Buscar

TDAH: Transtorno do Déficit de Atenção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Luana Schlindwein Imhof
Univille
TDAH 
O TDAH também é conhecido como Transtorno do Déficit de Atenção (TDA).
Resumo inicial: o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é caracterizado por sintomas que incluem a incapacidade de manter a atenção focada em uma tarefa, problemas para organizar tarefas, evitar coisas que exigem esforço e acompanhamento. O TDAH também pode incluir problemas com hiperatividade (inquietação, conversas excessivas, inquietação) e impulsividade (dificuldade de esperar a vez ou com paciência, interrompendo outras pessoas). Geralmente é tratado com medicamentos estimulantes, como a Ritalina e psicoterapia.
· Herdabilidade
· Doença desenvolvimental
Epidemiologia
· 4% dos adultos 
· Em gêmeos monozigotos, vários autores falam que a concordância é acima de 70%
· Entre 9, 7 são meninos e 2 meninas 🡪 muito mais frequente em homens do que mulheres
· Prevalência de 11% nas crianças, 70% das pessoas se mantém durante a fase adulta
Fatores de Risco
· Genética: Estudos mostram que o TDAH ocorre em famílias com maior frequência do que na população em geral. Estudos com gêmeos atribuíram cerca de 80% do TDAH a genes (ver Faraone, 2004), embora as estimativas variem. Os pesquisadores também exploraram a contribuição de genes específicos. Um estudo recente em larga escala demonstrou que muitos genes estão envolvidos no TDAH. Como muitos sintomas compõem o distúrbio, isso parece fazer sentido.
· Vários cromossomos envolvidos
· Cromossomo 11 DRD4 – gene tirou o homo sapiens da África, pois modula a “busca por novidade”, a área límbica, área da cognição, o drive, a impulsividade → 
· Cromossomo 5 DAT1 que modula muito a dopamina na área pré frontal 
· Importante dizer que a herdabilidade é de 0,75% 
· A maioria das pessoas com TDAH, alguém da família tem (20% de chance de um dos pais ter)
· 
· Ambiente: o ambiente materno pode aumentar o risco de TDAH, incluindo fumar durante a gravidez (em uma criança já geneticamente suscetível), baixo peso ao nascer e saúde mental da mãe. Algumas pesquisas descobriram que crianças em idade pré-escolar expostas a altos níveis de chumbo podem ser vulneráveis ​​ao TDAH. Além disso, o TDAH parece estar associado a eventos traumáticos, como abuso emocional ou físico.
Epigenética: desligar alguns genes 
· Alcoolismo na gestação aumenta em 3x a chance de TDAH, tabagismo em 2x, pré-eclâmpsia, trauma cerebral, baixo peso ao nascer, cordão enrolado
· APGAR BAIXO**: risco brutal, fator desencadeante do TDAH até os 40 anos de idade da criança
· 70% de chances da criança desenvolver o TDAH em fatores ambientais e 30% genéticos
· Se a mãe sofre de TDAH, a chance aumenta mais ainda. Discordância conjugal, famílias muito grandes, tudo isso são fatores.
· Aditivos alimentares: A hipótese de que os aditivos alimentares aumentem o risco de TDAH tem sido controversa. Um estudo recente descobriu que beber bebidas com aditivos alimentares aumentou a hiperatividade em crianças sem TDAH.
· Lesão cerebral: traumatismo craniano pode causar sintomas semelhantes ao TDAH, embora apenas uma pequena porcentagem de crianças com TDAH tenha sofrido lesão cerebral, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental (NIMH). 
Sintomas
· O grande problema da doença é AS FUNÇÕES EXECUTIVAS, que estão ausentes ou então muito prejudicadas no individuo com TDH.
· Reconhecer a tarefa
· Procrastinação – para que fazer agora?
· Motivação comprometida
· Planejamento
· Na hora da execução, manter o foco, esforço para manter a atenção
· Desfoco constante
· IMPACIENCIA 
· Sempre atrasado, cronobiologia é prejudicada
· Problemas na organização de tarefas
· Distração fácil
· Evitar coisas que exigem esforço
· Incapacidade de manter a atenção em uma tarefa e problemas com o acompanhamento. 
· Hiperatividade (inquietação, conversas excessivas, inquietação)
· Impulsividade (dificuldade de esperar a vez ou com paciência, interrompendo outras pessoas)
O principal sintoma do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um padrão persistente de desatenção e / ou impulsividade da hiperatividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento da criança.
Uma pessoa pode apresentar sintomas predominantemente caracterizados por desatenção, predominantemente hiperatividade-impulsividade ou uma combinação dos dois. Para atender a cada um desses especificadores de TDAH, uma pessoa deve exibir pelo menos 6 sintomas das categorias apropriadas abaixo.
