Buscar

A acessibilidade nos leva a repensar atitudes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A acessibilidade nos leva a repensar atitudes, modificar concepções e planejar nossas ações. Adaptando ambientes, recursos, materiais e acessos e eliminando barreiras (arquitetônicas, comunicacional, metodológicas, instrumentais e atitudinais) que podem impedir o acesso de pessoas com deficiência à interação e participação ampla na sociedade. 
Acessibilidade é oportunizar à todos as mesmas possibilidades de desenvolvimento de acordo com a sua dificuldade. É implantar a noção de equidade pensando na diversidade e pluralidade da nossa sociedade, dando condições e instrumentos diferentes à necessidades individuais. 
É instituir o princípio da isonomia "O princípio da igualdade pressupõe que as pessoas colocadas em situações diferentes sejam tratadas de forma desigual: “Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades”. Este princípio, é baseado na célebre frase de Rui Barbosa "A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aos desiguais, na medida que se desigualam. Nesta desigualdade social, proporcionada à desigualdade natural, é que se acha a verdadeira lei da igualdade..."
Para que isso ocorra de fato, é necessário um esforço intenso e conjunto da sociedade e suas instituições para proporcionar acessibilidade àqueles que precisam, garantindo autonomia, conforto e segurança à eles. Respeitando-os e impedindo que sejam excluídos do convívio social. Pois a acessibilidade é propiciar à essas pessoas acesso aos mesmos bens e serviços disponíveis aos demais cidadãos.

Continue navegando