Buscar

Template Receita inovadora portfolio B II (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PORTFÓLIO – PORTFÓLIO PRODUÇÃO
MODELO DE TEMPLATE PARA POSTAGEM
	Nome: Daniela Regina dos Santos Isoppo
RU:2803750
Polo:UNINTER/sombrio
	Receita inovadora: Petisco empanado de Flores de Abóbora/Moranga recheadas
 Conforme dados da ONU (organização das Nações Unidas) a alimentação sustentável é um dos objetivos do milênio, até 2030. Nessa perspectiva ao tratarmos de alimentação, devemos pensa-la como um todo desde a produção ao processo final, para promoção de uma alimentação saudável e sustentável através de alimentos que tenham menor impacto em relação ao meio ambiente e inúmeros benefícios nutricionais, por meio do aproveitamento integral do alimento (talos, folhas, flores e muitas vezes até a semente do mesmo).
Deste modo, auxiliamos no desperdício de alimentos, ensinamos novas formas de preparo de alimentos, aumentando o consumo de itens baratos de serem adquiridos por famílias mais carentes que muitas vezes por falta de conhecimento jogam fora tais partes alimentares.
A receita inovadora apresentada neste trabalho é Petisco empanado de Flores de Abóbora/Moranga recheadas com o uso da flores da abóbora com base na necessidade de necessidade de proporcionar, como em inúmeros estudos nutricionais a estimulação do uso das PANCs (Plantas Alimentícias não Convencionais).
 Segundo a Embrapa “São espécies vegetais com uma ou mais partes alimentícias, espontâneas ou cultivadas, nativas ou exóticas. Essas hortaliças são comestíveis e ricas em nutrientes. As PANCs são alimentos que produzem efeitos benéficos à saúde do consumidor e compõem práticos típicos com grande importância na cultura das regiões. Atuam como alimentos funcionais. Fáceis de cultivar e de baixo custo tecnológico. Resistentes a pragas e doenças. Apropriadas para a agricultura. Ações de promoção e valorização das PANCs são igualmente importantes para a segurança e soberania alimentar e nutricional no Brasil”.
 Conforme estudos apresentados pela ASBRAN a abóbora é um alimento versátil, além de render pratos saborosos como risotos, massas, tortas, pães e até cerveja, pode se fazer farofa das folhas, tostar as sementes e utilizar como petiscos, se ralada crua pode ser utilizada em saladas mistas. E sabe-se atualmente que as suas flores as quais são consideradas PANCs também podem ser consumidas. Neste trabalho será uma receita de flores empanas com recheio. 
 Entretanto, vamos fazer um breve relato sobre os benefícios da abobora, a qual é fonte de vitamina A que traz grandes benefícios para a visão. O alimento também é rico em carotenoide. antioxidante betacaroteno, que atua na prevenção do câncer. As sementes da abóbora são ricas em triptofano, um ingrediente importante na produção de serotonina, um dos principais responsáveis pelo nosso humor. Além de serem ricas em fitosteróis, que têm sido associados, em estudos, como redutores do colesterol ruim.
A abóbora também é fonte de potássio uma reposição importante para equilibrar os eletrólitos pós-treino e manter os músculos funcionamento na sua melhor forma.
 A abóbora ainda contém vitamina C, magnésio, cálcio, vitamina E, ferro e vitaminas B1, B3, B5 e B6. Conforme a CEAGESP é um alimento de poucas calorias, além de ser rica em fibras, que pode ser excelente aliada na perda de peso. Pois mantém a sensação de saciedade o 
Das folhas as flores, estamos na verdade diante de um superalimento, estimular o consumo integral dos alimentos, este além do patrimônio cultural repassado, é o maior impacto que podemos querer alcançar melhorar a alimentação de nossas crianças, jovens e adultos. 
 É originária da Guiné (continente africano), chegou ao Brasil no século XVI, se espalhou pelo território brasileiro e ganhou diversos nomes: os mais comuns são jerimum, como é mais conhecida no norte e nordeste, e moranga nas demais regiões do país. 
 O mais interessante é que o público que poderá consumir este alimento abrange a todos, desde crianças até os mais idosos. Pode ser trabalhado na Instituição de ensino com os mais diversos públicos desde a educação infantil até fundamental II, e pais de alunos por meio da semana da alimentação, em outros projetos de culinária, em feiras culturais ou semanas folclóricas. Dando a prova do alimento pronto, e repassando a receita para aqueles que queiram faze-la em suas residências. Pode ser ofertado em oficinas culinárias para pais de alunos, para aproximar mais a comunidade da descola, vários viés podem ser trabalhados.
 Todo este conteúdo tratado neste trabalho vem de encontro a Competências da BNCC numero 6 ao qual trata de Trabalho E Projeto De Vida que define como valorizar a diversidade de saberes e vivencias culturais, apropriar-se de conhecimento e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
 
	1) Ingredientes: 
 20 flores de abóbora
Presunto e muçarela cortados em pedacinhos retangulares
2 colheres sopa de farinha de trigo com fermento
2 colheres sopa de farinha de trigo sem fermento
1 pitada de salsinha e cebolinha desidratada
1 colher de sopa de queijo ralado
2 ovos
leite
sal a gosto e óleo para fritar
	2) Modo de preparo:
 Primeiramente lave as flores de abóbora e tire o pólen e o caule. Após retire a umidade com auxílio de papel toalha e recheie cada flor com um pedacinho de presunto e outro de queijo. Gire suavemente as pétalas para empanar no ovo e após na farinha previamente misturada a salsinha e cebolinha desidratada. Reserve-as. Aqueça bem o óleo e frite as flores até dar o ponto de cor dourada. Sirva e aproveite esta experiencia gastronômica saudável e saborosa.
	3) Rendimento (Para quantas pessoas/quanta porção):
 Rende 5 porções de 4 unidades de flores por pessoa.
	4) Compartilhe aqui seu Desafio da alimentação sustentável, mostre com fotos a sequência da produção da sua receita inovadora:
 O desafiador é conhecer e provar algo novo, como as flores. Tem que realmente aceitar esta experiencia sem medo, pensando nos benefícios que ela poderá trazer, foi fácil e rápido de fazer. Algumas resistências por familiares na hora de provar, mas aqueles que aceitaram, aprovaram a receita. E após ainda pensamos em novos tipos de recheios como requeijão ou queijo com bacon ou calabresa ou manjericão com tomatinho cereja, etc.
Primeiro momento: Colher as flores de abóbora
Segundo momento: higieniza-las 
Terceiro momento: Prepara-las 
Quarto momento: Provar e Aprovar a Receita 
BIBLIOGRAFIA
https://www.embrapa.br/documents/10180/46878777/Cat%C3%A1logo+Digital+Embrapa+Sebrae+Plantas+aliment%C3%ADcias+n%C3%A3o+convencionais+%28PANCs%29/51283329-42c7-5418-4f57-8b71d19843c3
https://www.asbran.org.br/noticias/alem-de-outros-beneficios-a-abobora-ajuda-na-perda-de-peso
 http://www.ceagesp.gov.br/guia-ceagesp

Continue navegando