Buscar

fusão das empresas de construção cívil

Prévia do material em texto

11
		ADMINISTRAÇÃO
aNA lIDIA mARTINS DE SOUZA
A FUSÃO DAS EMPRESAS DE CONTRUÇÃO CIVIL E SUAS VANTAGENS NO MERCADO, DO TRADICIONAL-CONCERVADOR AO CONTEMPORANEO E MODERNO.
Poções
2021
aNA LIDIA MARTINS DE SOUZA 
A FUSÃO DAS EMPRESAS DE CONTRUÇÃO CIVIL E SUAS VANTAGENS NO MERCADO, DO TRADICIONAL-CONCERVADOR AO CONTEMPORANEO E MODERNO.
Trabalho apresentado à Universidade Anhanguera, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Empreendedorismo; Ética, Política e Sociedade; Homem, Cultura e Sociedade; e Sistemas de Informação Gerencial.
Professores:
Ewerton Taveira Cangussu;
José Adir Lins Machado;
Maria Gizele de Alencar
Eduardo Faria Nogueira 
Tutora:
Altemar Pereira de Moraes
ANO:
2021
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	3
2	DESENVOLVIMENTO	4
2.1	DESAFIO 1 – EMPREENDEDORISMO	4
2.2	DESAFIO 2 – ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE	9
2.3	DESAFIO 3 – HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE	12
2.4	DESAFIO 4 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL	13
3	CONCLUSÃO	18
REFERÊNCIAS	19
INTRODUÇÃO
Com o passar dos anos o ramo de construção civil vem ganhando destaque no mercado dando oportunidades para milhares de trabalhadores, pois esta profissão é muito dinâmica e abrange diferentes maneiras e formas de trabalho. 
Esse setor vem a cada ano de reinventando e se especializando em novas técnicas e métodos melhorando a demanda de seus serviços o que acaba resultando uma elevada melhora nos índices de atividades que mais geram empregos. 
Para elaboração desta produção textual, colocamos em evidência uma nova construtora apresentando soluções para inseri-la no mercado de uma maneira mais atualizada, inovadora e dinâmica. Mas mantendo os ideias e a organização padrão, já que é a fusão de duas empresas caracterizadas diferentes entre si apesar de serem do mesmo ramo.
O cenário retrata essa junção destas construtoras que se uniram para ampliar seus negócios formando uma aliança de sucesso e também uma conexão em prol de se destacar em sua área. 
Utilizaremos para o desenvolvimento dessa consultoria a metodologia Canvas muito utilizada atualmente para dar suporte e estruturar todo o planejamento desta fusão. 
O trabalho será realizado com base na metodologia de estudo e conhecimentos das disciplinas do curso de Administração implantando conceitos dos conteúdos estudados ao longo do semestre.
DESENVOLVIMENTO
DESAFIO 1 – EMPREENDEDORISMO
 O empreendedorismo é a identificação de novas oportunidades onde o empreendedor visa soluções e investimentos para o melhor desenvolvimento da sua empresa causando um impacto positivo na sociedade. O empreendedor usa a sua criatividade, inovação, ideias e estratégias para transformar ou criar novas visões e metas para um novo negócio.
O Empreendedorismo está relacionado à criação de negócios, é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando o tempo e esforços necessários, assumindo os riscos financeiros e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal (HISRICH; PETERS, 2004, p. 29). Ou seja, é fazer algo inovador e diferente no mercado, tendo a necessidade de se ter criatividade e ambição.
“O empreendedor sempre está buscando a mudança, reage a ela, e a explora como sendo uma oportunidade.” (DRUCKER, 2008, p. 36).
Para iniciarmos a junção dessas duas empresas de construção civil devemos definir os processos que serão realizados com base no método Canvas que consiste em uma ferramenta de fácil acesso voltada na formação de estratégias para um desenvolvimento, tendo uma visão empreendedora e organizada para que os objetivos sejam conquistados com sucesso. Esta metodologia facilita na organização da empresa destacando os pontos importantes para o envolvimento no mercado de trabalho.
