Buscar

Estudo de caso - Educaçao Ambiental

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO – EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ACORDO DE PARIS
O Acordo de Paris é um compromisso global sobre as mudanças climáticas e apresenta metas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Para que o acordo entrasse em vigor foi preciso que os países que respondem por pelo menos 55% das emissões o aprovassem. Em 12 de dezembro de 2015 o Acordo foi assinado após várias negociações, entrando em vigor em 2016. Em 2017, 195 já haviam assinado o Acordo e 147 países o ratificaram.
O objetivo do Acordo de Paris é de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, como o dióxido de Carbono. A utilização extensiva de combustíveis fósseis produziu o aumento da liberação de dióxido de Carbono e outros gases nocivos na atmosfera. Este tipo de emissão de gás aumenta significativamente a temperatura da Terra.
Os 5 principais países envolvidos
Os países que mais causam impacto no acordo de Paris são os que compõe o G20. O G20 é responsável por 78% das emissões globais de dióxido de Carbono. Os países do G20 são Alemanha, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e a União Europeia. Juntos os países membros do G20 constituem 80% da economia global. Destes, os cinco maiores emissores do dióxido de Carbono na atmosfera são: China, Estados Unidos, Índia, União Europeia e Rússia, que respondem por mais de 50% das emissões nos últimos 10 anos.
Manter qual temperatura
Com a criação do modelo de produção industrial o planeta começou a registrar um aumento da temperatura. O Acordo de Paris visa evitar que a temperatura da Terra suba 2º C em relação a temperatura global antes da era industrial. Hoje em comparação a com a temperatura pré-industrial já se estima um aumente de 1º C.
Período de assinatura oficial do acordo
O Acordo de Paris foi assinado durante a 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 21), realizada em Paris, França, em 12 de dezembro de 2015. No entanto, a proposta estabelecida pelo documento só entrou em vigor em 4 de novembro de 2016, quando houve a ratificação do acordo por 55% dos países emissores de gases do efeito estufa.
Participação e compromisso do Brasil
O principal compromisso do Brasil no Acordo de Paris e reduzir as emissões de gases do efeito estufa em pelo menos 37% até o ano de 2025, e de 43% até 2030. Além disso, outros compromissos assumidos pelo Brasil são: reduzir o desmatamento; utilização de energia limpa nas industrias; melhoria na infraestrutura de transporte; fortalecer o uso de fontes limpas de energia; reflorestamento de 12 milhões de hectares; aumentar, até 2030, a participação da bioenergia na matriz energética do Brasil para 18%.

Continue navegando