Buscar

Formação Continuada de Professores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

a) No Guia para Gestores Escolares, leia o seguinte item: Orientações para a formação continuada de professores na escola à luz dos novos currículos (p. 18-30).
b) Escolha três itens de formação que orientam o planejamento e a sistematização do trabalho docente, por exemplo: Elaboração do Plano de Ensino, Plano de Aula, Avaliação da Classe.
1- "Identificar os conteúdos que lhes causam maiores dificuldades aos alunos": É necessário que o professor tenha uma visão mais ampla, sensível para com o aluno, para que possam ser desenvolvidas as melhores abordagens e alternativas de apresentação para identificar as dificuldades dos seus alunos, e assim, buscar meios de sanar suas dúvidas sobre entendimento dos conteúdos. 
2- "Definir com precisão quais são os conceitos e as habilidades a serem aprendidos pelos alunos": É necessário definir quais os conceitos e habilidades serão trabalhados, para a facilitação do aprendizado do aluno, uma vez que o conteúdo não fuja ao tema, e assim possa seguir o conteúdo de acordo com o que é proposto pela BNCC.
3.  "trabalho colaborativo": Trabalhar de forma colaborativa, para que ocorra uma troca de experiências entre os professores com suas turmas e alunos em comuns, sobre práticas de regências, métodos e etc.
c) Em seguida, identifique e aponte outros três itens que contribuam com a reorientação/reflexão e ação na sala de aula, pelo professor, à luz do novo currículo da escola (já respaldado pela BNCC).
1. "planejar como novos materiais e estratégias de ensino, discutidos na formação" É necessário que o professor, sempre que necessário, mude sua abordagem com o objetivo de tornar mais atrativas as aulas para os alunos, para assim desenvolver o interesse do aluno.
2. "Analisar o trabalho dos alunos, suas ações, expressões e interações" Para obter um aproveitamento maior no ensino, pois se faz necessário conhecer cada aluno, como individuo, para compreender o processo e o ambiente de aprendizagem deste aluno, e assim, sempre que necessário, procurar mudar o método de abordagem para esse aluno.
3. "coordenar discussões" Para que possamos promover o diálogo e a reflexão de conhecimentos sobre a prática, até mesmo para uma melhor avaliação dos alunos, interagindo também e incentivando os alunos a interagir, observando e conhecendo os alunos através de opiniões e pontos de vistas diferentes

Mais conteúdos dessa disciplina