Buscar

PONTOS POSITIVOS - GANJA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pontos positivos da ganja Introdução:
A maconha é uma planta da família Cannabaceae muito utilizada em todo o planeta, sendo considerada a droga ilícita mais utilizada no mundo. Seu consumo, quando comparada com outras drogas permitidas, perde apenas para o álcool e cigarro.A principal forma de administração da maconha é a inalação (fumada), método que leva a um efeito rápido no organismo. Estima-se que em cerca de meia hora a maconha atinja seus níveis máximos no sangue do usuário. Além da inalação, muitas pessoas fazem uso da maconha, ingerindo-a.
Seus efeitos positivos:
°Socialmente:
· O primeiro ponto a se abortar quando se fala em legalização da maconha é o efeito que isso terá na guerra às drogas.Com a legalização ocorreria um menor encarceramento em massa da população(em sua grande parte pobre e preta) em relação ao tráfico de drogas,ocorreria também uma menor quantidade de mortes no "combate às drogas", combate esse que se sabe hoje que é um método errado de se trabalhar,pois além de matar pessoas inocentes(que não tem relação com o tráfico) seria mais fácil tratar os usuários como pacientes do que como bandidos,pois o estado poderia controlar o uso,a quantidade e a qualidade do produto, fora que poderia conscientizar a população.
· Ainda falando do efeito social da legalização foi feito um estudo nos Estados Unidos onde foi constatado que os estados que legalizaram o uso da maconha experimentaram uma redução de pelo menos 20% nas mortes ligadas a overdoses de opioides.(Nathan Chan, economista da Universidade de Massachusetts Amherst.)
· Como com qualquer droga, uma das principais preocupações sobre seu uso é a dependência. No caso da cannabis, calcula-se que 10% das pessoas que a consomem desenvolvem dependência.Esses dados indicam que a cannabis é menos viciante que outras substâncias de uso frequente, como a nicotina, que tem uma taxa de dependência de 32%, a heroína, com 23%, a cocaína, com 17% e o álcool, com 15%. Ao contrário de muitas dessas drogas, a cannabis não produz overdose fatal.
· A legalização não quer dizer que o Estado vá estimular o consumo de drogas e afins, ao contrário, assim como as drogas hoje reguladas como o tabaco e álcool, as demais substâncias devem continuar com campanhas que demonstrem o seu potencial danoso à saúde e o aconselhamento ao seu uso.
°Sobre os efeitos medicinais:
· Maconha pode chegar a ser 30 vezes mais poderosa que remédios anti-inflamatórios.
· Epilepsia:O CBD, um dos principais ativos da maconha é um forte anti convulsivante.Estudo recente mostrou que 11% dos pacientes ficaram livres das crises
convulsivas com o uso de maconha com teores altos de canabidiol; em 42% o número de crises diminuiu 80% e, em 32% dos casos, a redução variou de 25% a 60.
· Glaucoma: doença causada pelo aumento da pressão intraocular, pode ser combatida com os efeitos transitórios do THC na redução da pressão interna do olho.
· Náuseas: O tratamento das náuseas provocadas pela quimioterapia do câncer, foi uma das primeiras aplicações clínicas do THC.
· Anorexia e caquexia associada à aids: A melhora do apetite e o ganho de peso em doentes com aids avançada foram descritos há mais de vinte anos, antes mesmo de surgirem os antivirais modernos.
· Dores crônicas: A maconha é usada há séculos com essa finalidade. Os canabinoides exercem o efeito antiálgico, ao agir em receptores existentes no cérebro e em outros tecidos. O dronabinol, comercializado em diversos países para uso oral, reduz a sensibilidade à dor, com menos efeitos colaterais do que o THC fumado.
· Inflamações: O THC e o canabidiol são dotados de efeito anti-inflamatório que os torna candidatos a tratar enfermidades como a artrite reumatoide e as doenças inflamatórias do trato gastrointestinal (retocolite ulcerativa, doença de Crohn, entre outras).
· Esclerose múltipla: O THC combate as dores neuropáticas, a espasticidade e os distúrbios de sono causados pela doença.
Conclusão:
Diante dos efeitos positivos mostrados no trabalho, acreditamos que a legalização conduzida de maneira correta poderia ajudar muitas pessoas direta ou indiretamente.Drogas como o álcool e a nicotina tem comprovadamente muitos efeitos maléficos(inclusive a morte em casos de overdose), causam uma forte dependência e são pouco usadas de maneira medicinal, porém são aceitas pela sociedade, sendo estimuladas inclusive pelos pais.Porque que uma substância como a maconha, que poderá salvar vidas não é aceita?
FONTES:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://periodicos.furg.br/vittalle/arti cle/download/6292/4740&ved=2ahUKEwj5xqD63P_oAhVQHbkGHYJ_CRMQFjABegQIBRA C&usg=AOvVaw286Stv278MhOyGxXzNwNo8
https://www.google.com/amp/s/brasil.elpais.com/brasil/2014/10/06/ciencia/1412618575_595 889.html%3foutputType=amp
https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/artigos/efeitos-beneficos-da-maconha-artigo/ https://www.google.com/amp/s/m.brasilescola.uol.com.br/amp/drogas/maconha.htm https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/maconha-entrevista/ https://www.google.com/amp/s/www.em.com.br/app/noticia/internacional/2019/08/07/interna
_internacional,1075687/amp.html

Continue navegando