Buscar

Anatomia e fisioloia da pele

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

URSULLA PÉRET
MED VII – 8° PERIODO
AULA 1 – 25/03 – DIMITRI
ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PELE
Quando a gente fala de anatomia da pele, o que que a gente tem que saber? 
· Que as camadas da pele e os anexos tem uma certa relação com melanócitos e nervos. Isso em relação a origem embrionária. Isso explica alguma questão de sindorme nerologica ter relação com doença de pele. 
· Isso porque, na origem, a epiderme e os anexos cutâneos tem a mesma origem do smelanócitos e dos nervos (ORIGEM NA ECTODERMA).
· E a derme e a hipoderme tem ORIGEM NO MESODERMA. 
Quais são as camadas da pele? Epiderme, derme e hipoderme. São subdividas.
A primeira camada, que é a mais superficial, é a EPIDERME e ela é subdivida em 5 camadas: CAMADA CORNEA, CAMADA GRANULOSA, CAMADA MALPIGHIANA, CAMADA BASAL e CAMADA LUCIDA (peles mais grossas- palmo plantar). 
A DERME, que é a segunda camada, e aqui estão a maioria das glândulas. Tudo que acomete glândula e vasos (a epiderme é avascular), tem que pensar em derme.
A HIPODERME, a mais profunda, tem os adipócitos e o acumulo de gordura, é a camada de sustentação da pele.
1. EPIDERME: 
A principal célula é o CERATINÓCITO, 80% da camada é composta por essa célula. 
Ela é um epitélio escamoso estratificado, várias camadas de célula. Está presente em toda a superfície corporal.
Espessura é variada (variar de 0.04mm a 1.60mm).
· Camada basal ou germinativa: Composta por CERATINÓCITOS, e eles são responsáveis por desenvolver as outras camadas.
PROCESSO DE CERATINIZAÇÃO – é quando o ceratinócito da camada basal (mais baixa) vai se desenvolvendo, perdendo o núcleo e adquirindo grânulos de queratina (grânulos de ceratohialina – mais roxa, mais escura, que são os precursores da queratina), à medida que vai subindo para a superfície (até chegar na camada córnea).
· Camada espinhosa, ou estrato de Malpighi
· Camada granulosa
· Camada lúcida: presente apenas em regiões palmo plantares
· Camada córnea: é a camada mais superficial de todas. Formada por CORNEÓCITOS (são células achatadas, anucleadas e preenchidas por queratina – antigos ceratinócitos). 
A espessura dessa camada córnea varia. Se tem o processo mais acelerado tem doenças descamativas. Normalmente o processo de ceratinização dura 28 dias. Na psoríase por exemplo, dura apenas 7 dias. 
Os CERATINÓCITOS são as principais células, vão se diferenciar da camada basal até a camada córnea. Estão unidos entre si por DESMOSSOMOS (ponte intercelular). Tem algumas doenças que vão romper esses desmossomos e com isso vai gerar edema intercelular (espongiose).
 	O processo de ceratinização (fala de novo o que é aqui).
	Os MELANÓCITOS é a célula que vai gerar a MELANINA, que é a nossa cor de pele. O número de melanócitos varias de acordo com o sítio anatômico, e isso é o que deixa uma parte da pele com o tom diferente da outra (axila, região inguinal). 
Em relação ao tom de pele (pele negra ou pele clara) NÃO HÁ MUDANÇA NO NÚMERO DE MELANÓCITOS (cuidado com isso!!! Não ache que pessoa de pele negra vai ter um número de melanócitos maior que a pessoa de pele clara). O que vai determinar a mudança do tom de pele? O TAMANHO E A MORFOLOGIA DOS MELANOSSOMOS (está dentro dos melanócitos).
Porque que tem pessoas idosas que falam que “hoje em dia eu sou muito mais clara do que há 30, 40 anos”? Isso porque vamos perdendo a densidade de melanócitos durante a vida, a cada 10 anos perde-se em torno de 8% de melanócitos. ENTÃO DE FATO VAI CLAREANDO SUA PELE A MEDIDA QUE VAI ENVELHECENDO,
Tipos de melanina:
· EUMELANINA: vai gerar o pigmento negro e castanho.
· FEOMELANINA: vai gerar os pigmentos amarelos e avermelhados.
	As CÉLULAS DE LANGERHANS são células de defesa, são fagócitos que tem uma origem na medula óssea e são responsáveis pelo sistema imunológico. Elas são APC (célula apresentadora de antígeno). Elas possuem uma organela que chama GRÂNULO DE BIRBECK, está ligada ao transporte de material antigênico (estão presentes na epiderme, mucosa, baço, timo, linfonodos e derme).
	A CÉLULAS DENDRÍTICAS INDETERMINADAS que também são células de defesa, mas ela não tem o grânulo de birbeck. Não tem a função totalmente esclarecida ainda. 
	As CÉLULAS DE MERCKEL são células que vão permitir que você sinta sensibilidade tátil. São células que vão ter neurotransmissores que quando tem uma pressão sob a pele eles são liberados.
	