Drucker (2008) também ressalta que o espírito empreendedor não é uma qualidade, mas sim uma característica diferente que possibilita ao indivíduo se sair bem frente às adversidades empreendedoras, que tem como característica decisões que necessitam ser tomadas a partir da incerteza.
A nova visão empreendedora da harmonia destes dois negócios terá como resultados a ampliação e a inovação no mercado do ramo civil, pois ambas possuem qualidades diferentes. A primeira empresa é familiar passando um aspecto mais padronizado e a segunda é mais versátil e moderna desencadeando uma mistura entre a conservação da organização e estruturas mais tradicionais com os novos métodos, técnicas e atualizações.
Através desta junção os clientes e futuros clientes da nova empresa têm a liberdade e a autonomia de escolher o que será mais viável e melhor para si de acordo com o seu estilo de vida e personalidade, pois esta visão empreendedora abrange desde as pessoas conservadoras até as mais modernas. 
O empreendedorismo está diretamente ligado à inovação e criatividade. Ao relacioná-lo às tendências que comparam a estratégia de sobrevivência empresarial com a teoria da seleção natural de Charles Darwin, em que, quanto mais variação uma espécie apresentar, maior será a chance de sua perpetuação, transpõe-se ao empreendedorismo o fato de que variar (inovar) é uma necessidade constante para reduzir as chances de se igualar aos seus competidores que dividem o mesmo mercado, aumentando as chances de se obter sucesso (JULIANO, 2011, p.3).
Para Juliano (2016, p. 75) O modelo de negócios é um documento no qual o empreendedor inicia o desenvolvimento do seu empreendimento de modo a tornar a sua ideia tangível e passível de avaliação, auxiliando-o a estruturar e unificar os diversos elementos necessários para a elaboração detalhada do plano de negócios e a respectiva implantação da empresa.
DESAFIO 2 – ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE
Segundo Aranha e Martins (1991, p. 49): Os conceitos platônico-aristotélicos influenciariam o pensamento na Idade Média, em particular os representantes da Escolástica que utilizaram os princípios da argumentação e pensamento discursivo. O que Aristóteles desenvolve são as regras do pensamento correto, por meio do encadeamento das proposições e das ligações dos conceitos mais gerais para os menos gerais, de forma a garantir o rigor da demonstração. Nesse processo, estabelece as leis do silogismo, o que delineará de maneira marcante a tendência do seu pensamento em privilegiar a argumentação dedutiva.
É sabido que as duas empresas eram de certa maneira concorrentes no mercado de trabalho do ramo civil, mas jamais se caracterizavam como inimigas. Ambas possuem características próprias e consequentemente métodos e técnicas diferentes de trabalhar, porém, com a fusão irá se originar um só negócio. Esta nova perspectiva resulta em um trabalho cooperativo onde todos os envolvidos trabalharam não somente para o enriquecimento da empresa, mas também para a construção de sonhos de todas as pessoas que buscarão os serviços oferecidos. 
No mundo dos negócios, a ética influencia o processo corporativo de tomada de decisões para determinar quais são os valores que afetam os vários grupos de parceiros e para estabelecer como os dirigentes podem usar tais valores no dia a dia da administração da organização. Assim, a ética nas organizações constitui um elemento catalisador de ações socialmente responsáveis da organização por meio de seus parceiros e dirigentes. (CHIAVENATO, 2005, p. 44).
O plano de negócios, que deve ser preparado pelo empreendedor, é um documento em que se descrevem todos os elementos internos e externos envolvidos no novo empreendimento, buscando compreendê-lo e delinear meios para alcançar as metas propostas. Sua integração com planos funcionais como os de marketing, finanças, produção e recursos humanos, bem como a consulta a especialistas é frequente (HISRICH; PETERS, 2004).
DESAFIO 3 – HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE.
