Buscar

Ad1 - 2021 2

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1 2021.2
Disciplina: Questões Étnicas e de Gênero
Coordenador (a): Prof. Maria Alice Rezende Gonçalves 
Aluno(a): MARCIA RENATA LOPES		Matr.:18212080053
Polo: RESENDE
O campo educacional tem experenciado nas últimas décadas o fortalecimento do debate acerca das Questões Étnico-Raciais e de Gênero. Um dos sintomas da maior visibilidade das temáticas citadas é a preocupação de professores em discutir em sala de aula aspectos ligados à desigualdade racial e de gênero. Nesse contexto, filmes têm sido utilizados como ferramentas para o fomento e auxílio do debate no espaço escolar.
1. Tendo em vista o exposto acima, leia as 4 primeiras aulas do curso e assista aos curtas-metragens “Acorda, Raimundo... Acorda!”, do diretor Alfredo Alves e “Vista Minha Pele”, do diretor Joel Zito Araújo, para responder as seguintes questões:
a) Os dois curtas têm algum ponto em comum? Qual (ais)? (4,0 pontos) (resposta: máximo de 10 linhas)
Os dois curtas são “histórias ao avesso”, que buscam chamar a atenção do público invertendo os papéis das personagens.
A intenção é claramente provocar o espectador, convidando-o a enxergar no lugar do outro e compreender a opressão e as dificuldades sociais da mulher e dos negros.
Tratam-se de críticas sociais e ricos instrumentos de reflexão das diferenças de gênero e raça. 
b) O mito da democracia racial é um dos temas abordados ao longo da aula 4. O curta-metragem “Vista Minha Pele” pode ser usado como ferramenta para desconstruir o mito citado? Por quê? (3,0 pontos) (resposta: máximo de 10 linhas) 
Acredito que o curta seja um instrumento de apelo ao público espectador, levantando questões raciais pertinentes provocando a visão do ponto de vista dos negros na nossa sociedade.
Não acredito que desconstrua o mito da democracia racial, mas é um forte instrumento de apelo à criticidade do assunto. Incita cada um a colocar-se no lugar do outro e refletir profundamente sobre essa questão, buscando uma melhora pessoal, pois cada pequena ação, faz a diferença no todo.
c) Uma professora de uma turma da Educação de Jovens e Adultos identificou o gênero como um forte marcador de desigualdade. A mesma decidiu elaborar um plano de aula para debater o tema com os educandos e escolheu o curta “Acorda, Raimundo... Acorda” como um dos recursos. Cite 2 objetivos que podem ser alcançados a partir da utilização do curta-metragem citado: (3,0 pontos) 
	O curta-metragem é uma sátira ácida sobre a realidade da mulher, mãe e dona 	de casa, que depende do marido para sobreviver e é posta no lugar de 	cuidadora e dependente.
	Pode-se trazer à debate, a questão do acesso à educação por conta da rotina 	familiar e social, a questão da diferença salarial e da violência doméstica. 
Curta-Metragem “Acorda, Raimundo... Acorda!”: Acesso em: 25/08/2021. https://www.youtube.com/watch?v=HvQaqcYQyxU&t=18s
Curta-Metragem: “Vista Minha Pele”: https://www.youtube.com/watch?v=LWBodKwuHCM&t=26s Acesso em: 25/08/2021

Continue navegando