Buscar

Sistema Arterial Cabeça e Pescoço

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANGIOLOGIA (SISTEMA ARTERIAL CABEÇA E PESCOÇO)
O sistema vascular sanguíneo consiste de um suprimento arterial, rede de capilares e de drenagem venosa. Os vasos sanguíneos podem ser comprometidos pela prática odontológica, por tanto desse-se ter um conhecimento apurado deste sistema. 
Os componentes da angiologia são as Artérias e Veias. As astérias se originam no coração e conduzem o sangue para fora do coração, se transformando ainda em Arteriolas e Capilares. Já as veias, levam o sangue para o coração, sendo dividido ainda Venulas.
· CORAÇÃO
É o órgão principal do sistema da angiologia, pois atua como bomba contrátil, impulsiona o sangue para o interior das artérias e o sangue volta dos tecido através das veias.
· AORTA
É uma grande artéria, divide-se em parte ascendente, arco da aorta e parte descendente. Possui um grande calibre e várias ramificações.
O arco da aorta é a parte central da artéria, constituem em ramificações diretas: no tronca braquicefálico à direira, na artéria carótida comum esquerda e na artéria subclávia esquerda.
A parte ascendente são as artérias coronárias direita e esquerda que irrigam o miocárdio.
A parte descendente faz parte das porções torácica e abdominal.
Os ramos do arco aórtico se destinam a irrigar a cabeça e o pescoço e os membros superiores.
· ARTÉRIAS CARÓTIDA COMUM E ARTÉRIA SUBCLÁVIA
A artéria carótida comum e subclávia do lado esquerdo são ramificações diretamente da artéria aorta. 
A artéria carótida comum e subclávia do lado direito são ramos do tronco braquiocefálico.
· ARTÉRIA CARÓTICA INTERNA (ACI)
A artéria carótida interna fica ligeiramente em uma posição lateral à artéria carótida externa, dirige-se superiormente e entra no canal carotídeo do osso temporal e é encoberta pelo músculo esternocleidomastóideo.
Tem a função irrigar as estruturas intracranianas, se ramifica am artéria oftálmica e vertebrais média e posterior.
A artéria oftálmica realiza a irrigação do encéfalo e parte da órbita. E as artérias vertebrais média e posterior realizam a irrigação do encéfalo.
· ARTÉRIA CARÓTIDA EXTERNA (ACE)
A artéria carótida externa irriga a maior parte dos tecidos moles da cabeça. Ela emite ramos colaterais durante seu percurso ascendente e na altura do colo da mandíbula emite seus ramos terminais.
A carótida externa tem início na região da margem superior da cartilagem tireóidea, se subdivide em ramificações e termina a nível do processo condilar. As ramificações da artéria carótida externa foi dividida em 4, os quais são: Ramos anteriores; Ramo medial; Ramos posteriores e Ramos terminais.
· RAMOS ANTERIORES:
- A. Tereóidea Superior: Irrigam estruturas abaixo do osso hióide, a glândula tireóide, o músculo laringe, o músculo infra-hióideos e o músculo esternocleidomastóideo.
- A. Lingual: Origina-se num plano acima ou ao nível do osso hióide, irriga estruturas situadas acima do osso hióide. Ramos supra-hióideos (Irrigam os músculos supra-hióideos); Arteria sublingual (irriga o soalho da cavidade oral e a Glândula Subilingual); Ramos dorsais da língua (músculos e a mucosa do dorso da língua) e a Arteria profunda da língua (Arteria Raina, músculo intrínsecos da língua).
- A. Facial: Tem origem superior a artéria lingual. O seu trajeto é pela face medial da mandíbula, curva-se sob a base da mandíbula, trajeto ao longo da face e lateralmente ao ângulo da boca e ao nariz esterno.
· RAMO MEDIAL:
- A. Faríngea Ascendente: Tem origem na face média da Artéria Carótida Externa, que irriga a parte da faringe. Artéria faríngea Ascendente.
· RAMOS POSTERIORES:
- A. Occipital: Irriga a parte posterior do couro cabeludo, o músculo supra-hióideos e cruza a região no nervo hipoglosso. 
- A. Auricular Posterior: Irriga as orelhas internas e a glândula parótida.
· RAMOS TERMINAIS:
- A. Temporal Superficial: Também tem a função de irrigação do couro cabeludo.
