Buscar

Lista de exercícios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Ciências do Ambiente
Lista de Exercícios
Aluno(a): Vanessa Borges de Lima                       	                                                           
 
1. Aborde sobre os Ciclos Biogeoquímicos e descreva um dos ciclos. 
Os Ciclos Biogeoquímicos são um movimento cíclico de elementos químicos entre o meio biológico e o ambiente geológico. Além disso, eles possuem algumas características como: depósito “geológico”; inclusão de seres vivos; câmbios químicos; movimento do elemento químico desde o meio físico até os organismos e seu retorno a este. O Ciclo da Água: Consiste basicamente na evaporação da água das camadas líquidas e superficiais do solo, por efeito da ação dos raios solares. Seguindo-se a formação de nuvens e sua condensação e precipitação sob a forma de chuva, granizo ou neve. Uma parcela da água que se precipita sobre o solo infiltra-se, promovendo a sua reidratação e o carregamento das reservas freáticas. Uma outra parte escoa superficialmente formando os córregos, rios e lagos. A proporção de água de escoamento superficial em relação à infiltração é influenciada fortemente pela ausência ou presença de cobertura vegetal, uma vez que esta constitui barreira ao rolamento livre, além de tornar o solo mais poroso. A parcela de água que se precipita sobre a hidrosfera participa do ciclo curto e a que cai sobre a litosfera compõe o ciclo longo.
0. Dê uma explicação para as cadeias alimentares não poderem ter mais de 4 ou 5 níveis tróficos. 
A energia entra em um nível trófico quando um organismo interage com o outro e é transformado em biomassa. Essa biomassa é transferida entre os níveis tróficos. Entretanto, as transferências não são eficientes, o que acaba limitando o comprimento das cadeias. Aproximadamente 10% da energia é armazenada pelo nível trófico seguinte. Dessa forma, por esses fluxos energéticos serem baixos, eles limitam o comprimento das cadeias. 
0. Caracterize os fatores ecológicos. 
Os fatores ecológicos podem ser subdivididos em bióticos e abióticos. Os fatores bióticos podem ser classificados pelas relações entre os seres como: Intraespecífica (mesma espécie); Interespecífica (espécies diferentes); Harmônica (ninguém é prejudicado); Desarmônica (no mínimo um é prejudicado). Por outro lado, temos os fatores abióticos, por exemplos: Temperatura (influi no metabolismo, na fotossíntese, no desenvolvimento); Luz (essencial na fotossíntese, pigmentação da pele, regula os ritmos diários e anuais); Água (composição das células e presente nos processos metabólicos); Nutrientes (necessários para o crescimento e reprodução dos seres vivos). 
0. Discorra sobre o tema reciclagem natural. 
Na biosfera, todo processo de biossíntese deve corresponder a um processo de biodegradação. Isso acarreta para que haja um equilíbrio natural e faz com que todos os elementos retirados do meio devam, mais cedo ou mais tarde, ser restituídos ao meio. Alguns animais e vegetais realizam essa reciclagem de forma natural. Por exemplo: A ação de microrganismos que se alimentam de restos de animais e os transformam em compostos orgânicos, se não fosse por isso teríamos um amontoado de lixo no planeta. 
0. Faça uma análise comparativa entre os ecossistemas Naturais Maduros e os Ecossistemas Importadores. 
Os ecossistemas naturais maduros aparecem em seus estados naturais e, geralmente, não são empregados nem habitados pelo homem. Exemplo: montanhas e oceanos. Por outro lado, nos ecossistemas urbanos, os homens vivem e trabalham, exercendo um controle mais intensivo. Requer entradas constantes e produz saídas contínuas. Exemplo: as áreas industrializadas, as cidades, os povoados, etc.

Outros materiais