Buscar

A FEDERALIZAÇÃO DE GRAVES VIOLAÇÕES CONTRA OS DIREITOS HUMANOS-IDC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A FEDERALIZAÇÃO DE GRAVES VIOLAÇÕES CONTRA OS DIREITOS HUMANOS: O INCIDENTE DE DESLOCAMENTO DE COMPETÊNCIA
· IDC: Índice de Deslocamento de Competência.
· Art. 109. Aos juízes federais compete processar e julgar:
§ 5º Nas hipóteses de grave violação de direitos humanos, o Procurador-Geral da República, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil seja parte, poderá suscitar, perante o Superior Tribunal de Justiça, em qualquer fase do inquérito ou processo, incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
· Emenda Constitucional nº 45, de 08 de dezembro de 2004, publicada em 31/12/2004, determinou significativas mudanças de Poder Judiciário, em especial na Justiça do Trabalho, com a ampliação de sua competência, através da nova redação dada ao artigo 114 da Constituição Federal.
· “Art. 114 – Compete à Justiça do Trabalho conciliar e julgar os dissídios individuais e coletivos entre trabalhadores e empregadores, abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta dos Municípios, do Distrito Federal, dos Estados e da União, e, na forma da lei, outras controvérsias decorrentes da relação de trabalho, bem como os litígios que tenham origem no cumprimento de suas próprias sentenças, inclusive coletivas. (…).”
O Poder Judiciário, composto por diversos órgãos e regido pela Constituição Federal nos seus artigos 92 a 126, tem o Supremo Tribunal Federal (STF) como o posto mais alto.
Justiça comum
A Justiça Comum é aquela constituída pela Justiça Federal e Estadual. A Justiça Estadual é composta por 27 Tribunais de Justiça dos estados, ou seja, cada unidade da federação possui o seu. Exercem ainda o Poder Judiciário Estadual, as comarcas que agregam um pequeno número de municípios, bem como o município-sede, tendo em vista que nenhuma cidade conta com o Poder Judiciário independente. À Justiça Federal compete julgar, conforme estabelece o artigo 109 da Constituição de 1988, as causas que a União, entidade autárquica ou empresa pública federal forem interessadas na condição de autoras, rés, assistentes ou oponentes, exceto as de falência, as de acidentes de trabalho e as sujeitas à Justiça Eleitoral e à Justiça do Trabalho. Já a Justiça Estadual é de competência residual, ou seja, julga matérias que não sejam da competência dos demais segmentos do Judiciário.
· O IDC deve ser suscitado somente pelo PGR (Procurador Geral da República).
Pode acontecer em qualquer fase do processo ou inquérito, desde que sejam preenchidos os três requisitos necessários para possibilidade de transferência da Justiça Estadual para Justiça Federal, sendo eles:
· Grave violação dos Direitos Humanos;
· O crime deve estar previsto nos Tratados Internacionais;
· Justiça viciada, ou seja, não consiga efetividade ao julgamento, por não conseguir atender a lei.
No Brasil, a 1ª vez foi suscitado pela PGR em 2005, no caso da missionária americana Dorothy Stang, 73 anos, ativista da reforma agrária, foi assassinada em uma emboscada, com 06 tiros. O pedido foi indeferido, pois o entendimento foi que Justiça Estadual estava atuando conforme a lei.
· É possível adotar medidas judiciais para concretizar os direitos humanos no Brasil e tornar o Estado menos suscetível a condenações por tribunais internacionais? 
Em 2010, o advogado Manoel Bezerra de Mattos Neto, defendia os interesses dos trabalhadores rurais, foi assassinado por pistoleiros em Pitimbu/PB. O pedido foi deferido, diante do atendimento dos três requisitos. Neste caso, houve a violação grave dos Direitos humanos, onde a lesão extrapolou o limite do crime de homicídio, o descumprimento dos Tratados Internacionais, pois o Brasil já havia recebido recomendações para adotar medidas cautelares de proteção ás pessoas ameaçadas pelo grupo de extermínio, como também a incapacidade das instâncias e autoridades locais em oferecer resposta efetivas. 
· Quais vantagens políticas e econômicas para o Estado brasileiro pelo cumprimento dos deveres internacionais aos quais esteja vinculado?
CHACINA DO CABULA
Em 06/02/2015, na Vila Moisés, bairro do Cabula, em Salvador (BA), policiais da Rondesp cercaram um grupo de 12 jovens, entre eles 04 adolescentes, atirando contra eles, levando-os a morte.
O pedido de IDC, foi julgado pelo relator Ministro Reynaldo Soares da Fonseca, como improcedente, por falta de preenchimento dos três requisitos. Prevalecendo a versão de que o evento corresponde a mera resposta a injusta agressão os PMs, em reação aos disparos de arma de fogo, iniciado pelas vítimas, descritas como possíveis usuários de traficantes de drogas.
· Considerando a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e o ordenamento jurídico brasileiro quais são os pressupostos principais que devem ser atendidos simultaneamente para o acolhimento do Incidente de Deslocamento de Competência?
Foi consagrado pela jurisprudência três pressupostos principais que devem ser atendidos simultaneamente para o acolhimento do Incidente de Deslocamento de Competência: 
· a constatação de grave violação efetiva e real de direitos humanos; 
· a possibilidade de responsabilização internacional, decorrente do descumprimento de obrigações assumidas em tratados internacionais; e
· a evidência de que os órgãos do sistema estadual não mostram condições de seguir no desempenho da função de apuração, processamento e julgamento do caso com a devida isenção.

Outros materiais