- A. Maxilar: Faz a irrigação da região interna da cavidade oral. Emite vário ramos colaterais e um terminal, supre a irrigação dos regiões profundas da face, inclusive dos dentes superiores e inferiores.
· ARTÉRIA MAXILAR
Possui o ramo terminal mais calibroso e importante da artéria carótida externa. Seu trajeto passa pelas fossas infratemporal e pterígopalatina, tem função de irrigar as seguintes regiões: Face, palato, cavidade nasal, mandibula, maxila, dentes, músculo da mastigação e ATM.
A artéria maxilar se subdivide em três partes, a parte mandibular, parte pterigóideoa e a parte pterigopalatina. 
· PARTE MANDIBULAR:
- A. Menínge Média: É uma excessão, pois faz parte da artéria carotídea externa, da artéria maxilar da sua parte mandibular. No entanto, ela faz um trajeto pelo forame espinhoso, adentrando a região do crânio até encontra a dura-máter do encéfalo.
- A. Alveolar Inferior: Emite ramos colaterais (ramo milo-hióideo, ramos dentais e peridentais) e terminais (artéria mentual e incisiva). Essa artéria possui dois tipos de trajeto, o extraósseo e o intraósseo. 
 O trajeto extraósseo é quando ela se divide em Ramo Milo Hióideo, percorre o sulco milo-hióideo da mandíbula e vai irrigar o músculo milo-hióideo.
 O trajeto intraósseo teremos os Ramos Dentais (Ramos Pulpares; irrigação da polpa para cada raiz dos dentes inferiores posteriores da mandínula), Ramos Peridentais (Irrigam as regiões que estão circundando o dente, como os alvéolos, gengiva e periodonto), Artéria Incisiva (Irriga os dentes inferiores anteriores) e Artéria Mentual (Irrigam a pele e mucosa do lábio inferior).
· PARTE PTERIGÓIDEA
Tem a função de irrigação dos músculos, então tem a A. Temporal Profunda Anterior e Posterior (irriga músculo temporal), a A. Pterigóidea (irriga músculos pterigoideos), a A. Massetérica (irriga o músculo masseter) e a A. Bucal (irriga o músculo bucionador e muscosa jugal).
· PARTE PTERIGOPALATINA
É chamada de parte pterigopalatina pois é na região da fossa palatina que haverá as suas ramificações.
Destina-se à irrigação dos dentes superiores, do palato, de parte da órbita, cavidade nasal, seios paranasais e nasofaringe. A parte pterigopalatina se subdivide em quatro partes principais, que posteriormente também irão se subdividirem, as quais são: Artéria Alveolar Superior Posterior; Artéria Infra-orbital; Artéria Palatina Descendente e Artéria Esfenopalatina.
 - Artéria Alveolar Superior Posterior: Irriga a polpa e periodonto dos pré-molares e molares, possui um ramo extra-ósseo para a gengiva vestibular posterior.
 - Artéria Infra-orbital: Emite ramos colaterais (artéria alveolar superior anterior) para a polpa dos dentes anteriores. E seu ramo terminal exterioriza-se no forame infraorbital para suprir a irrigação dos tecidos mole do 1/3 médio da face. Se subdivide ainda em ramos orbitais, artéria alveolar superior anterior e em ramos terminais.
 Os ramos orbitais irrigam a glândula lacrimal e o músculo do olho. A artéria alveolar superior anterior irriga os dentes anteriores da maxila, ramos dentais e ramos peridentais. Já os ramos terminais irrigam as pálpebras inferiores, nasal lateral e labiais superiores.
 - Artéria Palatina Descendente: Possui um trajeto inferior para atingir a região do palato. Ramifica-se em: A. Palatina Maior e A. Palatina Menor, que suprem a irrigação da parte posterior do palato duro e palato mole.
 - Artéria Esfenopalatina: É considerada o ramo terminal da Artéria Maxilar, muda de nome ao atravessa o forame esfenopalatino e penetrar na cavidade nasal, se subdivide em artéria nasal posterior lateral e artéria nasopalatina (artéria septal posterior). 
A Artéria Nasal Posterior Lateral irriga a parede lateral da cavidade nasal. Já a Artéria Nasopalatina percorre o septo nasal junto com o nervo nasopalatino, ambos atravessam o forame incisivo e irrigam a porção anterior do palato duro.

Continue navegando