Diariamente notamos as diferentes interpretações da realidade social, esse fator muito importante para a sociedade acontece desde os primórdios que desenvolveram técnicas de para compreender, explicar e dominaro mundo em que vivia. As relações com o homem e a natureza ou o homem com os outros seres pensantes está muito ligada à natureza, pois essa interação acontece de forma simples e sensorial. 
Temos muito que aprender com a sociedade em que vivemos e com a natureza, são através dos convívios sociais que adquirimos aprendizagens sobre os valores, regras e atitudes. O homem já nasce com a necessidade de interação com outras pessoas para o seu desenvolvimento pessoal e para poder se aperfeiçoar conforme o tempo, na sociedade tem um fator de identidade social que marca quem somos e o que somos. 
A globalização causa uma circulação fácil de capital, pessoas, bens e serviços, esse processo envolve uma interação econômica, mas também é a divisão que classifica os países subdesenvolvidos dos países desenvolvidos. A exclusão social é uma consequência que desencadeia uma exploração, como o trabalho infantil e o trabalho análogo à escravidão. 
A junção das empresas é uma visão que disponha o andamento de um trabalho responsável com o meio ambiente e com o ser humano, pois é de extrema importância para o seu desenvolvimento. Um ambiente empresarial onde os funcionários, clientes e a sociedade estão satisfeitos com o que está sendo executado, a empresa é reconhecida por seus valores, honestidade e responsabilidade. 
Para que tenhamos um andamento de qualidade é indispensável à conscientização de se responsabilizar com o meio ambiente e com o ser humano, pois esses fatores têm muita influência sob qualquer empresa. Partindo deste princípio, a proposta é desenvolver estratégias para que tenhamos um bom relacionamento com todos ao redor seguindo firmemente os direitos humanos. 
A sustentabilidade está presente neste plano para que a empresa possa aderir aos requisitos sustentáveis para um novo projeto investindo em materiais recicláveis e com reaproveitamento. 
DESAFIO 4 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL
Segundo Aranha e Martins (1991, p. 49): Os conceitos platônico-aristotélicos influenciariam o pensamento na Idade Média, em particular os representantes da Escolástica que utilizaram os princípios da argumentação e pensamento discursivo. O que Aristóteles desenvolve são as regras do pensamento correto, por meio do encadeamento das proposições e das ligações dos conceitos mais gerais para os menos gerais, de forma a garantir o rigor da demonstração. Nesse processo, estabelece as leis do silogismo, o que delineará de maneira marcante a tendência do seu pensamento em privilegiar a argumentação dedutiva.
O homem vem se reinventando com o passar dos anos de acordo com as suas necessidades e ambições, a tecnologia está presente em seu dia a dia causando um efeito de dependência sobre a raça humana, isto é, nós seres humanos não conseguimos viver sem a tecnologia, pois vivenciamos na prática este meio de comunicação tão importante. 
A informática e as telecomunicações ligam os mercados do mundo todo possibilitando o contato direto com mais diferentes empresas, esse envolvimento de indivíduos, mercados, capitalismo, empresas, tecnologias e comunicações resultou um grande impacto para a sociedade.
É sabido que as duas empresas eram de certa maneira concorrentes no mercado de trabalho do ramo civil, mas jamais se caracterizavam como inimigas. Ambas possuem características próprias e consequentemente métodos e técnicas diferentes de trabalhar, porém, com a fusão irá se originar um só negócio. 
Esta nova perspectiva resulta em um trabalho cooperativo onde todos os envolvidos trabalharam não somente para o enriquecimento da empresa mas também para a construção de sonhos de todas as pessoas que buscarão os serviços oferecidos. 
Caráter é nossa força moral e ética, aquilo que guia nosso comportamento de acordo com os valores e princípios adequados – o que explica por que a liderança pode ser definida como “caráter em ação”. Os líderes procuram fazer a coisa certa. (HUNTER, 2006, p. 82).
No mundo dos negócios, a ética influencia o processo corporativo de tomada de decisões para determinar quais são os valores que afetam os vários grupos de parceiros e para estabelecer como os dirigentes podem usar tais valores no dia a dia da administração da organização. Assim, a ética nas organizações constitui um elemento catalisador de ações socialmente responsáveis da organização por meio de seus parceiros e dirigentes. (CHIAVENATO, 2005, p. 44).
