagregante plaquetário (recomendado para todos pacientes desde que não sejam candidatos à trombólise e não estejam em uso de anticoagulante), a neuroproteção, prevenção à trombose venosa profunda e prevenção de úlcera por estresse.
Em relação ao tratamento trombolítico, qual é o critério de inclusão para utilização desta terapêutica? Assinale a alternativa correta:
R: e) Tomografia de crânio sem evidências de sangramento.
2. Sobre o hematoma intraparenquimatoso, analise as afirmativas:
 I. O quadro clínico dependerá da localização do hematoma, mas geralmente há o rebaixamento do nível de consciência súbito, cefaleia, deficit motor, dislalia, alterações pupilares e quadros convulsivos. 
II. Os fatores de piores prognósticos da HIP são a população branca e jovens. A escala de Glasgow entre 8 e 10 tem melhor evolução, sangramento intraventricular, especialmente se acompanhado por hidrocefalia, hematomas supratentoriais maiores que 10 centímetros ou hematomas cerebelares maiores que 3 centímetros, intervenções cirúrgicas tardias após 7 horas. 
III. O método diagnóstico mais comum é a tomografia computadorizada de crânio, a qual, quando bem avaliada, tem valor prognóstico, e, para isso, temos que medir o tamanho dos hematomas. 
Após a análise das afirmativas sobre quadro clínico, fator prognóstico e método diagnóstico de HIP, assinale a alternativa correta:
R: d) I e III estão corretas.
3. O diagnóstico de enfermagem tem como objetivo identificar as principais características definidoras e elaborar um plano de cuidados eficaz e individualizado, contribuindo para assistência de enfermagem baseada em evidências. 
Qual é o principal diagnóstico de enfermagem relacionado aos sinais e sintomas da hemorragia subaracnóidea?
R: d) Risco de perfusão tissular cerebral ineficaz.
Seção 1.2 - Assistência de enfermagem a afecções neurológicas II
1. A meningite meningocócica causada pela Neisseria meningitidis é uma das mais importantes doenças do ponto de vista da saúde pública devido ao seu potencial epidêmico e a alta letalidade, além da presença relativamente comum de sequelas. 
De acordo com texto apresentado, julgue qual a via de transmissão da meningite meningocócica e assinale a alternativa correta:
R: a) Gotículas de secreções nasofaríngea.
2. Paciente apresenta contraturas musculares, movimentos descoordenados e involuntários, trismo, rebaixamento do nível de consciência, liberação do esfíncter, sialorreia, apresentando episódios em torno de 2 minutos. 
De acordo com o sinais e sintomas, a qual patologia o texto se refere? Assinale a alternativa correta:
R: a) Convulsão.
3. Analise as afirmativas sobre convulsão: 
I. O status epilepticus (SE) constitui uma emergência médica associada à alta mortalidade requerendo tratamento imediato; a atividade convulsiva prolongada pode levar a dano neural. II. Na grande maioria das crises convulsivas, a atividade tônico-clônica dura mais de 5 minutos e há evidências de que a atividade convulsiva mais prolongada pode levar a dano neural, por isso alguns autores sugerem um limite de 10 minutos para uma crise tônico-clônica isolada. 
III. As causas do SE são numerosas, como: retirada de droga anticonvulsivante, abstinência alcoólica, doença cerebrovascular, metabólica, trauma, toxicidade, infecção do sistema nervoso central, tumor, lesão congênita, epilepsia prévia e causa não esclarecida. 
Assinale a alternativa correta:
R: e) I e III estão corretas.
Seção 1.3 - Assistência de enfermagem a afecções renais
1. Uma paciente encontra-se internada na clínica cirúrgica com infecção do trato urinário: 
I. Os sinais e sintomas relacionados a ITU inferior não complicada são polaciúria, nictúria, incontinência e dor supra púbica, hematúria, dor lombar, sinais e sintomas de choque séptico (taquicardia, taquipneia, febre, alteração nível de consciência, alteração de pressão arterial, alteração de perfusão periférica, oligúria). 
II. O método diagnóstico mais recomendado seria exame de urina (urina I e urocultura), hemograma completo, função renal (ureia, creatinina). Os exames complementares de imagem seriam a tomografia computadorizada e a ultrassonografia. 
III. O tratamento envolve apenas orientação ao paciente quanto à higiene. 
Analise as afirmativas sobre ITU e assinale a alternativa correta.
R: a) I e II, apenas.
2. ____________ e ____________ referem-se a cálculos no trato urinário e nos rins, respectivamente; os cálculos urinários são responsáveis por mais de 320 mil internações hospitalares a cada ano. A ocorrência de cálculos urinários acontece predominantemente entre a terceira e a quinta década de vida e afeta mais os homens que as mulheres, cerca de metade dos pacientes com cálculo renal único apresenta outro episódio dentro de 5 anos. 
De acordo com texto apresentado, assinale alternativa que preenche corretamente as lacunas:
R: c) Urolitíase, nefrolitíase.
3. Analise as afirmativas sobre insuficiência renal: 
I. A insuficiência renal crônica é caracterizada pela perda reversível da filtração glomerular. 
II. Consideramos também como uma síndrome provocada por várias doenças que vão progressivamente reduzindo a função renal: os rins tornam-se incapazes de remover as escórias metabólicas do corpo ou realizar suas funções reguladoras; as substâncias normalmente eliminadas na urina acumulam-se nos líquidos corporais levando à ruptura das funções endócrina e metabólica; distúrbios hidroeletrolíticos e ácido-básicos. 
III. As causas da IRA podem ser pré-renal (hipoperfusão do rim), intra-renal (dano real ao tecido renal) e pós-renal (obstrução do fluxo urinário). 
Analise as afirmativas sobre insuficiência renal e, em seguida assinale a alternativa correta:
R: b) II e III, apenas.

Continue navegando