Buscar

Introdução à Medicina Comunitária

Prévia do material em texto

Medicina – Nova Iguaçu
Medicina comunitária ii – Professora Rosilene
Aula 01 – Revisão de promoções de saúde e a Política Nacional de Atenção Básica.
· Promoção de Saúde:
· Carta de Ottawa: Documento apresentado na Primeira Conferência Nacional de Saúde, e é uma Carta de Intenções que visa ajudar a organizar as políticas de saúde em todos os países de forma equânime e universal. A Carta de Ottawa defende a promoção da saúde como fator fundamental de melhoria da qualidade de vida, assim como defende a capacitação da comunidade nesse processo, salientando que tal promoção não é responsabilidade exclusiva do setor da saúde, mas é responsabilidade de todos, em direção ao bem-estar global.
· História da PS;
· Através de uma conferência de saúde se inicia a aula de hoje.
· Política Nacional de Atenção Básica:
· Consolidação do SUS e seu desenvolvimento em conjunto com as pessoas envolvidas.
· Programa de Agentes comunitários de saúde (PACS) foi criado para treinar cidadãos para identificar as doenças da comunidade e mandar para o hospital.
· Programa de Saúde da família surge alguns anos depois melhorando o PACS.
· Atenção Básica como porta de entrada para os pacientes.
· 26 de março de 2006 a Política Nacional de Atenção Básica é aprovada e deixa de ser medicina para os pobres como antigamente passando a ser medicina em geral para todos.
· 21 de outubro de 2011 é ampliada a definição da PNAB.
· 21 de setembro de 2017 ocorre a ampliação ainda maior da definição do PNAB, mas ainda não saiu do papel nos dias atuais.
· População adscrita -> população específica de uma área localizada.
· Atenção Básica é:
· É o primeiro nível da atenção do SUS.
· Tem um caráter individual e apelativo.
· Engloba ações como promoção e proteção da saúde; prevenção de agravos; diagnóstico; tratamento; reabilitação e manutenção da saúde.
· Porta de entrada para o paciente.
· Deve ser baseada na realidade local; considerar os sujeitos em sua singularidade, complexidade, integridade; orientar-se pelos princípios do SUS; orientar-se por princípios próprios como acessibilidade, vínculo, humanização, responsabilização, territorialização.
· Estratégia Saúde da Família:
· Reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais na área da saúde.

Continue navegando