Buscar

slide-pagina (1)

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
GUSTAVO SILVA OLIVEIRA 
UNIDADE 04
Unidade 4 | Introdução
O fluxo contínuo da função de compras e o gerenciamento e controle dos estoques, com ganhos de lucros e atenuação de custos só é possível se houver uma direta negociação entre fornecedores e compradores, compreendendo todos os pontos limitantes de ambas as partes.
Unidade 4 | Objetivos
Compreender os procedimentos de avaliação de desempenho e as vantagens e desvantagens de cada forma de avaliação; 
Identificar os elementos básicos dos sistemas e os índices de controle de estoques;
Analisar as principais funções das compras para o correto gerenciamento de materiais, tempo e coleta de preços; 
Aprender as principais premissas e características das negociações.
Identificação de não conformidades nas organizações. 
Para a identificação e diagnóstico da real situação da empresa, os avaliadores devem considerar o andamento das atividades durante um período de tempo representativo que exponha as variáveis de maneira correta. 
As informações refletem na oportunidade de os colaboradores avaliados melhorarem seus desempenhos e corroborando para um desenvolvimento vantajoso no ambiente empresarial.
Avaliação de desempenho
Avaliação de desempenho
Avaliação de desempenho 
Financeira
Setores
Administração 
A avaliação de desempenho sob uma ótica financeira apresenta vantagens em ter uma aplicação mais simples em empresas mais organizadas no sentido contábil, e clareza na apresentação dos resultados. Dentre os pontos mais difíceis para avalição é em relação ao tempo despendido. 
Quanto melhor a capacidade organizacional no cumprimento dos compromissos financeiros no curto e longo prazo, melhores serão o desempenho e os índices de alavancagem financeira.
Financeira 
Setores
Envolvidos todos os colaboradores, estimulando o surgimento de novas ideias e instruções, pois a função é verificar a performance do colaborador em suas atividades, buscando contextualizar seus afazeres com os objetivos da organização
Administração
Diagnósticos voltados aos departamentos de controle, avaliação, planejamento e principalmente do setor de liderança. 
Gestão de estoques
Evitar o excesso ou a insuficiência de abastecimento ou perdas de insumos e produtos necessários para os processos produtivos. 
Controle destes estoques, para que os gestores consigam atender os padrões e objetivos.
Evitar manter estoques de itens inacabados;
Padronizar os equipamentos;
Aferir constantemente estoque mínimo;
Cuidados básicos com os locais de armazenagem;
Buscar se flexível a nível empresarial.
Gestão de estoques 
Informações necessárias
Recebimentos
Inspeções
Conferências
Pagamentos
Registros 
Saídas 
Recebimentos: apresentam funções de desembalar os produtos recebidos e análise dos volumes; 
Inspeções: verificação completa dos recebimentos de itens que serão utilizados nas atividades;
conferências e pagamentos: referem-se as questões de faturas e notas fiscais dos fornecedores;
Registros: relacionados as tarefas de inventário e medidas para manter as entregas de acordo com as necessidades;
Saídas: controle das saídas de materiais e devoluções de itens para os locais de armazenagem. 
Para manter constante o fluxo de informações e padronizações é necessário seguir alguns pré-requisitos para um melhor diagnóstico:
Itens sem giro: este tipo de diagnóstico corrobora com a ascensão da capacidade de estocagem, pois analisa itens arcaicos. Quando bem definidas as políticas neste sentido, menos oneração para organização, pois é verificado pelos responsáveis pela gestão dos materiais. 
Rotatividade: refere-se ao fluxo entre as entradas, saídas e velocidade de vendas dos estoques para com produtos finalizados ou consumo de insumos. 
Gestão de estoques
Gráficos: considerada uma das maneiras mais claras e eficientes, colaborando com a compreensão mais acurada por parte dos gestores. 
Custo total do estoque: Fator de suma importância para o controle da empresa, pois permite o conhecimento da quantidade investida que a organização possui e o quanto oneroso é a manutenção deste estoque. 
Custo total do estoque: Fator de suma importância para o controle da empresa, pois permite o conhecimento da quantidade investida que a organização possui e o quanto oneroso é a manutenção deste estoque. 
Gestão de estoques
Compras
Atividade de compra, mas dentro de uma empresa. Nesta definição tem-se um foco mais operacional, de pesquisas de bens e serviços para suprir os processos produtivos.
Os setores responsáveis pelas compras devem ter em mente sempre definidos os seus objetivos, que em suma são:
Menores preços e quantidade e qualidade razoável;
Mínimo de investimentos dentro do razoável;
Negociações justas e corretas.
Fluxo contínuo de materiais;
