Buscar

CAPITULO 2 - A EVOLUÇÃO DA CIENCIA PSICOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÕES DO CAPÍTULO 2 – A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA PSICOLOGIA
 1. Qual a importância de se conhecer a história da Psicologia?
 É a partir do conhecimento da história da psicologia que vamos entender que o 
 passado e o futuro estão no presente, e conhecer as demais áreas do 
 conhecimento humano, pela insaciável necessidade de termos em nos 
 compreender. 
2.Quais as condições econômicas e sociais da Grécia Antiga que
propiciaram o início da reflexão sobre o homem?
A história da sua construção está ligada, nos momentos históricos, ao conhecimento da humanidade, ao conhecimento humano e aos novos desafios colocados pela realidade econômica e social, e pela insaciável necessidade do homem de compreender a si mesmo.
3. Quais as contribuições fundamentais para a Psicologia apontadas nos textos de Sócrates, Platão e Aristóteles?
Sócrates dizia que a principal característica humana era a razão (alma), este abre um caminho para as teorias da consciência; Segundo Platão, quando alguém morria, a matéria (o corpo) desaparecia, mas a alma ficaria livre para ocupar outro; A contribuição de Aristóteles foi inovadora ao dizer que a alma e o corpo não podem ser dissociados, o mesmo chegou a estudar as diferenças entre: razão, percepção e sensações Da anima é considerado o primeiro tratado da psicologia.
4. Com a hegemonia da Igreja, na Idade Média, qual a contribuição de
Santo Agostinho e São Tomás de Aquino para o conhecimento em
Psicologia?
Para Santo Agostinho, a alma não era somente a sede da razão, porém, era a prova de manifestação divina do homem. Ele acreditava que a alma era imortal por ser elemento que ligava o homem a Deus, fazendo a Igreja passar a se preocupar com sua compreensão. Já São Tomás de Aquino encontrou argumentos racionais para justificar os dogmas da Igreja, garantindo-a o monopólio do estudo do psiquismo.
5. Em qual período histórico situa-se a contribuição de Descartes para a Psicologia? Qual é essa contribuição?
Idade Moderna. Descartes tentou resolveu o problema corpo-mente, uma questão antiga, problemática desde o tempo de Platão. Descartes absorveu a posição dualista, mas defendia que a interação entre mente e corpo era maior do que se imaginava e que os dois poderiam se influenciar mutuamente.
6. Quais as contribuições da Fisiologia e da Neurofisiologia para a
Psicologia?
Os estudos e formulação de teorias sobre o sistema nervoso central, no qual existia o pensamento, as percepções e os sentimentos humanos.
7. Qual o papel de Wundt na história da Psicologia?
 Wundt teve um papel importante na história da psicologia. Demarcou-se do pensamento dominante da época, procurando autonomizar a psicologia da filosofia. Definiu um objeto, a consciência, e um método de investigação, a introspectiva controlada. Procurou ainda desenvolver uma teoria sobre a natureza da mente humana que conjugasse a componente biológica e a componente social, o mundo interno e o mundo externo, a dimensão individual e coletiva.
8. Quais os critérios que a Psicologia deveria satisfazer para adquirir o
status de ciência?
Deveria definir seu objeto de estudo (o comportamento, a vida psíquica, a consciência); delimitar seu campo específico de estudo; formular métodos de estudo para o objeto definido; formular teoria enquanto um corpo consistente de conhecimentos na área.
9. O que caracteriza o Funcionalismo, o Associacionismo e o
Estruturalismo?
Funcionalismo – Escola de psicologia que enfatiza os atos ou processos mentais como objeto de estudo da psicologia, em contraste com as escolas estruturalistas, que destacam os conteúdos consciente, está preocupado com a consciência.
Associacionismo – O termo associa origina-se da concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de associação das ideias – das mais simples às mais complexas.
Estruturalismo – O estruturalismo surgiu com o inglês Edward Titchener (1867-1927) e tem como fundamento o estudo dos elementos ou conteúdos mentais e sua conexão mecânica, mediante o processo de associação, porém, descartava a ideia de que a percepção (processo mental através do qual cada indivíduo percebe e interpreta o mundo) tenha alguma participação nesse processo.
10. Quais as principais teorias em Psicologia, no século 20?
Destacaram-se no século 20 o Behaviorismo ou teoria do estímulo-resposta, construída a partir da observação do comportamento, e que por pragmaticidade teve grande desenvolvimento nos Estados Unidos. Destacou-se também a teoria conhecida como Gestalt, que pregava a necessidade de conhecer o homem em sua totalidade, e, por fim a Psicanálise Freudiana que resgada a importância da efetividade e do estudo do inconsciente.

Continue navegando

Outros materiais