Buscar

Relatorio 7 nitrito (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Determinação de Nitrito
Bruna Lopes (IC)¹, Igor Valezan (IC)2, Júlia Goedert (IC)3, Manoella Neves Pereira (IC)4, Daiana Cardoso de Oliveira (PS).
brunal190294@gmail.com1, igorvalezan@gmail.com2, julliagoedert@hotmail.com3, nevespmanu@gmail.com4.
Universidade do Sul de Santa Catarina		Data: 18 / 06 / 2018 
Palavras Chave: método colorimétrico, espectrofotômetro, nitrito. 
Introdução
 	O nitrito, que é uma molécula de nitrogênio oxidada, geralmente forma-se a partir da ação de micro-organismos, os quais reduzem o nitrato ou oxidam a amônia. Porém, ele é instável em oxigênio, convertendo-se novamente em nitrato. Sua determinação é importante, pois ele indica o nível de poluição da água a partir de matéria orgânica nitrogenada em decomposição, os quais são os dejetos animais e fertilizantes que foram carregados pelas chuvas, vegetal ou animal, e também pela poluição de efluentes industriais (PADILHA et.al, 2010).
 	Nitrogênio Nitrato é a principal forma de nitrogênio encontrada nas águas. Concentrações de nitratos superiores a 5mg/L demonstram condições sanitárias inadequadas, pois as principais fontes de nitrogênio nitrato são dejetos humanos e animais. Os nitratos estimulam o desenvolvimento de plantas, sendo que organismos aquáticos, como algas, florescem na presença destes e, quando em elevadas concentrações em lagos e represas, pode conduzir a um crescimento exagerado, processo denominado de eutroficação. O Nitrogênio Nitrito É uma forma química do nitrogênio normalmente encontrada em quantidades diminutas nas águas superficiais, pois o nitrito é instável na presença do oxigênio, ocorrendo como uma forma intermediária. O íon nitrito pode ser utilizado pelas plantas como uma fonte de nitrogênio. A presença de nitritos em água indica processos biológicos ativos influenciados por poluição orgânica (LIMA, 2008). 
 	O contaminante inorgânico de maior preocupação em águas subterrâneas é o íon nitrato, NO3-, que normalmente ocorre em aquíferos de zonas rurais e suburbanas. O nitrato em águas subterrâneas origina-se principalmente de quatro fontes: aplicação de fertilizantes com nitrogênio, bem como inorgânicos e de esterco animal, em plantações; cultivo do solo; esgoto humano depositado em sistemas sépticos e deposição atmosférica (BAIRD e CANN, 2011).
 	Uma preocupação recente trata do aumento dos níveis de íon nitrato na água potável, particularmente em água de poços em localidades rurais, sendo a principal fonte deste nitrato a lixiviação de terras cultivadas para os rios e fluxos de água. O excesso de íon nitrato em água potável é preocupante por causar em recém-nascidos a síndrome do bebê azul; e em adultos, conforme pesquisas, pode ser responsável por causar câncer de estômago, e aumentar a probabilidade de câncer de mama em mulheres (BAIRD e CANN, 2011). 
 	O excesso de íon nitrato em água potável é um perigo potencial à saúde, uma vez que pode resultar em metemoglobinemia em recém-nascidos, bem como em adultos com uma particular deficiência de enzimas. O processo patológico é desenvolvido em frascos de alimentos não esterilizados ou no estômago de bebês. As bactérias reduzem parte do íon nitrato em íon nitrito, conforme mostra a equação:
NO3- + 2 H+ + 2 e- → NO2- + H2O
 	O nitrito combina e oxida os íons de ferro na hemoglobina no sangue de Fe2+ a Fe3+, evitando a absorção e a transferência de oxigênio para as células. A hemoglobina contendo Fe3+ é designada como metemoglobina O bebê torna-se azul e sofre interrupções na sua respiração. Nos adultos, em geral, a hemoglobina oxidada é praticamente reduzida novamente a sua forma de transporte de oxigênio, e o nitrito é novamente oxidado para nitrato, de forma rápida; mas, em bebês, esse processo é lento (SILVA e BROTTO, 2014).
 	A resolução nº 357 do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA, de 2005, que dispõe sobre os níveis de qualidade das águas naturais do território brasileiro, inclui a quantidade de nitrito como padrão de classificação de águas doces. Esta resolução impõe 1 mg/L de Nitrito. 
 	A Colorimetria e a Espectrofotometria podem ser conceituadas como um procedimento analítico através do qual se determina a concentração de espécies químicas mediante a absorção de energia radiante (luz). A luz pode ser entendida como uma forma de energia, de natureza ondulatória, caracterizada pelos diversos comprimentos de onda (, expressos em m ou nm) e que apresenta a propriedade de interagir com a matéria, sendo que parte de sua energia é absorvida por elétrons da eletrosfera dos átomos constituintes das moléculas (VILLELA et.al, 1972)
 	Tem-se como objetivo determinar a quantidade de nitrito na amostra de água da torneira da universidade Unisul pelo método colorimétrico. 
Materiais e Métodos 
 	Os materiais e reagentes utilizados no experimento estão respectivamente descritos na Tabela 1 e na Tabela 2 representadas a seguir.
Tabela 1. Materiais utilizados no experimento
	Materiais
	Capacidade (mL)
	Balão volumétrico
	100
	Pipeta graduada
	1
	Pipeta graduada
	2
	Proveta
	100
	Erlenmeyer
	250
	Papel pH
	----
Fonte: Autores, 2018.
Tabela 2. Reagentes utilizados no experimento
	Reagentes
	Quantidade
	Ácido sulfanílico
	----
	Alfanaftilamina
	----
	Hidróxido de Alumínio 
	----
	Hidróxido de sódio
	----
	Amostra
	----
	Água deionizada
	----
Fonte: Autores, 2018.
 	Transferiu-se 50mL da amostra para um erlenmeyer e verificou-se o pH acertando-o para pH 7 com algumas gotas de hidróxido de sódio. Adicionou-se 1mL da solução de ácido sulfanílico e deixou-se descansar por 3 minutos, verificando o pH novamente para 1,4. Então adicionou-se 1mL de alfanaftilamina e 1mL de hidróxido de sódio, esperando 10 minutos para o completo desenvolvimento da cor. 
		O mesmo procedimento foi utilizado para realização da amostra em branco, utilizando água deionizada no lugar de água da torneira. Assim, filtrou-se a amostra com papel filtro e inseriu-se na cubeta e mediu-se em espectrofotômetro UV-vis com comprimento de onda de 520 nm, para então realizar com cálculo com a seguinte equação: 
 