O plano de negócios, que deve ser preparado pelo empreendedor, é um documento em que se descrevem todos os elementos internos e externos envolvidos no novo empreendimento, buscando compreendê-lo e delinear meios para alcançar as metas propostas. Sua integração com planos funcionais como os de marketing, finanças, produção e recursos humanos, bem como a consulta a especialistas é frequente (HISRICH; PETERS, 2004).
CONCLUSÃO
Ao concluir este trabalho foi possível constatar os conceitos e aspectos importantes para colocá-lo em prática de acordo com a consultoria que foi solicitada, ajudará a nova empresa a se destacar no mercado de trabalho e no desenvolvimento deste novo conceito de empresa do ramo da construção civil.
Com a elaboração deste plano destacamos fatores essenciais como as ferramentas tecnológicas através do E-commerce de suas maneiras de executá-la através das redes sociais possibilitando novos métodos de compra e venda de produtos e serviços. 
Destacamos a importância do comprometimento da empresa com o ambiente em que a cerca e com os fatores indispensáveis para um bom desenvolvimento do negócio e do comprometimento com os seus funcionários, clientes, sociedade e com o meio ambiente. Essa fusão trás para a sociedade maneiras sustentáveis para o andamento dos trabalhos que vão ser executados, gerando menos poluição e sustentabilidade, pois iremos apostar em reaproveitamentos e investir em materiais recicláveis.
Conclui-se que os estágios deste trabalho foram determinados capazes de inseri-la no mercado empregando os conceitos e estratégias tecnológicas e o comercio eletrônico como forma de aumentar as vendas e de se destacar com as demais concorrências, pois este novo modelo de empresa tem a conservação tradicional, mas ao mesmo tempo uma mistura de modernidade, flexibilidade e atualização. 
REFERÊNCIAS
A Inovação:// definição, conceitos e exemplos. Disponível em <https://brasil.abgi-group.com/a-inovacao/ > acesso em 15 abr. 2020.
DRUCKER, Peter F. Inovação e Espirito Empreendedor (entrepreneurship): práticas eprincípios. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
E-commerce: vantagens e desvantagens. Tudo o que você precisa saber!
Disponível em <https://metamidia.com.br/blog/e-commerce-vantagens-e-desvantagens.html >acesso em 01 maio 2020.
Economia e Inovação Para Sustentabilidade. Disponível em <http://www.cetecambiental.eco.br/economia-e-inovacao-para-sustentabilidade/ >acesso em 29 mar. 2020.
HISRICH, Robert D., PETERS, Michael P. Empreendedorismo. 5 ed. Porto Alegre:
Bookman, 2004.
Métricas para e-commerce: 4 indicadores + 3 passos para analisar. Disponível
em <https://www.dlojavirtual.com/marketing-digital/metricas-do-e-commerce-4-indicadores-que-voce-precisa-analisar/ > acesso em 02 maio 2020.
O capitalismo e seus impactos ambientais. Disponível em <https://operamundi.uol.com.br/opiniao/16777/o-capitalismo-e-seus-impactos-ambientais > acesso em 22 de abr. 2020.
O que é E-commerce? Saiba Como funciona. Disponível em <https://ecommercenapratica.com/o-que-e-ecommerce/ > acesso em 01 maio 2020.
O que é economia solidária. Disponível em <https://www.estudopratico.com.br/o-que-e-economia-solidaria/ > acesso em 01 maio2020.
O Que é o Plano de Negócios e Qual Sua Importância. Disponível em < https://sistemasoma.com.br/blog/empreendedorismo/o-que-e-o-plano-de-negocios-e
-qual-sua-importancia> acesso em 31 mar. 2020.
O QUE É SOCIAL DEMOCRACIA? Disponível em <https://www.politize.com.br/social-democracia-o-que-e/ > acesso em 01 maio 2020.

Continue navegando