Buscar

TRANSIÇÃO DA INFÂNCIA PARA ADOLESCÊNCIA

Prévia do material em texto

TRANSIÇÃO DA INFÂNCIA PARA ADOLESCÊNCIA
De acordo com a legislação brasileira, a constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), considera-se criança a pessoa até 12 anos de idade e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade incompletos. Ambos são reconhecidos como sujeitos de direitos e pessoas em condição peculiar de desenvolvimento.
Lidar com uma nova imagem pessoal e com as mudanças significa entender e absorver o ganho de peso e altura, a redistribuição da massa corporal, alterações na voz, mudanças hormonais e o início das atividades sexuais.
O que caracteriza a adolescência humana é o desenvolvimento e amadurecimento das características sexuais secundárias, ou seja, a busca da vida sexual, mas não a reprodutiva
 Entre 10 e 14 anos de idade ocorre a transição da infância para a adolescência propriamente dita.
É “um período de experimentação de valores, de papéis sociais e identidades, e da ambiguidade entre ser criança e ser adulto”.
Uma das alterações mais perceptíveis dessa fase diz respeito ao visual, que está relacionado as maiores dificuldades desses indivíduos, entre elas estão “mudanças no desenvolvimento físico” e “lidar com a aparência”.
CRITÉRIOS DE TANNER- Estadiamento Puberal

Continue navegando