2. ZONA DERMO-EPIDÉRMICA OU ZONA DA MEMBRANA BASAL:
É a transição entre a derme e a epiderme. Subdividido em 3 camadas: membrana plasmática da camada basal + lâmina lucida + lâmina densa.
Aqui tem os HEMIDESMOSSOMOS, que liga o ceratinócito (ultima camada deles) com a membrana basal. 
A LÂMINA LUCIDA que é uma camada que vai ter filamentos de ancoragem, glicoproteínas, laminina e fibronectina.
A LAMINA DENSA E SUBLÂMINA DENSA são camadas onde a gente tem colágeno. Na LD tem o colágeno tipo IV e na SLD tem o colágeno tipo VII. 
3. DERME:
Formada por TECIDO CONJUTIVO. É uma camada de suporte.
Vai ter uma rede de fibras colágenas e de elastina que estão preenchidas pela SUBSTÂNCIA FUNDAMENTAL AMORFA (agua, eletrólitos e substâncias retentoras de agua). Anexos epidérmicos, neurovasculatura (nervos e vasos) e elementos celulares (fibroblastos, macrófagos, mastócitos, linfócitos). É uma camada onde tem o maior número de estruturas.
Os FIBROBLASTOS são as células mais abundantes na derme. Vai sintetizar fibras colágenas, reticulares e elásticas e produzir a substância amorfa.
A SBA é constituída de glicosaminoglicanas, agua eletrólitos e glicoproteínas. Ela ocupa o espaço entre as fibras (que representa 75% do peso da derme).
Os ANEXOS CUTÂNEOS:
· FOLÍCULO PILOSSEBÁCEO: todo folículo (onde vai nascer o pelo) tem uma glândula sebácea junto. Porque que o rocutãn é o melhor tratamento para acne? Porque é o único que consegue destruir a glândula sebácia. 
· O PÊLO é uma estrutura filiforme formada por células ceratinizadas produzidas no folículo piloso. Tem o PELO VELUS OU LANUGOS (fino e claro), PELO TERMINAL (grosso e pigmentado – cabelo, barba, axila, região pubiana).
Todo folículo pilo tem a glândula associada, mesmo que não tem o pelo ali.
· GLANDULA SEBÁCIA: Tem a GLANDULA HOLÓCRINA que é quando a secreção que ela produz é resultado da desintegração da célula (é parte da célula que é a secreção). 
Produz o SEBUM para lubrificar a superfície cutânea. É ativada por hormônios (testiculares, ovarianos e supra renais) – significa que sua atividade aumenta na adolescência. 
Localiza-se em toda a pele, exceto palma e plantas (tem suor mas não tem sebum).
No estresse não tem aumento do sebum, não tem ligação da glândula sebácea com fatores emocionais. 
· GLANDULA SUDORÍPARA: tem a parte ductal e a parte espiralada. Pode ser GS ÉCRINA OU GS APÓCRINA.
GSE: está em toda a pele, exceto na glande e na semimucosa labial. É mais concentrada na região palmo plantar e nas axilas. É um tipo de glândula chamada de TUBULAR MERÓCRINA, que vai produzir o suor e vai ser excretado no acrossiríngio (é a abertura na epiderme). É regulada pelo SNA, fibras colinérgicas. 
Suor é composto de água e eletrólitos. Mal cheiro do suor pode ser indicativo de infecção bacteriana (BROMIDROSE). Tratar a bactéria vai sair o cheiro fétido. 
GSA: é outro tipo de glândula tubular e vai estra mais nas axilas, aréolas mamárias e genitais. 
· UNHAS: são lâminas duras de queratina produzidas pela matriz ungueal. O crescimento é muito lento (0,1mm por dia). 
Porque que o tratamento de unha demora tanto? Porque a lesão que está na matriz ungueal vai chegar no topo da unha em uns 8 meses. Tratamento de onicomicoses, por exemplo, é importante trocar tudo que já teve contato com a unha (sapatos, alicate, lixa, esmaltes), não adiantar esterilizar (mata bactéria e não fungo), tem que jogar fora. Como sapatos não vai jogar fora pode usar fungicida para tentar eliminar o fungo do sapato. 
3

Outros materiais