Buscar

Doc 1 Função dos rins

Prévia do material em texto

DANILO VILHENA – MED IX
· Os rins estão absolutamente ligados a busca do equilíbrio interno, trabalha na função da homeostase.
· O rin é especialista no equilíbrio hidroeletrolítico ( equilíbrio de líquido e de eletrólitos)
· Um paciente nefropata não tem alterações somente no segmento renal, é possível observar uma repercussão sistêmica, por isso que os rins são extremamentes importantes na busca do equilíbrio interno
· Os rins são multifuncionais, entretanto a maior função é o equilíbrio hidroeletrolítico.
· O líquido pode falar através da fala, respiração, difusão através da pele, urina, fezes
· Através dos rins é onde há a maior perda de água durante o dia, pela micção
· Os rins trabalham a todo tempo buscando o equilíbrio hidroeletrolítico, se há muito volume circulante, o rim trabalha pra diurese. Se tem pouco líquido circulante, ele retira água do filtrado, trazendo água para a circulação sanguínea, permitindo que a osmolaridade plasmática seja reduzida com o aumento da volemia.
· A água entra pelo nosso corpo por fontes exógenas { líquidos e alimentos } e por fontes endógenas {água que é sintetizada pelo nosso próprio corpo }.
· 
· Veia renal drena o sangue dos rins, tal como a artéria renal manda o sangue da a. aorta abdominal direto pro parênquima renal. 
· Arteríola aferente, que traz sangue pro glomérulo, pro néfron, sangue que vai passar pelo processo de filtração, mas nem todo sangue vai ser filtrado pelo glomérulo, todo aquele maior volume que não vai ser filtrado sai pela arteríola eferente.
· Arteríola eferente tira o sangue do glomérulo, e esse sangue que é tirado do glomérulo percorre uma rede de capilares que envolve o tubo renal, que envolve o túbulo contorcido proximal, alça de henle, todo segmento tubular renal tem os capilares sanguíneos envolvendo.
· Como as estruturas estão próximas, é chamado de capilares peritubulares, até com que passa de arteríolas para capilares, vênulas até veias.
· Função dos ríns:
· Os rins trabalham na regulação do volume do líquido extracelular {equilíbrio hidroeletrolítico}
· Regulação da pressão arterial {equilíbrio hidroeletrolítico}
· Regulação da osmolaridade {equilíbrio hidroeletrolítico}
· Manutenção do equilíbrio iônico {equilíbrio hidroeletrolítico}
· Regulação do pH
· Excreção de resíduos { O rim excreta ureia, creatinina (produto do metabolismo da creatina muscular), ácido úrico, bilirrubina (produto de degradação de urina), toxina, penicilina. Então o rim joga da fora muita coisa que é prejudicial, tem a função de limpeza.}
· Produção de hormônios (eritopoetina
· Gliconeogênese.

Continue navegando