Buscar

Divisão celular Resumo

Prévia do material em texto

Divisão celular
 
Interfase
Momento em que a célula está se preparando para a divisão celular. Encontra-se em intenso ato metabólico. Ela cresce, sintetiza proteínas...
É a fase mais longa do ciclo celular e é dividida em 3 etapas: G1, S e G2.
G1
Crescimento da célula;
Aumento do número de organelas;
Intensa síntese de proteínas;
Produção de RNA;
Ponto de checagem: Tamanho ta ok? ; Tem nutrientes suficientes? ; Tem algum dano no DNA? ; Está recebendo sinais positivos das suas vizinhas?
*células que não se dividem, passam por G1 e entram em G0. Ex: Neurônios;
S
Duplicação do DNA;
Duplicação dos centríolos;
Fabricação do centrômero;
É a fase mais importante e longa da Interfase;
G2
Finalização da produção de DNA;
São retomadas as produções de RNA e proteínas;
Aumento da célula;
Ponto de checagem: DNA replicou direitinho? ; Ele ta integrado? Foi danificado? ;
Se nos pontos de checagem for encontrado algum erro, a célula pode:
- Reparar o erro;
- Entrar em Apoptose: Quando o erro é muito grave e a célula não consegue repara-lo, ela se destrói. É uma morte programada.
* Erros nos pontos de checagem podem gerar células cancerígenas, por exemplo;
Mitose
Esse processo acontece dentro das células somáticas, ou seja, aquelas responsáveis pela formação de tecidos e órgãos nos organismos multicelulares, entre eles os tecidos do corpo humano e os orgãos do corpo humano. Deste modo, a mitose é importante para:
- O crescimento e regeneração de tecidos; 
- A cicatrização; 
- Formação de gametas em vegetais;
- As divisões do zigoto durante o desenvolvimento embrionário.
Prófase: Fase em que a célula tem sua membrana nuclear disfeita e formação do fuso acromático. É nesta fase que o cromossomo começa a ficar visível, pois ele se condensa. Os centríolos, já duplicados, migram para os polos opostos da célula.
Metáfase: os cromossomos duplicados migram para o equador da célula, se condensando ao máximo, formando a placa metafásica ou placa equatorial.
Anáfase : separação das cromátides irmãs em virtude do encurtamento das fibras do fuso. Quando as cromátides migram juntas para o mesmo polo, ocorre um processo chamado de não disjunção cromossômica, fazendo com que uma célula fique com mais cromossomos que outra;
Telófase: Fase final da mitose; Ocorre o desaparecimento das fibras do fuso e os cromossomos descondensam-se; Ocorre o reaparecimento do nucléolo e do envoltório nuclear (cariocinese);
No final dessa fase, observa-se a divisão do citoplasma (citocinese) e a distribuição das organelas entre as células-filhas.
Meiose
Prófase I: Pareamento dos cromossomos homólogos. É nessa fase que pode ocorrer o crossing-over, que permite maior variabilidade genética. O crossing-over é uma “troca de pernas” entre os cromossomos, que permite que haja diferentes tipos de combinações e variabilidade genética. 
Metáfase I: as cromátides irmãs vão para o equador, mas posicionam-se de forma diferente à da meiose. Elas ficam em pé e, com isso, quando ocorre a anáfase, não há a separação das cromátides irmãs. Cada par de cromátides irmãs vai para a nova célula a ser formada.
Anáfase I: Separação dos cromossomos homólogos. 
Telófase I e citocinese I: terminam essa primeira etapa da meiose, onde as novas células formadas não estão mais com os cromossomos homólogos juntos. 
Depois, acontecem as 5 etapas seguintes:
Prófase II: A carioteca começa a desintegrar-se.
Metáfase II: As cromátides irmãs vão para o equador e ficam de forma deitada.
Anáfase II: Separação das cromátides irmãs pelo fuso acromático. Ao final, depois da telófase II e citocinese II, que são iguais em todos os processos, há a formação de 4 células geneticamente diferentes, com metade do número de cromossomos.
A variabilidade genética, também chamada de biodiversidade molecular, pode ser definida como a variedade de alelos presentes nos indivíduos de uma determinada espécie. Isso significa que os organismos de uma espécie apresentam diferenças na composição dos seus genes, diferenças essas que determinam também variações em seus fenótipos. Cor do cabelo, dos olhos, da pele, altura e voz.

Mais conteúdos dessa disciplina