Buscar

Aula 1BMecanismos do Trauma

Prévia do material em texto

Mecanismos do Trauma
1
Introdução
O trauma encontra-se entre os principais problemas de saúde pública no mundo, correspondendo à terceira causa geral de mortes, sendo superado apenas pelas neoplasias e doenças cardiovasculares.
Destaca-se o fato das causas externas consistirem no terceiro fator de maior custo ao sistema público de saúde brasileiro.
Introdução
Pagamos um alto preço pela evolução tecnológica, que, se de um lado contribui para a melhoria da qualidade de vida e economia de tempo, também se torna séria ameaça à sobrevivência dos cidadãos. 
No Brasil atual, tem havido um aumento das desigualdades sociais, da criminalidade e da violência percebida pela população com reflexo direto na morbi-mortalidade por causas externas.
Introdução
Existem, na literatura da saúde, diversas formas de nomear os efeitos causados por agentes externos à saúde humana. Muitas vezes estas são consideradas sob o nome genérico de trauma, que é uma palavra de origem grega e que designa o sofrimento humano.
Introdução
A OMS, em sua Classificação Internacional de Doenças (CID 10) agrupa estes agentes como causas externas, englobando as lesões originadas da interveniência de um agente externo; sejam estas não intencionais (acidentes de trânsito, intoxicações, quedas, incêndios e afogamento) ou intencionais (auto-infligidas, violência interpessoal e lesões relacionadas à guerra)
Lesões traumáticas
As lesões traumáticas são tradicionalmente tratadas como "acidentes" inevitáveis, que acontecem ao acaso. 
Nas últimas décadas, entretanto, a melhor compreensão da natureza destes eventos tem modificado essas velhas atitudes e tanto as lesões intencionais como as não intencionais passam a ser consideradas como eventos preveníveis.
Situação do Trauma no mundo 
As lesões traumáticas estão entre as principais causas de: morte e incapacidade, ocorrendo em todas as regiões e países, afetando indivíduos em todas as faixas etárias e categorias de renda, sendo responsáveis por cerca de 3 milhões de óbitos no mundo anualmente.
Situação do Trauma no mundo
Os acidentes de trânsito no ano de 2000 foram: 
a nona causa mais importante de óbitos em todo o mundo, sendo a segunda causa de morte entre os 5 e 29 anos e a terceira entre 30 e 44 anos.
Situação do Trauma no mundo
As lesões auto-infligidas (suicídios) e a violência interpessoal estão entre as seis principais causas de óbito em indivíduos de 15 a 44 anos. 
Os afogamentos estão entre as principais causas de morte entre crianças de 0-4 anos.
Situação do Trauma no mundo
Considerando apenas indivíduos do sexo masculino: 
os acidentes de trânsito, a violência interpessoal 
e os suicídios 
estão entre as cinco primeiras causas de óbito na faixa etária entre 15-29 anos.
Situação do Trauma no mundo
Em termos de incapacidade (perda de qualidade de vida), as quedas estão entre as principais causas na faixa etária de 0-14 anos. 
Os acidentes de trânsito também aparecem na maioria das faixas etárias.
Dados Brasileiros
No Brasil, de acordo com o DATASUS, de janeiro de 2008 a junho de 2010, foram registradas 52.379 óbitos por causas externas, sendo 48,9% (25.640) na região sudeste.
Frequentemente adolescentes e adultos jovens fazem parte desta estatística, as causas externas são as maiores responsáveis pelos anos potenciais de vida perdida (APVP). 
No começo, detalhes do curso e/ou livros/materiais necessários para uma aula/projeto.
12
Dados Brasileiros
O sexo masculino responde por cerca de 45% dos APVP, correspondendo a quase três vezes os APVP por doenças do aparelho cardiovascular.
Na década de 80 as causas externas se configuraram como a segunda causa de morte no Brasil e a primeira para que se encontram na faixa etária entre cinco e 39 anos.
CAUSAS EXTERNAS
Fonte Centro de vigilância epidemiológica São Paulo
Situação do Trauma no Brasil
No Brasil, as lesões traumáticas são a principal causa de morte nas faixas etárias de l a 44 anos, onde dentro dessas faixas etárias há um grande predomínio do sexo masculino. 
Entre 15-24 e 25-44 anos o risco de morte por trauma é oito vezes maior para os homens
Situação do Trauma no Brasil
Morbidade 
São realizadas anualmente cerca de 700 mil internações por causas externas no Brasil, considerando-se apenas informações do SUS. 
As quedas são responsáveis por 42% deste total. Na faixa etária acima de 60 anos, se constituem na principal causa de internação por causas externas
Situação do Trauma no Brasil
Morbidade
Em 2004 foram efetuadas 117.155 internações por acidentes de transporte (l5,5%) e 45.373 (6,0%) por agressões.
Em 2004 foram efetuadas 117.155 internações por acidentes de transporte (l5,5%) e 45.373 (6,0%) por agressões.
Predominância no sexo masculino e jovens
Situação do Trauma no Brasil
 Datasus nos mostra em dados recentes 2011
Mortalidade total na RM de São Paulo é de 11.059 – 37,42%.
Mortalidade total da RM do Rio de Janeiro é de 8.788 – 29,74%.
Porcentagem do total de óbitos por causas externas
Total 143.256 óbitos 
Fonte: Ministério da saúde 2007
Consequências
O volume total de gastos com internações por causas externas no SUS foi de 362 milhões de Reais em 2001 e 540 milhões em 2004. 
Vale ressaltar que as internações representam apenas uma parte dos gastos em assistência, pois existem ainda os gastos efetuados com: 
vítimas que não são internadas 
e com aquelas que são submetidas à reabilitação em nível ambulatorial.
Referências
FILHO, M.M; JORGE, M.H.P. características de morbidade por causas externas em serviço de urgência. In: Revista Brasileira de Epidemiologia, 2007. disponível em http://www.scielo.br. Acesso em 20 de out.2015.
Brasil, Ministério da Saúde: C.12 taxa de mortalidade. Disponível em http//: www.datasus.gov.br. Acesso em 23 de out 2015.
NERY, A.A et al. Perfil epidemiológico da morbimortalidade por causas externas em um Hospital Geral. In: Revista enfermagem Universidade Federal de Pernanbuco 2013. disponível em http//: www.revista.ufpe.br. Acesso em 23 de out.2015.

Continue navegando