Buscar

Questoes Patologia GERAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome do aluno (a): Gabriela Marques de Oliveira e Greice Kelly Ferreira Norbiato.
 Para responder as questões 1 e 2 leia o texto abaixo: 
A palavra chave na definição de patologia é resposta, quando a resposta compromete a saúde do animal há doença, como na lesão bioquímica e estrutural da célula que afeta sua capacidade funcional e pode acarretar em morte. 
Responda: 
1ª. Questão: 
Qual denominação é dada para lesão observada, após 18 horas da morte celular em microscopia óptica das características alterações da degradação enzimática do núcleo e do citoplasma da célula?
Necrose 
2ª. Questão: 
Discorra sobre as alterações bioquímicas e não sobre as estruturais da morte celular, denominada degeneração hidrópica. Enfatize: - o defeito no mecanismo da bomba de sódio potássio necessário para a manutenção da pressão osmótica; - hipóxia; - estágio de lesão celular irreversível.
Por algum motivo ocorre a hipóxia (pouco oxigênio chega a célula-pouca irrigação do tecido), a primeira alteração bioquímica e a perda da integridade da membrana o que resulta em um defeito no mecanismo da bomba de sódio potássio, necessária para a manutenção da pressão osmótica. Com o defeito na bomba o sódio permanece no interior da célula o que ocasiona a atração de água da MEC para o interior da célula (degeneração hidrópica )
Ler o texto abaixo e respondam a questão 3, 4, 5 e 6. 
Assinale V para as questões verdadeiras e F para as falsas. Sublinhe a(s) palavra(s) que impeça (am) os itens da questão de ser considerado verdadeiro, JUSTIFICANDO-OS, pois do contrário será considerado errado. 
3ª. Questão: 
( V ) nas alterações microscópicas estruturas de lesão celular, a picnose, o núcleo apresenta menor tamanho, mais arredondado e quando corado com Hematoxilina-Eosina (HE) apresenta cor azul escuro ou negro, fato constatado pela desnudação enzimática de suas nucleoproteínas, que o deixa mais ácido e por isto maior atração de hematoxilina. 
4ª. Questão: 
( V ) nas alterações microscópicas estruturas de lesão celular, cariorrexe, o núcleo apresenta fragmentação da cromatina em pequenos grânulos basófilos, por ocorrer a ruptura da membrana nuclear, podendo estar na posição original ou espalhar pelo citoplasma. 
5ª. Questão:
( V ) nas alterações microscópicas estruturas de lesão celular, ocorrem mudanças no citoplasma. As organelas e citoplasma se deslocam para os espaços anteriormente ocupados pelo glicogênio e apresentam o aspecto homogêneo e não vacuolado. 
6ª. Questão: 
( V ) a degeneração é uma lesões celulares reversíveis decorrentes de alterações bioquímicas que resultam em acúmulos de substâncias no interior da células, como ocorre no acúmulo de triglicerídeos no citoplasma das células, caracterizada microscopicamente pela presença de vacúolos que distendem o citoplasma e deslocam o núcleo para periferia, esta degeneração é denominada lipidose
7ª. Questão: 
Diferencie necrose de autólise post mortem. 
Necrose: A célula morre enquanto o animal ainda está vivo.
Autólise post mortem: Processo enzimático ocorre após o rigor mortem (após a morte do anima) – célula morre após o animal morre.
8ª. Questão: 
Qual a forma de necrose é caracterizada pela desnaturação das proteínas celulares e de enzimas hidrolítica? 
Necrose coagulativa
9ª. Questão: 
Descreva o aspecto microscópico, macroscópico e a causa da necrose caseosa. 
Aspecto microscópico: As células têm o desaparecimento da membrana e perdendo totalmente seus contornos e detalhamentos estruturais formando massa granular
Aspecto macroscópico: Aspecto de massa de queijo, cor branca.
Causa: característica da tuberculose.
Atenção: ler o enunciado e responda as questões 10, 11 e 12 
Calcificação patológica consiste na deposição de sais de cálcio em qualquer tecido, exceto os dentes e ossos. A calcificação patológica pode ser dividida em calcificação distrófica, calcificação metastática e calcinose. Para elaboração das questões considerar apenas as duas primeiras patologias. 
10ª. Questão: 
Qual dos processos, supracitado, está envolvido na morte do Cysticercus bovis? Explique com detalhes a patogenia envolvida. 
Calcificação distrófica, defesa do organismo, Quando a larva incitada de Cysticercus bovis que pode está localizada em diversos tecidos, vem a morre o organismo faz a deposição de sais de cálcio nesse tecido lesado.
11ª. Questão: 
Explique a relação entre da insuficiência renal e calcificação metastática.
Na insuficiência renal crônica tem se a redução na excreção de fosfato isso ocorre, pois as células do rim estão lesionadas e não consegue fazer essa excreção do fosfato assim aumentando os níveis séricos de fosfato inorgânico na corrente sanguínea, o que causa uma lesão nas células da paratireóide levando a um quadro de paratireoidismo conseqüentemente a um aumento do paratormônio que é responsável pela regulação da liberação de cálcio sendo assim levara a um aumento na liberação de cálcio na corrente sanguínea o que esta relacionado diretamente com a calcificação metastática.
12ª. Questão: 
Porque o excesso da vitamina D nas dietas pode causar calcificação patologia nos animais domésticos? 
A vitamina D esta diretamente ligada ao metabolismo do cálcio, no rim a vitamina D e convertida em calcitriol, à enzima que faz essa conversão é ativada pelo paratormônio que é produzido na paratireóide. O calcitriol estimula a absorção intestinal de cálcio e fosfatos e, em conjunto com o paratormônio. Sendo assim o excesso de vitamina D leva uma grande absorção do cálcio no intestino o que leva seu aumento na corrente sanguínea, o que está diretamente relacionado com a calcificação metastática. 
13ª. Questão: 
Em uma necropsia de um cão residente da cidade de Vitória -ES, foi observado lesões pulmonares sugestivas de uma determinada patologia, porem não conclusivas, diante do fato foi enviado partes da lesão para elaboração do histopatológico. 
Forneça o diagnóstico do histopatológico abaixo:
Pelas características observadas na lamina e pelo histórico do animal, pode se constatar uma antracose. São vistos na lamina macrófagos pulmonares que fagocitaram partículas. Cão vive em um grande centro urbano.
14ª. Questão: 
Qual a relação entre destruição das hemácias, por parasitos, com alteração patológica classificada como pigmentos endógenos? 
Com o grande numero de hemácias destruídas por parasito pode causar sérios problemas na saúde do animal, como a anemia hemolítica, uma doença caracterizada pela destruição precoce de hemácias. Essa destruição de hemácia também ocasiona um aumento da bilirrubina, pela liberação excessiva de grupo heme conseqüentemente a bilirrubina o que leva a quadro de Icterícia.
15ª. Questão: 
Caracterize morfologicamente as células necróticas observadas. 
Atenção: em A = tecido saudável em B= tecido em degeneração ou necrosado. 
A
B

Continue navegando

Outros materiais