SINTOMAS DE DESATENÇÃO
· Freqüentemente deixa de prestar muita atenção aos detalhes ou comete erros descuidados nos trabalhos escolares, no trabalho ou em outras atividades
· Muitas vezes tem dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas
· Frequentemente, parece não escutar quando falado diretamente
· Frequentemente, não segue as instruções e falha em concluir os trabalhos escolares, as tarefas ou os deveres no local de trabalho (não devido ao comportamento de oposição ou à falta de compreensão das instruções)
· Muitas vezes tem dificuldade em organizar tarefas e atividades
· Freqüentemente evita, não gosta ou reluta em se envolver em tarefas que exijam esforço mental contínuo (como trabalhos escolares ou trabalhos de casa)
· Muitas vezes perde as coisas necessárias para tarefas ou atividades (por exemplo, brinquedos, tarefas escolares, lápis, livros ou ferramentas)
· Geralmente é facilmente distraído por estímulos estranhos
· É frequentemente esquecido nas atividades diárias - mesmo naquelas que a pessoa realiza regularmente (por exemplo, um compromisso de rotina)
SINTOMAS DE HIPERATIVIDADE
· Muitas vezes mexe com as mãos ou pés ou se contorce no assento
· Freqüentemente deixa o assento na sala de aula ou em outras situações nas quais se espera permanecer sentado
· Frequentemente corre ou sobe excessivamente em situações em que é inapropriado (em adolescentes ou adultos, pode ser limitado a sentimentos subjetivos de inquietação)
· Muitas vezes tem dificuldade em brincar ou se envolver em atividades de lazer silenciosamente
· É frequentemente "on the go" ou frequentemente age como se "acionado por um motor"
· Frequentemente fala excessivamente
SINTOMAS DE IMPULSIVIDADE
· Freqüentemente deixa escapar as respostas antes que as perguntas sejam concluídas
· Muitas vezes tem dificuldade em aguardar a vez
· Freqüentemente interrompe ou se intromete em outras pessoas (por exemplo, intrometer-se em conversas ou jogos).
TDAH CRIANÇAS X ADULTOS
· Em crianças ou adolescentes, esse padrão de comportamento dificulta o foco nos detalhes, mantém a atenção na escola (por exemplo, eles se remexem nas aulas ou simplesmente não prestam atenção), ouvem os outros e seguem as instruções ou tarefas.
· Organizar uma atividade ou tarefa pode ser quase impossível, e a pessoa se distrai rapidamente com as coisas acontecendo ao seu redor. 
· Eles podem parecer esquecidos, extraviados ou perder as coisas necessárias para concluir uma tarefa que precisa ser concluída.
· Uma criança ou adolescente diagnosticado com DDA pode ou não ter hiperatividade, que é um conjunto de comportamentos caracterizados por inquietação incontrolável, por não ficar sentado durante a aula, subir em móveis ou correr quando não é hora de brincar, fala excessivamente e não pode parecer jogar silenciosamente.
· O TDAH geralmente aparece primeiro na infância, antes dos 12 anos.
· Hiperatividade da criança pode ser a inquietação do adulto. Se percebe nas crianças principalmente quando entram no ensino médio.
· PREGUIÇA – sintoma seminal do adulto
· Teste TDH de adulto: SRS-18
· SNAP-4 teste de crianças
Tipos de TDAH
Tipo predominantemente desatento: Um diagnóstico prevalente entre adultos, esse tipo mostra seis ou mais sintomas da categoria desatenção e menos de seis sintomas do hiperativo-impulsivo (mas os indivíduos podem exibir alguns desses sintomas).
Tipo predominantemente hiperativo-impulsivo: Esses indivíduos apresentam seis ou mais sintomas da categoria hiperativo-impulsivo e menos de seis sintomas do tipo desatenção (mas alguns desses sintomas podem estar presentes).Tipo combinado: comum em crianças, esse tipo exibe seis ou mais sintomas do tipo desatento, juntamente com seis ou mais sintomas do tipo hiperativo-impulsivo.
· Outro tipo de expressamento genético: depois dos 20 anos começa. Muito a ver com a pressão e demandas da sociedade no geral. TDH do adulto
· Mulheres pelos seus 50 anos – estrogênio modula a dopamina no cérebro, pois na menopausa, cai o estrogênio e também a dopamina no cérebro – as mulheres reclama de memória, mas é a concentração diminuída pela queda de dopamina.
Diagnóstico
314.01, tanto para apresentação combinada (isto é, desatenção com hiperatividade / impulsividade) quanto para apresentação predominantemente hiperativa/ impulsiva (isto é, critérios de desatenção não são atendidos).
314.00 para apresentação predominantemente desatenta (os critérios de hiperatividade-impulsividade não são atendidos). 
· Para que o diagnóstico de TDAH seja feito, os sintomas devem persistir consistentemente por pelo menos 6 meses.
· Alguns sintomas precisam estar presentes quando criança, aos 12 anos de idade ou menos. Nos adultos, deve haver alguma lembrança de alguns desses sintomas serem problemáticos quando eram crianças.
· Para que um diagnóstico seja feito, os sintomas também devem existir em pelo menos dois locais separados (por exemplo, na escola e em casa). Geralmente, um diagnóstico de TDAH não é feito se os problemas existirem apenas em uma única configuração. Um aluno que luta apenas na escola, por exemplo, geralmente não se qualifica para esse diagnóstico.
· Os sintomas devem estar criando um comprometimento significativo no funcionamento ou nos relacionamentos sociais, acadêmicos ou ocupacionais. Se alguém estiver com esses sintomas, mas não estiver chateado com eles ou descobrir que está causando problemas significativos em qualquer área da vida, geralmente não se qualificaria para esse diagnóstico.
Tratamento
· Terapia cognitivo-comportamental
· Medicamentoso: estimuladores da dopamina na área pré-frontal, ritalina, medafinil (stavigili) e venvanse (destromero do adderal). Existem dois tipos principais de estimulantes - à base de metilfenidato (Ritalina, Concerta, Metadato) e à base de anfetamina (Adderall, Dexedrina).
**Sertralina é o único inibidor seletivo com efeito dopaminérgico

Outros materiais