Buscar

Caso concreto 13 resposta(historia do direito)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Com o propósito de contribuir com o aprimoramento do aluno, preparamos as questões que seguem abaixo, que certamente auxiliarão na maior compreensão do período estudado nesta semana 12 
Leia a reportagem abaixo, que está diretamente vinculada à questão da qual trataremos na semana 12, veiculada no site http://noticias.uol.com.br/ultnot/2008/02/27/ult23u1279.jhtm e  responda as questões que seguem.
 
27/02/2008 - 16h07
Eleitores brasileiros acham 'todos os políticos corruptos', diz pesquisa- Da Redação
 
Pesquisa qualitativa encomendada pela Justiça Eleitoral ao Instituto Nexus e à Cultura Data mostra que os eleitores brasileiros, em sua grande maioria, acham que os políticos são todos corruptos, e que não fazem nada pelo povo. Segundo os dados, há uma percepção geral de que a classe política não trabalha em benefício da população e visa seus próprios interesses. Para os entrevistados, os políticos são enganadores - prometem muito durante a campanha e não fazem nada daquilo que prometeram - traem e abandonam o eleitor.(...)
Os dados revelam que há, no Brasil, dois tipos de eleitores: os otimistas, que acreditam no poder transformador do voto, e os céticos, descrentes, que percebem o voto como uma perda de tempo, que não muda a realidade. A pesquisa identificou que os eleitores de perfil otimista, apesar de serem críticos com relação à situação do Brasil, mantêm o patriotismo e percebem o voto como uma arma do cidadão. Já o grupo de pessimistas tende a ser contra a obrigação de votar e vivem a experiência de frustração com o voto (...)
Por que a Constituição brasileira de 1988 foi chamada de “Constituição Cidadã’”?
R:Pois foi a constituição onde houve o maior número de avanços na parte de diretos para os cidadãos .
De acordo com a reportagem acima, em sua opinião, é possível afirmar que a Constituição brasileira de 1988 conseguiu solidificar nos brasileiros um sentimento de exercício da cidadania?
R:Não o que ocorre é que em sua maioria a população tem a visão micro do problema vendo só o que ocorre ao seu redor e o que é noticiado pelo jornais , não vendo que quem tem poder de mudar o que está errado é o próprio povo que detêm o poder e pode e deve mudar o que acha que está errado .
 
Questão Objetiva
Convocada pela Emenda Constitucional nº 26, de 27 de novembro de 1985, a Assembleia Nacional Constituinte inicia os seus trabalhos a partir de 1º de fevereiro de 1987 e vai até 5 de outubro de 1988.  A nova Constituição, denominada de "Constituição Cidadã" pelo Deputado Ulysses Guimarães da Silveira (SP), Presidente da Assembleia Nacional Constituinte, foi promulgada no dia 5 de outubro de 1988 - a sétima da nossa história e a sexta  da República. Restabelece os parâmetros legais do regime democrático iniciado em 1946, interrompido em 1964, e reiniciado em 1985. É inovadora em suas definições de direitos humanos e coletivos. Marcada por sua extensão e pelo caráter detalhista com  que estabelece direitos sociais e regula a ordem econômica. Na essência é diferente das constituições anteriores porque começa com o cidadão. Graficamente testemunha a primazia deste e foi escrita para ele. O cidadão (o homem) é seu fim e sua esperança. Por isso foi denominada de "Constituição Cidadã" pelo presidente da Assembleia Nacional Constituinte, deputado Ulysses Silveira Guimarães (SP). Nela foram inseridos direitos e faculdades das crianças e adolescentes, idosos, mulheres, deficientes, índios e negros, assegurando prerrogativas às minorias, até então totalmente à margem de reconhecimento formal. 
Os seus princípios trazem forte caráter de proteção aos direitos humanos e sociais. Além disso, a nova Carta inova ao estabelecer novas garantias constitucionais aos cidadãos, as chamadas liberdades constitucionais, como o mandado de injunção e o habeas data. Qualifica ainda como crimes inafiançáveis a tortura e as ações armadas contra o Estado democrático, amplia os poderes do Congresso Nacional e estabelece a igualdade entre mulheres e homens. (texto adaptado, disponível em: http://www2.camara.gov.br/conheca/historia/historia/a6republica.html). 
Tomando o texto como referência e pesquisa na bibliografia indicada, responda:
A definição sobre o sistema de governo presidencialista, a forma de Estado republicana, mantidos na atual Constituição de 1988, foram:
a)   Referendados por um plebiscito, em 21 de abril de 1993;
b)   Instituídos na época do Império, através da primeira Constituição;
c)   Criados por meio de um decreto-lei assinado por Getúlio Vargas, após a Revolução de 1930;
d)   Resultado de um amplo debate popular, juntamente com o movimento das Diretas Já, no final da ditadura militar.

Outros materiais