Compras
Divisão do gerenciamento de compras. 
Gestão de Compras 
Pedido de compras 
Valor de compras
Fornecedores
Preços 
Preços: Considerado na realidade empresarial como a parte inicial dos procedimentos de compras, pois boas negociações e boas aquisições só ocorrem após uma boa coleta de preços;
Fornecedores: deve conciliar, prazos, formas de pagamentos e preços acessíveis. Atualmente adota-se dois índices para conferência de fornecedores (índice de qualidade e eficiência); 
Valor de compras: serve como suporte para o gerenciamento de compras, pois realiza o acompanhamento de valores em períodos de tempo, podendo ser eles mensais, semestrais ou anuais. 
Pedido de compras: confere ao gerenciamento de compras o controle e a quantidade de solicitações de compras que entraram no departamento, as compras que se encontram em percurso e o tempo de compra.
Ciclo de compras: O ciclo de compras acompanha toda a estrutura do gerenciamento de compras, com ressalva do “recebimento de material”, todas as outras fases do ciclo de compras são de responsabilidade do departamento de compras. 
Compras
Compras 
Ciclo de compras.
Requisições
Cadastro de fornecedores
Preços
Seleção de fornecedores 
Pedido
Recebimento de material
Pagamento 
A área de compras deve interagir com todos os outros setores, recebendo e analisando as informações, e suprindo com as mesmas outros setores dentro da empresa. 
Compras 
Negociações
Diretamente relacionadas a função de compras, e que estas fazem parte de um procedimento de planejamento que corrobora com o atendimento de acordos e compromissos. 
Fatores fundamentais a serem negociados entre empresa e fornecedores:
Preços;
Prazos;
Condições de pagamentos;
Questões pós-vendas;
Transporte;
Garantias;
Custo diversos;
Alterações nos volumes
As negociações podem ocorrer de maneira isolada ou mútua;
A negociação é o único instrumento para alternativas de preços entre as partes interessadas. 
As questões de cronograma para entregas, devem ter um atendimento especial visto que o não atendimento deste fator pode acarretar em problemas no processo produtivo inteiro. 
Os gestores devem estar atentos para ilusões referentes a possibilidades propostas pelos fornecedores. Cabe lembrar que no outro lado da moeda os fornecedores também estão interessados em obter seus lucros crescentes. 
A parceria comprador e negociador em alguns casos vai além da compra e a entrega de produtos e ou serviços;
Contato fornecedor e comprador 
A negociação inicia com o primeiro contato dos compradores para com os fornecedores em potenciais, nos procedimentos de cotação de preços. 
Negociações
Contato fornecedor e comprador 
A negociação inicia com o primeiro contato dos compradores para com os fornecedores em potenciais, nos procedimentos de cotação de preços. 
Negociações
Negociações
O poder de barganha do comprador para com o fornecedor está ligado as questões, de:
Disponibilidade de tempo para realizar negociações: os prazos entre os primeiros contatos e o fechamento contratual tornam-se reduzidas para os compradores, corroborando para uma ascensão no poder de barganha do fornecedor;
Interesse do fornecedor pelo contrato: deve-se observar a periodicidadede contato pelos fornecedores e as atuais condições de mercado. 
Convicção em atingir o contrato: nestas condições os fornecedores tem convicção de que seus preços são acessíveis em relação aos seus concorrentes, ou até mesmo por questões técnicas. 
Poder de barganha do comprador
Eficiência: o comprador deve ter total entendimento sobre o produto que está sendo negociado e inclusive conhecer detalhadamente as propostas dos fornecedores.
Diagnóstico de preços e custos: fundamental para que ocorra propostas razoáveis por parte do comprador;
Número de fornecedores: um dos principais pontos que favorecem os compradores. Pois a competitividade encontrada no mercado configura em boas oportunidades de compra. 
Número de fornecedores: um dos principais pontos que favorecem os compradores. Pois a competitividade encontrada no mercado configura em boas oportunidades de compra. 
Negociações
Resumindo
Verificamos a importância da avaliação de desempenho na identificação de não conformidades no ambiente empresarial e as principais maneira de avaliação (financeira, setorizada e administrativa). 
Em seguida, recapitulamos algumas questões vistas em outras unidades letivas e abordamos sobre as informações básicas para o controle de estoques. 
Em relação as funções de compras abordamos cada divisão do gerenciamento (pedidos, preços, valor de compras e fornecedores), além do ciclo com todas as operações de compras. 
E por fim, verificamos como se configura as negociações nos dias atuais, e os principais apontamentos envolvidos na relação entre fornecedores e compradores
Obrigado!

Continue navegando