Buscar

TESTE 1 TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Transtorno Espectro Autista – TEA – TESTE 1
1) O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) pode ser classificado conforme o grau de dependência e/ou necessidade de suporte, podendo ser considerado: autismo leve, moderado ou severo. Assinale a correspondência correta em relação aos conceitos:
Grau Leve (nível 1): Com suporte, pode ter dificuldade para se comunicar, mas não é um limitante para interações sociais. Problemas de organização e planejamento impedem a independência.
Grau moderado (nível 2) : Apresentam dificuldade nas interações sociais e tem cognição reduzida, com menor intensidade no que cabe aos transtornos de comunicação e deficiência de linguagem.
Grau Severo (nível 3): Déficit considerado grave nas habilidades de comunicação verbais e não verbais. Também possuem um perfil inflexível de comportamento, tendo dificuldade de lidar com mudanças. Tendem ao isolamento social.
RESPOSTA: 1X, 2Y, 3W.
2) Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações abaixo:
 (   ) Existem alguns sinais em relação ao desenvolvimento infantil chamados de risco ou alerta, os quais devemos estar sempre atentos, pois podem sinalizar algum comportamento autístico.
(   ) As pessoas com TEA apresentam uma ausência de habilidade na comunicação e na interação social que se manifestam em três características.
(   ) Alguns dos padrões restritos no comportamento autista são manifestados por, pelo menos, dois destes itens:  fala, movimentos motores ou uso de objetos de maneira repetitiva, adesão excessiva a rotinas, rituais verbais ou não-verbais ou excessiva relutância a mudanças.
RESPOSTA: V; V e V.
3) Os comportamentos das pessoas com autismo, assim como a socialização e a linguagem, possuem um espectro de gravidade e são divididos categorias diferentes. Assinale a correspondência correta em relação a descrição dos comportamentos.
COMPORTAMENTOS MOTORES ESTERIOTIPADOS: pular, balançar o corpo e/ou as mãos, bater palmas, agitar ou torcer os dedos e fazer caretas.
COMPORTAMENTOS SOCIAIS: conversar; interagir; abraçar; brincar; correr; aprender, sorrir.
 COMPORTAMENTOS DISRUPTIVOS COGNITIVOS: compulsões, rituais e rotinas, insistência, mesmice e interesses circunscritos.
RESPOSTA: 1Y, 2X e 3W.
4) Assinale a alternativa correta em relação às afirmações abaixo:
 I. No que se refere a linguagem as pessoas com autismo apresentam grandes dificuldades na capacidade de se comunicar pela linguagem verbal e não verbal, com isso, permanecem isoladas e distantes em seus mundinhos particulares.
II. Para todos aqueles com traços ou diagnóstico de autismo, uma coisa é universal: o contato social é sempre prejudicado. É possível observar que muitos se isolam em seus "mundinhos" por serem extremamente sensíveis
III. A dificuldade de interpretar os sinais sociais e as intenções dos outros impede que as pessoas com autismo percebam corretamente algumas situações no ambiente em que vivem.
RESPOSTA: Todas as afirmações estão corretas.
5) De acordo com Belisário Filho (2010) o transtorno do spectro autista se caracteriza pela presença de um desenvolvimento acentuadamente prejudicado na interação social e comunicação, além de um repertório marcantemente restrito de atividades e interesses.
 I - Para quem acompanha o ambiente escolar é possível verificar que as manifestações desse transtorno variam imensamente e os alunos com TEA apresentam diversas formas de ser e agir, com respostas diferentes entre si.
 PORQUE
 II - Embora já existam grandes avanços em relação à identificação precoce e ao diagnóstico de autismo, muitas crianças, especialmente no Brasil, ainda continuam por muitos anos sem um diagnóstico ou com diagnósticos inadequados.
RESPOSTA: As asserções I e II são proposições verdadeiras e se complementam.
6) O termo autismo surgiu pela primeira vez oficialmente na Classificação Internacional de Doenças no CID-9 (1975), tal conceito foi revisado por KRAMER et. al (1979) na qual o autismo foi concebido como:
RESPOSTA: É um transtorno do desenvolvimento com os sinais e sintomas clínicos de grave alteração social, severas dificuldades na fala e/ou comunicação com comportamento restrito e estereotipado.
7) “O Transtorno do Espectro Autista é diagnosticado apenas após a idade média de cinco anos. Entretanto, nessa fase, as crianças com autismo já enfrentam graves problemas de _________ social e ______________, o estabelecimento de comportamentos ______________ e rotinas não funcionais (BOURZAC, 2012).
RESPOSTA: convivência-linguagem-repetitivos.
8) Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS):   
I. O Transtorno do Espectro Autista é considerado um transtorno de desenvolvimento com anormalidade de comportamento e pode ser identificado antes dos 3 anos de idade.
II. O Transtorno do Espectro Autista apresenta restrição social e comunicação, promovendo um comportamento interativo nas crianças de até 36 meses.
III. O Transtorno do Espectro Autista é considerado uma anormalidade psicológica que apresenta desvio qualitativo no desenvolvimento com déficit de comunicação.
IV. O Transtorno do Espectro Autista pode ser atribuído a uma manifestação atípica de um comportamento estereotipado em crianças de até 2 anos de idade.
RESPOSTA: Somente a afirmação I está correta.
9) Atualmente, acerca do diagnóstico do TEA, tem-se como referência o Manual Diagnostico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) que apresenta uma nova classificação abrangendo as seguintes condições:
RESPOSTA: interação social - comunicação - comportamento.
10) A palavra autismo é proveniente da língua alemã conhecida como “autismus” e foi utilizada pelo psiquiatra Eugen Bleuler para se referir a um dos critérios adotados em sua época para a realização de um diagnóstico. Estes critérios, os quais ficaram conhecidos como “os quatro ‘A’s de Bleuler, são:
RESPOSTA: Alucinação; Afeto desorganizado; Incongruência e Autismo.

Continue navegando