Buscar

PCC 4 SEMESTRE EF

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PCC número 4
Para a realização desta prática e das atividades propostas, convidei uma criança do sexo masculino, de 8 anos de idade. Em relação à disciplina de atletismo, para que fosse possível a execução do exercício, que caracterizassem uma prova de pista, optei por corridas rasas, no caso, os 100 metros masculinos. Em relação à disciplina de futebol, optei pelo fundamento do chute a gol, ambos bem básicos e pertinentes ao público-alvo, que se trata de uma criança ainda em fase de desenvolvimento de suas capacidades motoras.
Tanto na atividade de corrida de 100 metros e dos chutes no futebol, a via metabólica predominante durante a realização de cada movimento proposto foi o sistema ATP-CP (fosfagênio) ou anaeróbico alático, o qual exige altos índices de energia durante um breve período de tempo e depende basicamente da produção de ATP a partir das reações enzimáticas desse sistema. Esse tipo de exercício de alta intensidade e de curta duração, trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica. 
Já em relação a disciplina de Gestão e Tendências em Academias, pude vivenciar aulas que agregaram conhecimento nesta disciplina. A academia frequentada dispunha de infraestrutura adequada, bem como ambiente arejado, possuía bebedouros, banheiros com chuveiros, lavatórios, e seguiam todas as normas de segurança. Sempre um profissional capacitado estava pronto para esclarecimentos de dúvidas quanto a realização correta do exercício prescrito nas fichas. Os exercícios sempre eram demonstrados pelo profissional de Educação Física responsável, visando a necessidade do aluno. Essas necessidades, ou objetivos eram rigorosamente preenchidos em uma ficha assim que o aluno procurava por esta prática de atividade física. A partir de então, era criado um treino específico de acordo com o objetivo de cada indivíduo. 
a) As vias metabólicas permitem a liberação gradual de energia livre, estocada em ligações químicas dentro de moléculas biológicas (carboidratos, lipídios e proteínas), em adequados pacotes energéticos os quais são usados para fosforilar o ADP à ATP. Dessa maneira, a forma de utilização de energia celular é conservada em ligações fosfatos da molécula de ATP, a qual é considerada a moeda energética celular. As duas vias metabólicas, aeróbia e anaeróbia, diferem em complexidade. Quanto mais complexa a estrutura química da molécula orgânica, mais longo é o tempo para degradá-la e mais alta é a produção de ATP. Logo, o organismo prioriza uma ou outra via metabólica de acordo com a demanda energética específica, a qual é estabelecida pelo modo, intensidade, volume e frequência da atividade física. Com isso, as vias metabólicas responsáveis pela síntese de ATP dos atletas de futebol e atletismo, sobre as exigências metabólicas e aptidão física, aeróbia e anaeróbia dos atletas que executam as atividades, de acordo com princípio da bioenergética, a contribuição de determinado sistema energético dependerá do volume dos deslocamentos, da intensidade dos mesmos e da aptidão física de quem o executa. Para o atletismo escolhi a prova de "corrida de 100 m" e para o futebol o "chute a gol". A via metabólica utilizada em ambos é o metabolismo anaeróbico alático. São exercícios de alta intensidade e de curta duração , que exigem altos índices de energia durante um breve período de tempo e dependem basicamente da produção de ATP a partir das reações enzimáticas desse sistema e, por isso, ele é utilizado na produção de ATP em exercícios de alta intensidade e de curta duração.Os sistemas ATP e PCr podem proporcionar uma potência muscular máxima por um período aproximado de 8 a 10 segundos, o que é suficiente para ambas ações. 
b) O sistema de fornecimento de energia dependente de oxigênio (aeróbio) produz ATP continuamente, porém sua velocidade de produção é baixa. Nos momentos iniciais, devido ao aumento abrupto da necessidade energética, a ativação da via anaeróbia tem grande participação no fornecimento energético, em função do déficit inicial de oxigênio. Nesta fase inicial de transição o composto de alta energia creatina-fosfato (CP) é o principal responsável pelo desempenho do trabalho muscular durante o exercício, principalmente nos segundos iniciais. Há significativa redução das concentrações de creatina fosfato muscular após 1 minuto de exercício a 55% do consumo máximo de oxigênio, indicando a importância deste substrato nos momentos iniciais do esforço. A glicólise anaeróbia também tem fundamental importância para a geração de ATP durante os primeiros minutos de atividade, podendo utilizar glicogênio muscular como substrato energético. Esta participação do metabolismo anaeróbio pode ser confirmada pela observação de ausência de modificações significativas do VO2 no início do exercício. Com o prolongamento da sessão de esforço, a participação do metabolismo aeróbio torna-se mais pronunciada, mas ainda há contribuição da via anaeróbia no fornecimento energético.
