Buscar

VACINA HEPATITE A QUESTÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

VACINA HEPATITE A
1- História resumida (quando foi criada, quem foi o responsável, contexto, curiosidades)
Em 1973, oito anos após a descoberta do VHB, por Baruch Blumberg, três pesquisadores americanos, Stephen Feinstone, Albert Kapikian e Robert Purcell visualizaram nas fezes (microscopia eletrônica) de pacientes portadores de hepatite infecciosa ou hepatite A e na fase aguda da doença partículas virais esféricas (27nm). Todos os pacientes que apresentavam tais partículas nas fezes foram testados e demonstraram resposta sorológica para este antígeno. De acordo com os autores, tais achados sugerem finalmente a etiologia da hepatite A.
Dois anos após a descoberta de Feinstone, Gravelle e cols, em 1975, reportaram com sucesso a infecção de chimpanzés, quando inoculados com concentrados de fezes pertencentes a pacientes infectados pelo vírus da hepatite A. Depois de um determinado período, foram observadas (microscopia eletrônica) nas fezes dos chimpanzés partículas similares ao tamanho e morfologia, daquelas encontradas por Feinstone, em 197322.
Em 1975, Krugman S e cols pesquisaram pela primeira vez anticorpos contra o VHA em amostras de soro estocadas e pertencentes a 20 pacientes com diagnóstico de hepatite aguda tipo A. Utilizando as técnicas de imunoaderência e fixação de complemento, os resultados revelaram-se negativos para os anticorpos contra o VHA (títulos menores que 1:5) antes da exacerbação do processo agudo nos 20 pacientes. Todavia, uma semana a quatro semanas após o início do quadro clínico, títulos altíssimos foram observados (igual ou maior que 1:1024) entre estes. Após alguns meses de seguimento os títulos foram maiores ou iguais que 1:81.920. Cinco a dez anos depois os títulos variaram de 1: 640 a 1: 20.480.
A clonagem molecular e o sequenciamento do VHA somente ocorreram após 10 anos da descoberta desse agente viral. A referida clonagem e o sequenciamento do VHA foi o primeiro passo para a produção da vacina contra este vírus.
A primeira vacina anti-hepatite A foi aprovada na Europa em 1991, e nos Estados Unidos em 1995. Consta na Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial de Saúde, considerados os mais eficazes e seguros para responder às necessidades de um sistema de saúde.
2- Quando a vacina foi instituída no PNI
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) está ampliando o Calendário Nacional de Vacinação em 2014, com a introdução da vacina adsorvida hepatite A (inativada).
3- Qual a situação epidemiológica da doença
O vírus A é a causa mais frequente de hepatite viral aguda no mundo. Conforme estimativa da Organização Pan-americana de Saúde, anualmente ocorrem no Brasil cerca de 130 novos casos por 100.000 habitantes, e o país é considerado área de risco para a doença.
De 1999 a 2019, foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) 673.389 casos confirmados de hepatites virais no Brasil. Destes, 168.036 (25,0%) são referentes aos casos de hepatite A. A região Nordeste concentra a maior proporção das infecções pelo vírus A (30,1%). De 2000 a 2018, foram identificados, no Brasil, pelo Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), 74.864 óbitos por causas básicas e associadas às hepatites de vários tipos: A, B, C e D. Desses, 1,6% foram associados à hepatite viral A.
Os casos de hepatite A concentram-se, em sua maioria, nas regiões Nordeste e Norte, que juntas reúnem 55,6% de todos os casos confirmados no período de 1999 a 2019. As regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste abrangem 17,9%, 15,4% e 11,1% dos casos do país, respectivamente. Entre as Unidades da Federação, os estados do Amazonas e do Paraná são os que mais concentram casos de hepatite A, com 8,5% e 7,3% de todos os casos do país, respectivamente, enquanto Sergipe é o estado que apresenta o menor volume de casos notificados, totalizando 0,9%. 
4- Dados da vacina (faz parte do calendário básico, Indicação e esquema, calendário atualizado)
Trata-se de uma vacina inativada, de aplicação intramuscular, no vasto lateral da coxa. Composta por antígeno do vírus da hepatite A, sal de alumínio amorfo, estabilizante, cloreto de sódio a 0,9%. Pode conter traços de antibiótico (neomicina), fenoxietanol e formaldeído. Indicada para todas as pessoas a partir dos 12 meses de vida.
Esquema de doses:
· Duas doses com intervalo de seis meses
· As Sociedades brasileiras de pediatria e de imunizações recomendam a aplicação rotineira aos 12 e 18 meses de idade, ou o mais cedo possível, quando a vacinação não ocorrer nestas idades recomendadas.
· O PNI alterou em 2017, a faixa etária do esquema de dose única da vacinação para crianças entre 14 meses e antes de completar 5 anos de idade.
Onde pode ser encontrada:
· Nas unidades básicas de saúde, para crianças de 15 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
· Nos serviços privados de vacinação, para crianças a partir de 12 meses, adolescentes e adultos
· Nos Centros de Referência para Imunobiológicos (CRIE) para pessoas com algumas condições clínicas de risco para a hepatite A:
- Doenças crônicas do fígado (inclusive portadores do vírus da hepatite C e portadores crônicos do vírus da hepatite B);
- Distúrbios de coagulação;
- Pacientes com HIV/Aids;
- Imunodeprimidos por doença ou tratamento;
- Doenças de depósito;
- Fibrose Cística
- Trissomias;
- Candidatos a transplante de órgão sólido ou de medula óssea;
- Doadores de órgão sólido ou medula óssea;
- Hemoglobinopatias
REFERÊNCIAS
Fonseca, J., 2010. Histórico das hepatites virais. [online] SciELO. Available at: <https://www.scielo.br/j/rsbmt/a/9bHf8fzjZTdtc8pvZfYfzPv/?lang=pt#> [Accessed 12 September 2021].
Aids.gov.br. 2021. Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais - 2020 | Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. [online] Available at: <http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2020/boletim-epidemiologico-hepatites-virais-2020> [Accessed 12 September 2021].
BRASIL. Ministério da Saúde. INFORME TÉCNICO DA INTRODUÇÃO DA VACINA ADSORVIDA HEPATITE A (INATIVADA) / Ministério da Saúde, Secretaria de vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica, Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
Sociedade Brasileira de Imunizações: Vacina hepatite A. Disponivel em:< https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-hepatite-a>. Acesso em: 11/09/2021.

Outros materiais