Buscar

Extincao do Contrato de Trabalho

Prévia do material em texto

Rio 16/09/2019
TERMINAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO 
I- Generalidades 
O contrato de emprego foi feito para Durar- princípio da continuidade do Contrato de trabalho - por isso temos varios institutos para evitar que o contrato seja rompido a todo momento. 
Relação de trato sucessivo que pode chegar ao fim.
A doutrina classifica: 
1- terminação normal 
2- terminação anormal 
Outros doutrinadores chamam de denunciação do contrato de trabalho ou extinção do contrato de trabalho. 
Porém a terminação abarca todas as hipóteses. 
Artigo 477 e ss, da CLT. 
II- Definição 
Normal- ou extinção do contrato de trabalho - exaurimento do seu objeto- terminação do pacto laboral pelo exaurimento do objeto- Ex: contrato de prazo por tempo determinado. não se fala em indenização- FGTS com multa 40% - mas tem férias proporcionais, saldo salarias( dias trabalhados no mês não pagos), décimo terceiro - nesta hipótese. 
Anormal- dissolução pelo pacto laboral- é a terminação do ajuste de forma anormal - porque por motivos volitivos ou extra volitivos interagem para propiciar o término do contrato. 4 tipos: 
1- Resilição contratual- denominação que se dar a denúncia vazia do contrato , ou seja , término do emprego sem justa causa. Pode ser bilateral( distrato) Artigo 484-A, da CLT, ou unilateral ( qualquer das partes pode exercer seu direito da livre denúnciacao do contrato de trabalho ( o empregador está demitindo, e o empregado se demite), é uma declaração unilateral de vontade de romper o contrato, tem natureza recepticia e desconstrutivas, traduz o direito potestativo das partes, Tem efeitos ex nunc. Se é o empregador que promove a resilição tem que pagar as verbas ( primeira verba devida são as parcelas contratuais- traditar o FGTS/ TRCT- termo de recisão do contrato de trabalho que não precisa mais da homologação sindical, agora o empregador marca um dia para fazer o pagamento das verbas devidas e o empregado assina embaixo- Súmula 330 do TST- TRCT não tem Efeitos de quitação ampla e restrita)-, mas tem limites se o empregado tem algum tipo de estabilidade, os casos que o contrato de trabalho estiver em suspensão e interrupção ( não podem ser resolvido, via de regra, mas pode ser resolvido). 
Se o valor contido no TRCT estiver errado, faça uma ressalva no verso, mas recebe o valor. No TRCT tem que constar o saldo de trabalho( dias trabalhados no mês e não pagos), horas extras, indenização de 40% do depósito que deveriam ser feitos na conta vinculada do empregado - do FGTS. Artigo 484, da CLT- Mútuo acordo, aviso prévio se for indenização, traditar as guias do Seguro de desemprego- Súmula 389 do TST, súmula 314 do TST. O empregado também poderá fazer jus a indenização prevista do Artigo 477, da CLT. Prazo para pagamento dessas verbas -> 10 dias corridos. p.8 tem uma multa se o empregador descumprir. No aviso prévio também terá 10 dias corridos para pagar as verbas resilitorias. Essas verbas tem natureza indenizatória ou contratual. 
Resilição por parte do empregado-> Artigo 5, XIII, da CF- Grávida pode se demitir, Porque viola direito fundamental do trabalhador. Artigo 500, da CLT. Basta que o empregado comunique a resilição contratual. Empregado não pede demissão, ele se demite. Se faltar 30 dias, é abandono de emprego. Não tem direito de receber as parcelas indenizatórias, somente as contratuais ( saldo salários, férias proporcionais) 
2- Recisão - terminação do contrato por nulidade ou anulabilidade do mesmo. O contrato de trabalho padece de um vicio que pode contaminar a sua higidez Jurídica. A nulidade pode ser absoluta é relativa. 
As nulidades estão ligadas aos pressupostos do contrato ( agente capaz, objeto lícito), teoria civilista, teoria das nulidades. 
3- Resolução - Terminação do contrato por infração contratual. Inexecução faltosa do contrato de trabalho. Infração pode ser praticada por empregador( prevista no Artigo 483, da CLT), empregado( Alíneas, do Artigo 482, da CLT), Ambos ( culpa recíproca , súmula 14, da CLT e Artigo 484, da CLT). Empregador aplica do empregado : justa causa( saldo salário e férias vencidas que o empregado recebe na justa causa, horas extras também recebe)/ empregado aplica no empregador : recisao indireta ( empregado recebe todas as verbas trabalhista como se o empregado tivesse realizado a Resilição contratual por parte do empregador) prazo 30 dias do seu afastamento ( caso elevar afaste) - Denúncia cheia. Na culpa recíproca - recebe pela metade. 
Recisao indireta- Ato de resolução do contrato do trabalho pelo empregado em virtude da inexecução contratual grave por parte do empregador. 
4 - Motivos extra volitivos, ex: fato do príncipe, força maior, morte do empregador ou empregado. 
Força maior - Artigo 501, da CLT. Verbas trabalhistas são pagas pela metade. Artigo 502, da CLT. Artigo 503, da CLT ( não recepcionada pela CF, devido o Artigo 7, da CF). Artigo 18, p.2,da Lei 8.086.

Continue navegando