Buscar

RELATÓRIO DE LANÇAMENTOS HORIZONTAIS E COLISÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Instituição: Universidade Salvador – UNIFACS. 
Disciplina: Laboratório de Física.
Componentes: Dandara de Almeida Oliveira – 030201059; Eduardo Matos Brito – 300151100; João Luiz de Almeida e Silva – 031181006; Victor Hugo Gomes Dos Santos - 271200001.
LANÇAMENTOS HORIZONTAIS E COLISÕES
Seguindo o que foi solicitado no roteiro e respondendo as perguntas que foram disponíveis no mesmo. Iniciamos o experimento posicionando uma folha de papel ofício sobre o lançador, para marcar a folha utilizamos o prumo de centro, indicando a projeção do final da rampa sobre o papel. Colocamos a folha de papel carbono sobre a folha de papel ofício. Foram disponibilizadas para a realização do experimento duas esferas metálicas de massas diferentes. 
Após isso, posicionamos a esfera 2 na altura de 100mm do lançador e aguardamos a conclusão do lançamento. Repetimos esse processo 5 vezes na altura indicada. Usamos o compasso para fazer uma circunferência ao redor das marcações que foram feitas após o lançamento da esfera de maior massa, logo em seguida marcamos o centro da circunferência. A régua disponível, foi utilizada para medir a distância entre o final da rampa e o centro da circunferência. E o valor dessa medição foi de 26,1cm. Para encontrar a velocidade na horizontal, usamos a fórmula e o valor encontrado foi de 1,04 m/s, como não tínhamos o tempo, usamos com a altura de 30cm entre o lançador e o solo, e encontramos . Para realizar a segunda parte do experimento, achamos as massas das esferas (esfera 1= 24,1g e esfera 2= 24,3g), fizemos o mesmo processo com as folhas de papel ofício e papel carbono, posicionamos a E1 na altura de 0mm e a E2 na altura de 100mm, aguardamos os resultados e repetimos cinco vezes, com o total de cinco colisões entre as esferas. Após isso, repetimos o mesmo procedimento de marcações.
Avaliamos todos os resultados encontrados nas duas partes do experimento para podermos responder as perguntas que estão no roteiro dessa prática na ordem em que elas foram disponibilizadas. O valor médio do alcance horizontal encontrado para os lançamentos realizados foi de 0,26m/s² usando a fórmula de alcance horizontal , onde esses valores foram encontrados e citados anteriormente. Quando a esfera metálica perde o contato com a rampa, ela adquire uma velocidade de 2,42m/s que usufruímos a equação, , para acharmos a resposta. Tendo como embasamento as marcações feitas pelas esferas na parte II do experimento, concluímos que a esfera 2 produziu a circunferência menor e a esfera 1, a circunferência maior. No ensaio de colisão, a esfera 1 obteve o alcance de 0,028m/s². Já segunda esfera, teve um resultado superior, de 0,249m/s². Ambos os cálculos foram realizados com a fórmula , usando a velocidade final de cada esfera. Utilizando a fórmula , as velocidades encontradas foram, respectivamente, de 0,112m/s e 0,996m/s. Que são os valores de cada esfera metálica após a colisão.

Continue navegando

Outros materiais