Buscar

Funções do Retículo Endoplasmático, Complexo de Golgi e Diferenças entre Lisossomos e Peroxissomos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Organelas
1. Quais são as funções das organelas retículo endoplasmático rugoso e liso e complexo de Golgi?
RETICULO ENDOPLASMÁTICO- O retículo endoplasmático é uma organela exclusiva de células eucariontes. Formado a partir da invaginação da membrana plasmática, é constituído por uma rede de túbulos e vesículas achatadas, localizado próximo ao núcleo. Está envolvido na síntese de proteínas e lipídios, na desintoxicação celular e no transporte intracelular. É divido em dois: rugoso e liso. Os tipos de retículos endoplasmáticos são: 
Retículo Endoplasmático Rugoso- Conhecido também como retículo endoplasmático granuloso, é formado por sistemas de vesículas achatadas com ribossomos aderidos à membrana. Devido aos ribossomos, participa da síntese de proteínas, que serão enviadas para o exterior das células. Esse tipo de retículo é muito desenvolvido em células com função secretora. Possui também a função de transporte de substâncias. 
Retículo Endoplásmatico Liso- Conhecido também chamado retículo endoplasmático agranular, é formado por sistemas de túbulos cilíndricos e sem ribossomos aderidos à membrana. Participam principalmente da síntese de esteróides, fosfolipídios e outros lipídios. Uma de suas principais funções, é a desintoxicação do organismo humano, atuando na degradação do álcool ingerido em bebidas alcoólicas, assim como a degradação de medicamentos ingeridos pelo organismo como antibióticos e substâncias anestésicas. Esse tipo de retículo é abundante principalmente em células do figado, das gônadas e pâncreas.
COMPLEXO DE GOLGI- Situa-se próximo do núcleo celular e é formado por sáculos achatados e vesículas.As células sintetizam um grande número de diferentes macromoléculas. O complexo de Golgi é parte integrante na modificação, classificação e empacotamento dessas macromoléculas para que possam ser devidamente secretadas, num processo conhecido como exocitose, ou então para que sejam usada dentro da célula. Ele modifica principalmente proteínas vindas do retículo endoplasmático rugoso, mas também está envolvido no transporte de lipídios pela célula e na formação de lisossomos. Dessa forma, o complexo de Golgi pode ser comparado a uma central de correios, na qual os “pacotes” são enviados a diferentes destinos no interior da célula. Sua face convexa recebe as informações do retículo endoplasmático e a vesícula direciona as informações
2. Existem diferenças na composição química dos grânulos de secreção?
a) cordonais, cujas células se dispõem em cordões maciços que se anastomosam entre si, entremeados por capilares sanguíneos, como a hipófise, paratireoide e adrenal; 
b) Vesiculares ou foliculares, cujas células (cúbicas) se agrupam formando vesículas, constituídas por uma só camada de células, limitando um espaço no qual é armazenado o produto de secreção, como a tireoide. 
3. Qual é a diferença funcional entre os lisossomos e os peroxissomos?
LISOSSOMOS- São bolsas membranosas que contêm enzimas capazes de digerir substâncias orgânicas. Com origem no aparelho de Golgi, os lisossomos estão presentes em praticamente todas as células eucariontes. Os lisossomos são organelas responsáveis pela digestão intracelular. As bolsas formadas na fagocitose e na pinocitose, que contêm partículas capturadas no meio externo, fundem-se aos lisossomos, dando origem a bolsas maiores, onde a digestão ocorrerá. Outra função dos lisossomos é reciclar outras organelas celulares estão envelhecidas, processo conhecido como autofagia.
PEROXISSOMOS- São bolsas membranosas que contêm alguns tipos de enzimas digestivas. Os peroxissomos diferem dos lisossomos principalmente quanto ao tipo de enzimas que possuem. Além de conterem enzimas que degradam gorduras e aminoácidos, têm também grandes quantidades da enzima catalase.

Continue navegando