Buscar

Farmácia Hospitalar - Artigo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FARMÁCIA HOSPITALAR
EXAMPLING CAATINGA PLANTS WITH THERAPEUTIC ACTIVITIES
Fernanda Carla Oliveira da Silva
Centro Universitário – UNIFIP – Patos – PB – Brasil 
 					
Maria Margareth Câmara de Almeida
Centro Universitário – UNIFIP – Patos – PB - Brasil
					
RESUMO
Introdução: A farmácia hospitalar já existia em período teológico, na China, nos Pet-sãoescritos sagrados publicados por volta de 2700 A.C. noções sobre farmácia e medicina. Com o desenvolvimento das ciências, especificamente da farmácia, o farmacêutico passou a ter um papel bastante ativo na comunidade. Na atualidade, a farmácia hospitalar é uma unidade clínica-assistencial, técnico e administrativo, onde atuam atividades relacionadas à Assistência Farmacêutica, ao armazenamento, à produção e aquisição e liberação do medicamento, de modo eficiente, econômico, seguro e de acordo com o esquema terapêutico prescrito, até a promoção da atenção clínica farmacêutica, com o intuito de garantir a qualidade da assistência prestada ao paciente. O principal propósito da gestão da farmácia hospitalar é certificar o abastecimento, dispensação, acesso, controle e uso racional de medicamentos. 
Objetivo: Em conformidade do Conselho Federal de Farmácia, a farmácia hospitalar é estabelecida como uma unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por um farmacêutico, ligada completamente fechada à direção do hospital ou serviço de saúde e integrado funcionalmente com as demais unidades administrativas e de assistência ao paciente.
O setor de farmácia em um hospital que demanda de estimados valores orçamentais. A farmácia hospitalar passa a progredir atividades clínicas que são referentes à gestão, em função disso, o farmacêutico que trabalha no setor hospitalar se encarrega das atividades gerenciais para a contribuição da eficiência administrativa e, com o resultado, redução de custos. 
Em conformidade com a Política Nacional de Medicamentos, a farmácia hospitalar, além disso, tem como favorecer no processo de cuidado à saúde, por meio da prestação de assistência ao paciente com qualidade, que dirija ao uso seguro e racional de medicamentos. 
As realizações desenvolvidas pela farmácia hospitalar podem ser observadas sob a perspectiva da organização sistêmica da Assistência Farmacêutica. E a assistência farmacêutica é conjunto de ações tornadas à promoção, proteção, recuperação da saúde, assegurando os princípios da universalidade, integralidade e equidade, regulamentada pela Resolução N° 338 de maio 2004. 
O clico de assistência farmacêutica é uma das etapas importantes em uma farmácia hospitalar, visto que, implicar em promover a articulação necessária dos vários componentes relacionados à oferta de medicamentos e compreendem: em seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição, prescrição e a dispensação. 
Desenvolvimento: A Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH), 2007, descreve que o objetivo da farmácia hospitalar é fornecer no processo de cuidado à saúde, melhorando a qualidade da assistência prestada ao paciente, promovendo o uso seguro e racional de medicamentos e produtos para a Saúde; também é responsável pelo armazenamento, distribuição, dispensação e controle de todos os medicamentos e produtos para saúde usados pelos pacientes internados e ambulatoriais do hospital, bem como, pelo fracionamento e preparo de medicamentos. 
A farmácia hospitalar deve ser organizada de acordo com as características do hospital onde se insere o serviço, isto é, manter coerência com o tipo e o nível de complexidade do hospital. Essas atividades podem de acordo com a organização da assistência farmacêutica, compreendendo seleção de medicamentos; programação; aquisição; armazenamento; distribuição e dispensação com garantia de segurança do acompanhamento terapêutico e orientação aos pacientes e equipe de saúde.
O farmacêutico hospitalar que pretende atuar em ambientes hospitalares deve possuir conhecimentos básicos de administração, habilidade para coordenação e liderança, e uso das ferramentas da qualidade. O documento chamado de The role of the pharmacist in the health care system (“O papel do farmacêutico no sistema de atenção à saúde”) publicou um documento que se destacaram umas qualidades que o farmacêutico deve apresentar: 
· Líder;
· Gerente;
· Prestador de serviços farmacêuticos;
· Capaz de tomar decisões;
· Atualizado permanentemente; 
De acordo com Portaria do Ministério da Saúde 3.916/1998 - Política Nacional de Medicamentos, a gestão da Farmácia Hospitalar, de responsabilidade exclusiva de Farmacêutico e deve estar focada em prestar assistência farmacêutica. O profissional farmacêutico hospitalar é responsável pela orientação de pacientes internados e ambulatoriais, racionalização dos custos e o uso racional dos medicamentos assim, incentivando o ensino e a pesquisa. Atua também na gestão de estoques e logística farmacêutica, tendo o controle de medicamento como trabalho mais importante. 
Os principais deveres do farmacêutico têm em áreas superimportantes como:
· Atividades logísticas;
· Atividades focadas em pacientes;
· Atividades de manipulação/produção/
· Garantia de qualidade;
Conclusões: O farmacêutico é necessário aprimorar mecanismos para assegurar que o paciente tenha acesso à assistência farmacêutica de forma integral, com intuito de alcançar resultados definitivos para melhoria da qualidade de vida do paciente. Sendo o profissional responsável por todo o fluxo do medicamento dentro da unidade de saúde e pela orientação aos pacientes internos e ambulatoriais, empenhando-se em cooperar na eficácia do tratamento, redução dos custos, voltando-se também para o ensino e a pesquisa, funcionando como campo de aprimoramento profissional.
Palavras-Chave: Farmácia hospitalar. Assistência Faracêutica. Farmácia. 
Referências:
MAIA NETO, J. F. Farmácia Hospitalar e suas interfaces com a Saúde. 1.ed. São Paulo: Rx Editora, 2005.
BISSON, M. P. Farmácia Clínica & Atenção Farmacêutica. 2.ed. São Paulo: Manole,2007.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE FARMÁCIA HOSPITALAR – SBRAFH. Padrões mínimos para farmácia hospitalar. Goiana - Belo Horizonte: 
SBRAFH, 2007. SANTOS, G. A. A. Gestão de farmácia hospitalar. São Paulo: Senac, 2010.
TUMA, I.L.; CARVALHO,F.D.; MARCOS, J.F. Programação, aquisição e armazenamento de medicamentos e produtos para saúde. “In” NOVAES, MR.C.G.; Orgs. SBRAFH: Guia de Boas Práticas em Farmácia Hospitalar e Serviços de saúde, 1° edição. São Paulo, Ateliê,2009

Continue navegando