Buscar

FÓRUM II FUNDAMENTOS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FÓRUM II – FUNDAMENTOS DA LÍNGUA PORTUGUESA
“É fato conhecido que, para que ocorra a compreensão do texto e para a construção da coerência textual, é fundamental que se considere o contexto. Ele engloba não apenas o contexto, mas também a situação de interação imediata, a situação mediata (entorno sociopolítico e cultural) e o contexto cognitivo dos interlocutores. De acordo com Koch e Elias (2006), o contexto cognitivo reúne todos os tipos de conhecimento arquivados na memória dos atores sociais que precisam ser mobilizados por ocasião do intercâmbio verbal”. Cite quais são esses conhecimentos e quais suas funções.
De acordo com leitura feita as funções do conhecimento cognitivo são: a linguagem, a memória, a atenção, a percepção e funções executivas. Nesse contexto, de funções podemos entender de certa forma, os comportamentos humanos, do mais simples ao mais complexo. Segundo Koch e Elias (2006), esses conhecimentos cognitivos, são estratégias no uso do conhecimento, e isso facilita o processamento textual. Essas estratégias precisam em algum momento de um calculo mental, por parte dos interlocutores. Nesse caso, observa-se quais são os objetivos do leitor, quais suas experiencias, crenças, atitudes e opiniões sobre um determinado assunto ou tema. Vale ressaltar, que esse conhecimento disponível em relação ao contexto se relaciona ao texto, a mensagem que o autor quer passar sendo intencional ou não. Pois, essa compreensão por parte do leitor não é prevista, podendo levar o leitor a experenciar outros sentidos além do desejado. 
Sabe-se que para a compreensão de um texto e o processo de construção da coerência textual, o conhecimento cognitivo é muito importante, pois devemos observas outros conhecimentos. Esses conhecimentos são: o linguístico, o enciclopédico e o intencional. No conhecimento linguístico há uma abrangência dos conhecimentos gramaticais e do léxico da língua, tendo assim, a noção de frases, valores semânticos e uso de afixos. Já no conhecimento enciclopédico são tratados conhecimentos diversos sobre a vida e mundo. Dessa forma, há uma compreensão por enumerações acerca dos fatos do mundo e de experiencias de cada indivíduo. E por fim temos o conhecimento intencional, no qual interagimos por meio da linguagem, de forma intencional, utilizando de referencias e as mais diversas formas de interação.

Outros materiais