Buscar

CONTRIBUIÇÃO DE JOHN LOCKE DARÁ A CIÊNCIA POLÍTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho referente à primeira avaliação de Ciência Política e Teoria Geral do Estado
CONTRIBUIÇÃO DE JOHN LOCKE PARA A CIÊNCIA POLÍTICA
Ao escrever sua obra de filosofia política “Dois Tratados Sobre o Governo” John Locke objetivou duas coisas: a primeira seria opor-se à ideia de que o direito tinha ligações com saberes e conhecimentos divinos e também ao autoritarismo régio; a segunda intenção era a de estabelecer uma conexão sensata entre a liberdade dos indivíduos e a manutenção da ordem política.
O pensamento de Locke se assemelhou muito ao de Hobbes, outro pensador influente na política, ao defender que o poder absoluto dos reis mantêm o estado natural entre o soberano e os súbditos, no seu relacionamento mútuo. Assim, as doutrinas que Locke coloca em seu segundo tratado estabeleceu-se como a base de filosofia política e social, durante gerações.
Para Locke, o trabalho é a origem e a racionalidade da propriedade. O contrato ou acordo é a base do governo e o estabelecimento de suas restrições. Ambas as teorias são baseadas na independência das pessoas como indivíduos.
Locke defende que, quando a humanidade se multiplicou e a terra se tornou insuficiente para todos, foram necessárias regras para além das criadas pela lei moral ou natural. Locke acredita que quando o número de humanos aumenta exponencialmente e a terra se torna insuficiente para todos, outras regras são necessárias além das regras criadas pelas leis morais ou naturais. Mas o surgimento do governo não se baseia nessa necessidade econômica, mas em outro motivo. A lei moral é sempre efetiva, mas nem sempre mantida.
Na sociedade natural, todos têm o mesmo direito de punir os que não cumprem as regras. E a sociedade civil nasce a partir de quando os residentes concordaram em delegar essa função a alguns funcionários para uma melhor gestão judicial.
Portanto, o governo se estabelece por meio de um “contrato social”, e seus poderes são limitados, envolvendo obrigações mútuas, que podem ser modificadas ou revogadas pela autoridade que lhes foi conferida.

Outros materiais