c) O esporte é bastante importante para a nossa vida de modo que a prática esportiva faz com que tenhamos um bom desenvolvimento na nossa vida tanto socialmente quanto fisicamente. O esporte exercita nossos músculos e também a nossa mente dado que a prática esportiva muitas vezes nos insere em um ambiente social diferente que faz com que haja um crescimento tanto da nossa saúde mental quanto da física. Por meio do esporte o indivíduo poderá desenvolver capacidades diversas como: física, motora e cognitiva, além de promover a socialização, o respeito e a cooperação. O esporte é uma importante arma social para melhor desenvolvimento da nação, visando aproximar os povos e fazer com que estes exercitem não somente o corpo, mas também a mente, para que possam obter resultados mais expressivos na sua vida, seja ela profissional, estudantil ou dedicada ao lazer. Outro papel da inclusão social através do esporte é a questão da integração das pessoas portadoras de deficiência física. A prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica além de desenvolver e melhorar tais formações. 
d) A aula escolhida foi a musculação. Durante um treino em uma academia o controle térmico do organismo (dissipação de calor) ocorre por meio do suor, sobretudo em razão da evaporação. Se o ambiente estiver quente e úmido, a temperatura tende a aumentar cada vez mais, sendo que a evaporação será a única forma de perder calor corporal. Sendo assim, o suor é uma forma do organismo manter a “temperatura ideal” do corpo. Fisiologicamente, o hipotálamo é o nosso centro regulador de temperatura, através dos termorreceptores espalhados pelo nosso corpo, ele capta as informações tanto para induzir a produção de calor como para resfriamento corporal, respectivamente. Sendo assim, o responsável pela homeostase da temperatura corporal. É importante saber que na prática de musculação já há uma produção de calor pelos músculos, por isso, a hidratação é um fator importante, a vestimenta adequada também, bem como a temperatura ambiente, pois quando a temperatura ambiente ultrapassa 30°, a radiação, a convecção e a condução deixam de ser mecanismos de perda de calor e passam a adicionar calor ao organismo, além daquele já produzido pelo exercício.
e) A academia visitada tem muito bem definidos seus valores e sua missão, e isso é apresentado e discutido com todo novo colaborador e parceiro contratado, além de estar afixado em quadro para conhecimento de seus alunos e visitantes. Interessante como sua missão e seus valores se alinham perfeitamente ao que a sociedade espera, e vai além, de uma prestação de serviços desse tipo. Prestar um serviço de qualidade, oferecendo auxílio técnico de bons profissionais e ter à disposição um espaço limpo, arejado e de bom gosto, além de equipamentos de ponta, seguindo regras ergonômicas fazem parte desse pacote. Abusca pela excelência em todos os seus setores tem como foco seus alunos/clientes de qualquer faixa etária e classe econômica. Trabalham com um planejamento estratégico, com metas (semestrais e anuais) e os principais meios (e recursos), abarcando todas as ramificações de gerenciamento, tendo um excelente controle e dados precisos do que acontece no ambiente, tendo noção total dos alunos ativos, de cancelamento de matrículas, taxa de inadimplência e índice de renovações. 
f) A academia visitada tem muito bem definido seus valores e sua missão, e isso é apresentado e discutido com todo novo colaborador e parceiro contratado, além de estar afixado em quadro para conhecimento de seus alunos e visitantes. São eles:
MISSÃO: visa promover o bem-estar para os associados e visitantes, apoiando a formação do ser humano, em um convívio harmônico, ambiente seguro, acolhedor e adequado às atividades esportivas, sociais, culturais e recreativas. .
VALORES: 
· Qualidade no trabalho sustentado pela tradição.
· Crescimento com base no aprendizado.
· Cooperação e do diálogo, gerando confiança.
· Liderança por meio de estímulos e do exemplo próprio.
Interessante como sua missão e seus valores se alinham perfeitamente ao que a sociedade espera, e vai além de uma prestação de serviços desse tipo. Prestar um serviço de qualidade, oferecendo auxílio técnico de bons profissionais e ter à disposição um espaço limpo, arejado e de bom gosto, além de equipamentos de ponta, seguindo regras ergonômicas fazem parte desse pacote. A busca pela excelência em todos os seus setores tem como foco seus alunos/clientes. Um ponto negativo, relacionado com a matéria optativa "Língua Brasileira de Sinais” – posso dizer que, a academia não dispõe de professores com noções de libras, uma vez que fica impossibilitado de receber alunos com alguma deficiência auditiva. É um ponto a ser melhorado, podendo agregar cada vez mais pessoas, independente de suas limitações, e podendo utilizar o exercício físico como seu aliado.

Continue navegando