Resultados e Discussão
 	O ácido sulfanílico foi adicionado na amostra por que em solução ácida os íons nitrito formam um complexo diazonico gerando um azo corante rosa. Esse corante pode ser determinado fotometricamente. 
 	Cor e turbidez interferem na leitura do espectroscópio e devem ser removidos. Por este motivo, foi realizada a filtração da amostra utilizando papel de filtro faixa branca.
 	A solução em branco foi utilizada para zerar o espectroscópio para poder calibrar o equipamento e também diminuir possíveis erros do aparelho, e então, realizar a leitura espectrofotométrica da absorbância da amostra, em um comprimento de luz igual à 520nm.
 	O procedimento foi realizado em triplicata, e as leituras de absorbância das amostras foram de 0,230, 0,297 e 0,344. Com isso, realizado o cálculo, os resultados da concentração de nitrito foram de 0,0645mg/L, 0,0819mg/L e 0,0941mg/L, resultando na média de 0,08mg/L ± 0,01.
Conclusões
Através da determinação da quantidade de nitrito da água da torneira da universidade Unisul, a partir do método colorimétrico, pôde-se concluir que o resultado médio de nitrito encontrado foi de 0,08mg/L ± 0,01. Segundo a resolução 357 do CONAMA, de 2005, a concentração máxima de nitrito permitido em águas doces é de 1 mg/L, o que classifica a água da torneira da universidade Unisul como dentro dos padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente. 
Referências
BAIRD, C.; CANN, M. Química Ambiental. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
PADILHA, C. F.; LEITZKE, F. L. S.; SILVA, J. M. L. Determinação de nitratos em água. Curitiba, 2010.
LIMA, R. A. Propriedades ópticas da água. UFJF. Juis de Fora, 2008.
SILVA, L. C. M.; BROTTO, M. E. Nitrato em água: ocorrência e consequência. São Paulo, 2014. 
VILLELA, G.G.; BACILA, M.; TASTALDI, H. Técnicas e Experimentos de Bioquímica. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 1972.
CONAMA, “Resolução no 357/2005”. Ministério do
Meio Ambiente, ConselhoNacional de Meio
Ambiente. Brasília, 2005. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res05/res35705.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2018.
2

Outros materiais