Buscar

DD040 - Técnicas de resolução de conflitos e negociação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
Nome: Evandro Rodrigues Becher Pereira
Curso: Mestrado em Direção Estratégica
Disciplina: DD040 - Técnicas de resolução de conflitos e negociação
Atividade Prática 
1. Qual é a estratégia que deve ser desenvolvida para resolver o conflito entre Laura e Tim? 
Na minha opinião a estratégia que dever ser aplicada para resolver o conflito entre Laura e Tim é de uma mediação através de um terceiro (conselheiro de recursos humanos) em busca de um resultado de colaboração e cooperação. Concluo que esta estratégia seja interessante depois de analisar a ação de cada uma das partes envolvidas e o contexto conflito, por um lado, Laura cometeu um erro de responsabilizar-se pelo que ocorreu no taxi e Tim devido a suas constantes desculpas ocasionou em Laura um profundo aborrecimento e incomodo, isto porque não soube identificar quando parar. O erro de ambas as partes foi ocultar o que aconteceu e não informar ou aconselhar o consultor de recursos humanos da empresa, embora a origem do conflito seja de natureza pessoal e tenha sido registrada fora da empresa. O que se busca com essa estratégia ganhar - ganhar é que Tim aceita sua responsabilidade na origem do conflito e Laura aceita sua responsabilidade em não interromper Tim em suas repetidas desculpas e gera uma carga emocional negativa na equipe de trabalho. Não devemos ignorar também que, no processo de mediação, a equipe de trabalho deve estar envolvida em suas fases, pois isso também foi afetado pelo conflito que surgiu entre Laura e Tim e não considerá-los na medicação pode causar o surgimento de novos conflitos entre outros membros da equipe. 
2. Coloque-se no papel do diretor da equipe em que trabalham Tim e Laura. Como você poderia identificar a existência de um conflito implícito dentro da sua equipe de trabalho?
 Existem muitos fatores que podem alertá-lo para a presença de um conflito dentro da equipe de trabalho. Note-se que alguns são mais notórios que outros e isso depende da personalidade das partes afetadas e do ambiente de trabalho. Dentre os fatores mais comuns temos: 
• Ambiente de tensão; 
• Perda de respeito entre os membros da equipe; 
• Fofocas ou boatos de corretor; 
• Comportamento passivo / agressivo. 
• Distância entre membros.
 No caso de Laura e Tim, o fator mais notável que teve que ativar o alarme de conflito foi a decisão de Laura de candidatar-se a outro cargo dentro da organização e fora da equipe de trabalho. Estar ciente do comportamento pessoal dos membros da equipe de trabalho como diretor, permitirá identificar as mudanças de atitude e aptidão dos membros, com as quais a presença ou não de um conflito pode ser concluída, isto é alcançado através de reuniões informais ou casuais em que é dada confiança às partes envolvidas. 
3. De acordo com o caso apresentado, que elementos deve possuir ou devem ser considerados dentro de uma definição de “conflito trabalhista” ou “conflito dentro do ambiente de trabalho”? 
No caso apresentado, podemos mostrar que a origem do conflito é de natureza pessoal (Laura e Tim) e foi apresentada fora da empresa (dentro de um táxi), mas isso não é estranho à empresa porque envolve duas membros ativos dele. O conflito ao longo do tempo e mantido em sigilo pelas partes envolvidas, aumentou sua capacidade de afetar o ambiente de trabalho de Laura e Tim, no qual podemos destacar as seguintes características: 
• Os legítimos participam diretamente do processo de produção de bens (Laura e Tim fazem parte da empresa); 
• O relacionamento entre as partes é original e principalmente trabalhista; 
• O objeto percebido do conflito está diretamente vinculado a esse relacionamento; 
• Através do conflito, a busca principal e direta de um objetivo que afeta esse relacionamento é perseguida; Com base no exposto e com base na documentação apresentada no módulo, esse conflito é classificado no local de trabalho. 
4. Como uma organização deve assegurar a confidencialidade de um conflito como Tim e Laura, de tal maneira que os implicados procurem um mediador, sem ter medo de que apareça qualquer tipo de represália por parte de algum dos atores envolvidos?
 As organizações devem, em primeiro lugar, ter um departamento de recursos humanos composto por profissionais na resolução de disputas. Este departamento também deve divulgar a todos os membros da empresa seus serviços e como acessá-los. Da mesma forma, uma cláusula de confidencialidade deve ser definida dentro da organização em que o tratamento dos dados e informações fornecidas é garantido (levando em conta a Lei 1581 de 2012) pelas partes do conflito: da mesma forma, deve ser destacado a necessidade de definir uma cultura de não repressão entre atores diretos e indiretos no problema. Isso sempre será possível quando houver uma organização e implementação bem definidas de uma política de segurança da informação, tanto digital quanto fisicamente, com referência à ISO 27001.

Continue navegando